Muitas pessoas que buscam o corpo perfeito e dentro do padrão que é vendido principalmente na internet, muitos frequentadores de academia investem numa forma que seja mais rápida para que seus músculos apareçam, nesse caso, eles investem no anabolizantes.
Com o uso deste, os músculos crescem de forma rápida e depressa, porém o uso de anabolizante sem acompanhamento médico pode trazer problemas e prejuízos para a sua saúde.
O que são os anabolizantes?
Os anabolizantes ou esteroides anabólicos androgênicos, é uma substancias que é derivada da testosterona, essas substancias são indicadas por médicos para tratar doenças como o câncer de ama ou de hipogonadismo, que é a doença que atinge os testículos fazendo com que o homem não produz ou produz pouco o hormônio sexual.
Esses anabolizantes fazem com que a produção de novas fibras musculares se forme, o que garante a ganho de massa muscular, por isso é muito famoso e usado por praticantes de academias e de atividades físicas, eles utilizam com o objetivo de ganhar massa muscular rapidamente e para fins estéticos.
Porém, utilizar esses anabolizantes de forma incorreta e indevida por trazer muitos riscos e consequências para sua saúde, como por exemplo alterações cardíacas e doenças crônicas, por isso é recomendado o uso com acompanhamento médico.
Para quem o anabolizante é indicado?
Com indicação médica, os anabolizantes são indicados na quantidade correta, pois seu uso indevido e sem acompanhamento e indicação pode trazer altos e sérios riscos para a sua saúde.
Ele é muito indicado para tratar homens que estão passando por problemas como o hipogonadismo, com o objetivo de aumentar a sua produção de testosterona. Ele também é utilizado para pacientes em tratamento de micro pênis neonatal, tratamento de osteoporose, puberdade e crescimentos tardio, pois ele causa o estimulo na produção dos osteoblastos, que são as responsáveis por formar o tecido ósseo.
Anabolizantes mais utilizados
Esses anabolizantes são exatamente e quimicamente idênticos ao hormônio testosterona, que causa o estimulo nos desenvolvimentos dos músculos e ossos, no crescimento dos pelos e na produção dos glóbulos vermelhos. Alguns exemplos destes anabolizantes são:
Deca-Durabolin: este anaboliznate possui na sua composição decanato de nandrolona, ele é indicação na reconstrução dos tecidos fracos e para aumentar também a massa magra e aumentar a massa óssea, ajudando nas doenças como a osteoporose.
Fora isso, ele também é indicado para estimular a formação dos glóbulos vermelhos sendo utilizado para o tratamento de anemias.
Durateston: Esse anabolizantes possui substancias ativas em sua composição que se transformam no organismo em testosterona. Ele é indicado para repor a testosterona nos homens que estão em vários tratamentos de saúde relaciono a falta desse hormônio.
Androxon: Esse anabolizante tem em sua composição o undecilenato de testosterona, que é muito indicado para tratar o hipogonadismo nos homens, que é uma doença que afeta os testículos e o fazem não produzir em quantidade suficientes os hormônios sexuais.
Todos esses anabolizantes podem ser encontrados e comprados em farmácias em forma de comprimido, injeções intramusculares ou em cápsulas. É necessário ter indicação médica.
Uso de anabolizantes e seus efeitos colaterais
Usar o anabolizante de forma indevida por te acarretar muitos riscos a saúde, ainda mais quando é utilizado sem prescrição médica. Os principais efeitos colaterais que o uso incorreto do anabolizante pode trazer são:
- Surgimento de comportamento hostis, violentos e antissociais.
- Aparecimentos de doenças psicológicas como ansiedade e depressão.
- Mudanças repentinas de humor
- Euforia no início da utilização
- Aumento de chance de câncer na próstata.
- Aumento de chance de doença coronariana.
- Alterações cardíacas.
- Calvície precoce.
- Diminuição do desejo sexual e impotência.
- Retenção de líquido.
- Elevação na pressão arterial.
- Aparecimento de mamas.
- Redução dos testículos.
- Diminuição de espermatozoides.
- Distúrbios da função do fígado.
- Tumor no fígado.
- Paranoia e alucinações.
- Explosões de ira e psicoses.
- Coágulos de sangue.
- Alto risco de adquirir doenças transmissíveis.
Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais que o uso do anabolizante pode trazer para sua saúde mental e física, por isso é tão falado que deve ser utilizado com acompanhamento médico.
O uso de anabolizante em mulher podem gerar também alguns efeitos colaterais como:
- Engrossamento da voz
- Surgimentos de pelos fora do normal
- Aumento do tamanho do clitóris
- Irregularidade e interrupções na menstruação
- Diminuição dos seios
- Aumento do apetite
O uso do anabolizantes em adolescentes, fora os já citados acima, pode acorrer também:
- Comprometimento do crescimento
- Maturação óssea acelerada.
- Aumento da frequência de duração das ereções.
- Desenvolvimento sexual precoce.
- Hipervirilização.
- Crescimento do falo, mega falia ou hipogonadismo.
- Aumento dos pelos púbicos e de todo o corpo.
- Ligeiro crescimento da barba.
O uso indevido e incorreto de injeções de anabolizantes pode ler o risco de infecções como o vírus da hepatite e do HIV, no caso de agulhas compartilhadas.
O uso de anabolizantes que não são prescritos por médicos e comprados em lugares não confiáveis podem não ser estéreis e muitas vezes nem contém os esteroides em seus frascos.
Muitos atelhas e frequentadores de academias procuram utilizam os anabolizantes para ganhar massa muscular rapidamente, para melhorar a performance física e melhorar a aparência, porém usar o anabolizante para fim estético é proibido e traz muitos riscos para a sua saúde.
Quando o anabolizante entra em contato com as células do nosso tecido muscular, elas aumentam de tamanho, aumentado os músculos do corpo., por isso são tão utilizadas e vem se tornando cada dia mais como um hábito comum.
Já sabemos como o uso do anabolizante funciona no corpo e como ele pode trazer risco para a saúde física e mental se não utilizado da forma correta e com o acompanhamento médico.
Procure se informar antes de utilizar qualquer coisa em seu corpo que possa te afetar, o anabolizante causa inúmeros efeitos colaterais que podem causar até a morte. O uso destes para fins de tratamento de doenças são utilizados em doses mínimas para que não ocorrer problemas, o uso dessas substancias para fins estéticos são usados em altas e perigosas doses para sua saúde e organismo.