Melhore o posicionamento do seu site com links internos

A literatura sobre técnicas de posicionamento orgânico destaca a importância de backlinks externos para nosso site. Menos frequentes são os textos que se referem ao valor dos links ou links internos. Ou seja, aqueles que convidam os usuários a visitar outras páginas do mesmo site. Por que eles são relevantes para melhorar o posicionamento no Google?

Já referi em outros artigos o intenso trabalho de marketing necessário para conseguir um bom posicionamento web do nosso site. E eu mencionei que não é tão simples quanto dizer ao web designer que você quer um site que “apareça no topo do Google”. Links internos e externos são um aspecto importante a considerar e que qualquer consultoria seo irá dar uma grande ênfase.

Há muito tempo, os especialistas em marketing online sabem que uma das técnicas mais lucrativas e de melhor resultado é fazer com que outros sites e blogs incluam links para os nossos. Chamamos isso de links externos .

Os benefícios desta técnica levaram muitos a abusar dela, recorrendo a sites dedicados à troca de links, ou negociando diretamente as trocas entre sites. Isso forçou o Google a aperfeiçoar seus algoritmos, para que aprendesse a reconhecer a qualidade dos links externos. Ou seja, que sejam relevantes e, sobretudo, que venham de sites que também gozam de prestígio e reconhecimento pelos usuários.

Melhore o posicionamento do seu site com links internos

 

E os links ou links internos do site?

Um aspecto menos conhecido do posicionamento na web é o dos links ou links internos dos sites. A maioria dos web designers e webmasters consideram que basta que cada página do site tenha um link para ela. Com isso, eles pensam que, com alguma lógica, o Google já consegue rastrear e indexar uma página. Normalmente, então, um menu de navegação que inclua todas as páginas seria suficiente.

A verdade é que o Google também presta atenção ao número de links ou links internos que são direcionados para cada uma das páginas de um site. Essa informação ajuda você, por um lado, a determinar a importância específica de cada página do site. Quanto mais links internos forem direcionados para uma página específica, o Google entende que o conteúdo mais importante e relevante do site está ali.

E, por outro lado, esses links ou links internos permitem que o Google decifre e entenda a estrutura do site. Mas não se trata de encher o site de links tentando convencer o Google de que todas as páginas são extremamente importantes. Para explicar em termos simples, o Google “conta” todos os links internos de um site e, em seguida, determina a importância relativa de cada um deles.

Não seria inteligente, então, fazermos o Google acreditar que todas as páginas do nosso site são igualmente importantes, quando certamente não são. A estratégia inteligente é usar links internos, justamente, para informar ao Google quais são, para nós – para o nosso negócio – as páginas, conteúdos e tópicos mais relevantes.

Melhore o posicionamento do seu site com links internos

 

Links internos para visitantes do site

Mas os links ou links internos não são importantes apenas para informar o Google. Eles também têm valor estratégico para os visitantes do nosso site . Um bom menu de navegação é importante, é claro. Mas também é uma grande vantagem para os visitantes do site que os ajudemos a reconhecer o conteúdo mais valioso que temos a oferecer.

E, sobretudo, que os guiemos através de um “tour”, ou que os indiquemos “no contexto” de outros conteúdos complementares ao que estão a ver num dado momento. Ou seja, quando estiver lendo um artigo ou a descrição de um produto ou serviço, um link ou link interno, colocado no lugar certo, pode informar ao usuário que temos algum outro conteúdo sobre o mesmo tema que ele pode achar útil. .

Para entender melhor: o menu de navegação é uma espécie de “Índice”, mas os links internos proporcionam maior eficácia, justamente por estarem localizados “no contexto”, no local mais apropriado para que os usuários os vejam no momento. .

Um benefício adicional é que esses links internos, colocados no lugar certo, ao guiar os usuários pelos conteúdos do nosso site, farão com que eles passem mais tempo navegando em nosso site. E essa é outra informação que o Google valoriza para ranquear sites. Efetivamente, o Google mede o tempo que os visitantes passam no site . Quanto mais alto, o Google entende que os usuários valorizam nosso site e que o conteúdo que publicamos é relevante e valioso. Isso melhora o posicionamento do site na web .

Como você pode ver, trabalhar para links externos , de outros sites ou blogs, é valioso. Mas também há muito que você pode fazer de forma independente, sem a necessidade de “negociar” com ninguém, para melhorar o posicionamento web do seu site ou blog. Você pode fazer isso adicionando links ou links internos de forma inteligente , que ajudam seus usuários e informam o Google sobre a estrutura do site e a importância relativa do conteúdo.

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