Carboidratos [Saiba tudo sobre eles]

Carboidratos pra cá, carboidratos pra lá, mas você sabe exatamente o que eles são, as funções no organismo e os alimentos que o possuem? Vamos contar mais sobre ele neste texto, leia até o final.

O famoso carboidrato são biomoléculas, também conhecido por glicídios, hidratos de carbonos e açúcares, que são fundadas por hidrogênio e oxigênio e átomos de carbono. Essas biomoléculas são abundantes na natureza e a grande maioria apresenta a fórmula (CH2O)n.Carboidratos e suas funções

A principal função do carboidrato é a função energética, porém eles também possuem outras funções que vai além de garantir a energia para as células do corpo, eles também se relacionam diretamente com as funções estruturais e com a estrutura dos ácidos nucleicos.

No caso da função estrutural, citamos a quitina e a celulose, que é um componente importante da parede celular da célula vegetal. Já a quitina faz parte do exoesqueleto que estão presentes nos artrópodes.

Carboidratos
 

Carboidratos e suas classificações

Podemos classificar os carboidratos em 3 classes, são elas os monossacarídeos, dissacarídeos e os polissacarídeos.

Monossacarídeos: estes são carboidratos simples que funcionam como blocos, são formados outros carboidratos mais complexos a partir deles, como os polissacarídeos e os dissacarídeos. Eles podem ser classificados pela sua cadeia principal de carbono. Exemplos desses monossacarídeos é a glicose, galactose e a frutose.

Dissacarídeos: estes são carboidratos que são formados pela junção de dois monossacarídeos por meio das ligações glicosídicas. Os exemplos dos dissacarídeos são sacarose, maltose e a lactose.

Polissacarídeos: Esses são os carboidratos complexos que são formados por vários tipos de monossacarídeos que unidos formam as ligações glicosídicas. Os exemplos deles são glicogênio e amido celulose.

Classificando os monossacarídeos

Podemos classificar os monossacáridos de acordo com a quantidade de número de carbono que eles possuem em suas moléculas. Os mais simples são as trioses que possuem 3 carbonos em suas moléculas. Logo após temos a tetroses, com quatro, a pentose com cinco e a hexoses com seis carbonos.

Carboidratos simples e carboidratos complexos

Podemos também, classificar os carboidratos entre simples e complexos. No caso dos simples eles são facilmente absorvidos no nosso corpo, já os complexos possuem um processo de absorção mais lento. Os carboidratos simples possuem os açúcares simples, enquanto os complexos possuem em sua formação cadeias de açúcares complexas.

Balas, doces, mel e a rapadura são os exemplos que carboidratos simples. No caso dos carboidratos complexos podemos dar como exemplo as massas, feijões, lentilhas e pães.

Carboidratos

Carboidratos e seus exemplos

Vamos falar a seguir sobre os exemplos de carboidratos:

Glicose: A glicose é um carboidrato simples e um monossacarídeo comum, ela é fundamental no processo de respiração celular, onde a energia será produzida para a célula.

Amido: está e a principal substancia dos vegetais como reserva de energia, eles são formados por dois tipos dos polímeros da glicose, a amilose e a amilopectina.

Glicogênio: O glicogenio é principal fonte que encontramos na reserva de energia dos animais, formado pela junção de várias moléculas de glicose. Encontramos este glicogênio no nosso fígado e nos nossos músculos. Quando o corpo precisa de energia, ele usa o glicogênio que será utilizado nas células em glicose.

Celulose: encontramos na parece celular da célula vegetal, um carboidrato fibroso, muito resistente e também insolúvel em água. As fibras do algodão, por exemplo, possuem 100% da celulose, enquanto a madeira possui apenas 50% da celulose.

Quitina: esta é um polissacarídeo que encontramos na parede celular e em alguns fungos, encontramos também na composição do exoesqueleto de crustáceos e dos insetos.

Alimentos ricos em carboidratos

Podemos encontrar os carboidratos em todos os alimentos que possuem origem vegetal, pois as plantas o produzem em seu processo de fotossíntese e armazenam os carboidratos como sua fonte de energia. Existem os alimentos com maior número de concentração de carboidratos em comparação a outros.

Alguns dos alimentos que são ricos em carboidratos, citamos o arroz, milho, mandioca, inhame e a batata. Podemos colocar a lista também as massas, doces e os pães. Os alimentos que são derivados do leite também apresentam em sua composição os carboidratos, assim como o mel.

Carboidratos

Consumir carboidratos engorda?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem em relação aos carboidratos, pois estes estão presentes em muitos alimentos do nosso dia a dia e em nossa dieta, fornecendo muita energia para o nosso corpo. É recomendado que até 65% das calorias diárias sejam deste grupo dos alimentos, porém é necessário ficar de olho na necessidade metabólica de cada um.

Quando consumimos carboidratos em excesso, podemos colocar nossa saúde em alguns riscos como por exemplo o caso da obesidade, por isso é necessário ingerir a quantidade correta de carboidratos por dia, pois é possível engordar com ele sim.

Entretanto, não deixe de consumir os carboidratos pois ele é um nutriente muito fundamental para fornecer energia para o nosso corpo, é necessário saber dosar a quantidade correta para que ele funcione da forma certa no seu organismo.

Conclusão sobre os carboidratos:

  • Eles são formados por hidrogênio, oxigênio e por átomos de carbono, porém alguns deles apresentam também outras substancias em sua composição.
  • Os carboidratos também são conhecidos por hidratos de carbono, glicídios e açúcares.
  • Os carboidratos possuem função na formação dos ácidos nucleicos, na função estrutural e na função energética.
  • Os carboidratos são classificados em polissacarídeos, dissacarídeos ou monossacarídeos que são os carboidratos mais simples.
  • O monossacarídeo mais conhecido é a glicose
  • O amido e a celulose são importantes polissacarídeos, o amigo é uma reserva dos vegetais e a celulose é um componente presente na parede celular dos vegetais.
  • Podemos classificar os carboidratos como complexos ou simples.

Estas são as principais informações sobre os carboidratos, agora você sabe melhor o que eles são, suas classificações, suas funções e os alimentos que mais possuem o carboidrato.

Os carboidratos são uma ótima fonte de energia para nosso corpo, trazendo benefícios para a nossa saúde, porém é importante dosar a quantidade correta para que o corpo não fique sobrecarregado e acabe sofrendo com a quantidade errada e podendo acarretar por exemplo a obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.