F1: Bottas surpreende e vence prova da Austrália na abertura da temporada
Por: Asscom
| Fotos: Divulgação / Getty Images / Red Bull Content Pool


Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio da Austrália, tornando-se no primeiro líder do Campeonato de Pilotos de 2019 na Fórmula 1. Depois de ter dominado a qualificação no sábado, esperava-se que a Mercedes pudesse concretizar o seu potencial com uma vitória, mas ao arrancar da pole-position, a aposta era que seria Lewis Hamilton a começar a defesa do seu título no degrau mais alto do pódio.
No entanto, o finlandês tinha ideias diferentes e, com uma boa largada, passou seu companheiro de time logo na largada, liderando a corrida de Melbourne desde os primeiros momentos.
A partir de então, Bottas dominou completamente a corrida sem que Hamilton lhe conseguisse passar. O finlandês construiu uma vantagem confortável e, com uma boa gestão de pneus, parou nos boxes apenas na vigésima segunda volta, dez depois de Sebastian Vettel e nove após o seu colega de equipe.
Hamilton não teve uma corrida fácil, não conseguindo acompanhar o ritmo de Bottas, mas na primeira parte da prova não teve dificuldades em manter Vettel a uma distância respeitável. Contudo, quando Verstappen passou o piloto da Ferrari, estavam cumpridas trinta e uma voltas, passou a ser uma ameaça ao segundo posto do piloto da Mercedes.
Hamilton, porém, conseguiu segurar o ímpeto do holandês da Red Bull, que não evitou uma ligeira saída de pista na Curva 1, quando perseguia o Campeão do Mundo. Verstappen bateu os dois pilotos da Ferrari, que tiveram uma longa tarde em Melbourne e sem capacidade para acompanhar os três da frente.
Vettel viu suas chances reduzir-se drasticamente após a sua parada nos boxes, perdendo contato com Hamilton, para ser ultrapassado pelo holandês. No final da prova, Charles Leclerc, que esteve também abaixo do esperado e não evitou uma saída de pista na Curva 1, chegou a ameaçar o lugar do alemão, mas foi avisado pela equipe para manter a sua posição.
A Haas liderou o segundo pelotão e Kevin Magnussen conquistou o sexto lugar. Porém, tal como aconteceu no ano passado em Melbourne, a formação americana voltou a ter problemas nos boxes e Romain Grosjean abandonou com uma roda mal apertada.
Num segundo grupo tão competitivo, do sétimo até ao décimo primeiro foram apenas cinco segundos de diferença sendo muita a incerteza até à bandeirada. Nico Hulkenberg, sem andamento para Magnussen cruzou a linha de chegada no sétimo lugar seguido por Kimi Raikkonen, ao passo que o piloto da Alfa Romeo se via pressionado por Lance Stroll que tinha no seu encalço Daniil Kvyat e Pierre Gasly.
A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas com o Grande Prêmio do Bahrein.
RESULTADO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA
POS PILOTO CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 Valtteri Bottas Mercedes Mercedes –
2 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 20.886
3 Max Verstappen Red Bull Honda 22.520
4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 57.109
5 Charles Leclerc Ferrari Ferrari 58.230
6 Kevin Magnussen Haas Ferrari 1’27.156
7 Nico Hulkenberg Renault Renault 1 volta
8 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 1 volta
9 Lance Stroll Racing Point Mercedes 1 volta
10 Daniil Kvyat Toro Rosso Honda 1 volta
11 Pierre Gasly Red Bull Honda 1 volta
12 Lando Norris McLaren Renault 1 volta
13 Sergio Perez Racing Point Mercedes 1 volta
14 Alex Albon Toro Rosso Honda 1 volta
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 1 volta
16 George Russell Williams Mercedes 2 voltas
17 Robert Kubica Williams Mercedes 3 voltas
Romain Grosjean Haas Ferrari
Daniel Ricciardo Renault Renault
Carlos Sainz Jr. McLaren Renault