voltar
Rally

Evans vence o Rally da Suécia e assume liderança do Mundial de Rali


17 Fev 2020 news

Elfyn Evans liderou do início ao fim para garantir uma vitória dominante no Rally da Suécia na neste final de semana, fato que também o leva a liderar o Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC), pela primeira vez em sua carreira.

Ele se tornou o primeiro piloto britânico a vencer a única prova de inverno do WRC, depois de levar Toyota Yaris em boas condições no Wolf Power Stage de encerramento, terminando a 12,7 segundos à frente do campeão mundial Ott Tänak.

A sensação adolescente, Kalle Rovanperä deixou para trás o seis vezes campeão e companheiro de equipe, Sébastien Ogier ao conquistar o terceiro lugar. Aos 19 anos, ele se tornou o piloto mais jovem a conquistar o pódio no WRC.

O clima moderado fez com que o cronograma do rali de quatro dias, na segunda rodada da temporada, fosse encurtado devido à falta de neve e gelo. As condições não conseguiram deter Evans, que assumiu a liderança no teste de velocidade de abertura e seguiu assim até o fim.

A chuva forte que caía nas estradas geladas trouxe um risco extra para o único trecho de domingo. Com uma vantagem de 17,2 segundos da noite para o dia, Evans conseguiu medir seu ritmo e selar sua segunda vitória na carreira, e a primeira para o co-piloto Scott Martin após disputar 133 provas do WRC.

AP-234BRUJ3N2111_news (Copy)

“Foi uma corrida complicada de terminar e com a aderência mudando tanto que não me arrisquei. Senti que estava um pouco demais para me arriscar”, disse Evans, que comemorou a vitória apenas em seu segundo ano com a Toyota Gazoo Racing depois de mudar do M-Sport Ford.

“Foi um grande esforço tentar se estabelecer em uma nova equipe e esses grupo de pessoas tornaram o trabalho muito, muito fácil e nos deram tudo o que poderíamos querer fazer”, acrescentou.

O segundo lugar de Tänäk foi um bom resultado depois de um acidente em Monte Carlo, que deixou o estoniano incerto de sua condição física. “A recuperação demorou um pouco e, na primeira semana, senti um pouco de dor, então não estava realmente confiante de que estaria bem para a Suécia”, disse ele.

Tänak, pilotando um Hyundai i20, terminou 7,5 segundos à frente de Rovanperä, que avançou mais rápido para rebaixar Ogier, colega de Yaris. Depois de seguir o francês por 0,5 segundo durante a noite, ele terminou 3,4 segundos à frente.

Esapekka Lappi foi mais 8,8 segundos atrás em quinto no Ford Fiesta, o finlandês eliminando o i20 de Thierry Neuville, vencedor da primeira prova do ano. Neuville está empatado em pontos à frente do campeonato com Evans, mas o galês ocupa o primeiro lugar na contagem regressiva.

O primeiro rali de terra da temporada é o próximo. O Rally Guanajuato México está sediado em León, de 12 a 15 de março, quando a série viaja para fora da Europa pela primeira vez nesta temporada.

Resultado Rally da Suécia:

1. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris 1hr 11min 43.1sec

2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 + 12,7 segundos

3. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris + 20,2seg

4. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris + 23,6 segundos

5. E Lappi / J Ferm FIN Ford Fiesta + 32,4 segundos

6. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 + 33,8 segundos

Classificação do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2020 (depois da 2ª rodada de 13 previstas)

1. E Evans 42 pontos

2. T Neuville 42

3. S Ogier 37