Cuidados para não se lesionar

O treinamento com pesos é uma ótima maneira de melhorar sua saúde e condicionamento físico em geral.

Ele ajuda a construir músculo, queimar gordura e aumentar a densidade óssea. Entretanto, agora que mais indivíduos estão começando a levantar pesos na academia, pode haver mais riscos associados ao levantamento de peso do que no passado.

Um desses riscos é chamado de “síndrome do levantamento de peso morto”. Esta síndrome ocorre quando a coluna vertebral de alguém não tem força suficiente para suportar seu peso corporal durante o exercício de levantamento de peso.

Quando isto acontece, pode resultar em uma hérnia de disco ou lesão da medula espinhal. As oito dicas a seguir o ajudarão a se proteger durante qualquer exercício de musculaçãoEntenda os riscos de levantamento de peso morto

  1. Dobrando-se

No início de um exercício de levantamento de peso, é importante manter as costas retas e dobradas nos joelhos, não na cintura. Isto ajuda a evitar este risco potencial.

  1. Não empurrando com muita força

Quando estiver levantando, lembre-se de empurrar igualmente com suas pernas e braços ao mover seu corpo para cima e para baixo. Ao balançar um braço ou perna para trás, você também deve puxá-lo para trás com igual força, dobrando os cotovelos ou joelhos, mas somente até que se sinta confortável.

  1. Usando a forma adequada

O erro mais comum durante os exercícios de levantamento de peso é fazer o exercício de forma inadequada. Isto pode levar a lesões, como uma hérnia de disco ou lesão da medula espinhal.

Para evitar estes riscos, certifique-se de que esteja usando a forma adequada para qualquer exercício de levantamento de peso.

A forma correta inclui manter as costas retas e evitar dobras excessivas na cintura durante movimentos que envolvam levantar ou abaixar o corpo enquanto estiver na posição agachado.

  1. Treinamento de peso em dias que não sejam dias de descanso

O aumento da massa muscular significa que você precisa de mais energia para manter esses novos músculos durante as atividades diárias normais – especialmente aquelas que envolvem atividade física como corrida ou caminhada – e durante sessões de musculação em dias sem treinamento.

Se você se sentir cansado depois de fazer exercícios nesses dias – ou mesmo se estiver apenas ligeiramente cansado – tenha certeza de que descansará mais tempo antes do treinamento de resistência para evitar “exagerar” nas coisas e ficar doente por excesso de exercício.

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 Ficar de pé em uma posição vertical

Ao levantar peso, ficar de pé em uma posição vertical. Mantenha suas costas retas e sua cabeça erguida. Isto ajudará a evitar que a coluna vertebral se curve para frente ou para trás, o que pode causar mais lesões.

 Usar forma e técnica adequadas

Ao levantar peso, é importante utilizar a forma e a técnica adequadas. O musculação é um movimento complexo que envolve o uso de muitos músculos diferentes.

É possível ferir esses músculos realizando exercícios de forma incorreta. É recomendável usar sempre a forma e a técnica adequadas ao levantar peso, para que você seja capaz de minimizar o risco de lesão e, ao mesmo tempo, proporcionar a si mesmo um melhor treino.

Os erros mais comuns durante o exercício de levantamento de peso incluem:

  • Usar muito peso
  • Não usar peso suficiente
  • Elevantamento com má postura ou em uma posição incômoda
  • Elevantamento com má forma
  • Não permitir a recuperação adequada entre conjuntos

Embora estes erros possam parecer pequenas coisas, eles podem causar ferimentos graves se não forem corrigidos.

Realize toda a gama de movimentos

Ao realizar qualquer exercício de levantamento de peso, certifique-se de realizar toda a gama de movimentos.

Se você estiver levantando uma barra, por exemplo, certifique-se de levantá-la até a parte superior do peito e voltar para baixo novamente. Se você não completar este movimento, há uma boa chance de que você esteja correndo o risco de se ferir.

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 Evite pesos pesados

Quando se está levantando pesos, é importante evitar o uso de pesos pesados. Se o peso for muito pesado, pode ser difícil para a sua coluna suportar o peso.

Em vez disso, use pesos mais leves que lhe darão uma gama completa de movimentos e não colocarão tanta tensão em sua coluna vertebral.

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