voltar
Off-Road

Rally Jalapão: Pilotos da Território Motorsport aprovam o desafio do 1º dia


28 Ago 2020 news

Areia, terra batida, curvas, saltos, mata-burros, alguns trechos escondidos e contornando matas e plantações de algodão esse foi o cenário da abertura (27/8) do Rally Jalapão que teve um total de 447 quilômetros, sendo 300 de Especiais (trechos cronometrados) divididos em duas voltas. A prova que vale por três etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country termina no domingo, 29, na região Oeste  da Bahia. Os quatro UTVs, preparados pela Território Motorsport, driblaram as adversidades e completam o primeiro dos três dias de disputa, que termina no sábado, 29.

Em um dia de prova rápida que permitiu uma pilotagem mais arrojada, mas teve também alguns imprevistos como com a dupla Edu Piano/Fausto Dallape #105 que terminou na 2ª posição da UTV Over Pro (UOV), com 3h44m10s. “Na primeira Especial tive uma correia estourada e, na segunda, tive de tirar o pé porque o CVT não estava muito bom e não quis arriscar, mas completamos e o bom é que teremos mais dois dias para  andar e também testar as alterações que desenvolvemos para nossos UTVs”, relata o multicampeão dos ralis Edu Piano (Tatuí/SP).

382392_944812_141_01_donicastilho_1874_web_

“Foi uma prova bem legal e estávamos nos divertindo até que no Km 60 estourou o coletor mas completamos. Já na segunda volta estouraram duas correias e perdemos cerca de 10 minutos, mas terminamos o dia, que era nosso foco. A expectativa é boa e amanhã vamos acelerar”, afirma Rodrigo Luppi #106 que conta com a navegação de Maykel Justo. A dupla fechou em sexto na Elite (UT1).

Já a dupla goiana Lélio Júnior/Weberth Moreira #118, não teve problemas, mas optou por fazer uma prova mais regular dentro de seu ritmo de prova. “Estava quase nove meses sem competir, então mesmo a prova sendo rápida não acelerei tudo o que podia. Somente o intervalo de quase 3 horas entre uma volta e outra quebrou um pouco o ritmo. Mas amanhã teremos a maior Especial da prova que nos favorece”, explica o piloto Lélio Júnior.

Aos 16 anos, o jovem de Vinhedo/SP, Bruno Conti, está em sua segunda participação no Rally Jalapão e, desta vez, conta com a navegação de Filipe Bianchini. A dupla do UTV #155 se deu bem e finalizou o dia em 2º na UTE com 3h42m06s. Conti é filho de Rodrigo Luppi e pertence a nova geração de pilotos da equipe. Em 2019, no ano de estreia, já foi vice-campeão brasileiro de Rally Baja, na categoria UTV Start.

Nesta sexta-feira, o percurso terá de 424 quilômetros, sendo 255 de uma única Especial. O 6º Rally Jalapão termina no sábado, 29, quando completar os 1.200 quilômetros de roteiro, dos quais aproximadamente 700 de trechos cronometrados. Este ano, devido a pandemia, todo o percurso será realizado em fazendas particulares no interior da Bahia e com parque de apoio isolado, sem a presença do público. Dos 115 veículos inscritos na prova, 52 são da categorias UTVs. Participam ainda carros, motos e quadriciclos. Mais informações www.rallyjalapao.com.br e resultados completos por categoria http://www.chronosat.com.br/2020/cc/jalapao20/

Sobre a equipe – Com 21 anos, a Território Motorsport com sede em Tatuí (SP) é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV  Super Production). Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Programação 6º Rally Jalapão – 27, 28, 29/8
 
Sexta-feira (28/8) – 2º dia

6h – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing
Deslocamento inicial – 87 km
Trecho especial (cronometrado) – 255 km
Deslocamento final – 82 km
Total do dia – 424 km
 
Sábado (29/8) – 3º dia
6h – Largada 1ª moto no parque de apoio
17h – Premiação 
Deslocamento inicial – 82 km
Trecho especial (cronometrado) – 163 km
Deslocamento final – 88 km
Total do dia – 333 km
 
Total do percurso – 1.231 km
Total dos trechos cronometrados – 718 km

 
A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.