Suplementos são mesmo necessários?

Muitas pessoas que começam a fazer exercícios físicos, estão em processo de emagrecimento ou lutando para ganhar massa muscular, optam e introduzem em sua rotina os suplementos alimentares para que seus resultados sejam obtidos mais rapidamente.

Os suplementos alimentares são uma complementação da nossa alimentação, podendo ser compostos de aminoácidos, vitaminas e minerais. Dessa forma, o mercado está repleto de suplementos e produtos que prometam aumentar a massa muscular e ajudar a emagrecer.

Mas a pergunta é, será que os suplementos são mesmo necessários? Será que eles realmente aceleram os resultados que desejamos? A verdade é a seguinte, quando falamos sobre saúde, ganho de massa muscular e emagrecimento, os suplementos não são tão essenciais assim, pois de forma geral nós conseguimos obter os mesmos resultados através da alimentação.

Os suplementos podem ser realmente necessários para indivíduos que apresentam necessidades especificas em fases de sua vida, como na infância que os nutrientes como zinco, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, carboidratos e as proteínas fazem um papel muito importante para o crescimento.

Na adolescência é necessário muito ferro, vitamina C, cálcio, vitamina A, complexo de vitamina B, iodo, selênio e na fase adulta, os nutrientes importantes são a vitamina D, zinco, selênio e os carboidratos.

Suplementos mais utilizados

  • Creatina

A creatina é muito indicada e utilizada para a hipertrofia e para o ganho de força, auxiliando na produção ATP que nada mais é que a fonte de energia utilizada pelos nossos músculos em exercícios de alta intensidade, como é o caso do crossfit, musculação, corrida e natação.

A creatina não aumenta seus músculos, ela te ajuda no desempenho de seus treinos, favorecendo os seus ganhos.

Suplementos são mesmo necessários

  • Whey Protein

Este suplemento se trata de uma proteína que é extraída do soro do leite, sendo uma fonte muito fácil de conseguir. Consumir esse suplemento substitui por exemplo um lanche de pão com ovo. O whey protein ajuda a facilitar a ingestão de proteína adequada para a hipertrofia.

 

  • Cafeína

A cafeína é um suplemento muito utilizado por pessoas que praticam exercícios de longa duração, como é o caso de quem pratica maratonas, triatlo e ciclismo, pois a cafeína utiliza a gordura como uma forma de economizar o glicogênio do nosso organismo e auxilia que o atleta não fique sem energia durante a atividade.

Suplementos são mesmo necessários

Conclusão

Utilizar suplementos alimentares não é proibido e não te trará um corpo dos sonhos, porém ele pode ajudar muito no seu desempenho durante as atividades, como é o caso da creatina ou como no caso do whey protein que pode ser um substituto de alimentos que são fontes de proteínas.

Antes de iniciar a sua rotina com os suplementos alimentares é muito importante você conhecer o seu corpo, aprender aceita-lo, criar novos hábitos alimentares saudáveis, pois o suplemento não vai milagres sozinho.

Além disso é muito importante que você passe por um nutricionista ou profissional para que ele avalia o seu caso e faça a orientação correta do suplemento certo e dosagem para o seu organismo

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