Whey protein serve para que? [Saiba tudo sobre o suplemento] 

Quando pensamos em academia, musculação, suplementos, tudo que vem na nossa cabeça é o Whey Protein, não é mesmo?  Aquele pote de suplemento muito conhecido e que é consumido no mundo inteiro. 

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre esse famoso suplemento de grande popularidade entre os praticantes de atividades físicas, que possui um alto valor biológico e com um ótimo custo benefício. 

Mas afinal, você sabe o que é o Whey protein? Para que ele serve e seus benefícios para o corpo? Sabe quais são as diferenças entre o whey isolado, hidrolisado e concentrado? Não? Então continue lendo essa resenha que vamos te contar todos os detalhes sobre esse famoso suplemento. 

O que é Whey Protein? 

O whey protein é uma proteína do soro do leite, que é um subproduto que é obtido no processo da fabricação do queijo. Esse soro obtido do leite é muito rico em proteínas e possui uma rica cadeia de aminoácidos super completos. Além disso, contém sódio, um alto teor de lactose, carboidratos e gordura. 

Para esse soro chegar no suplemento que consumimos, é necessário passar por diversos processos de filtragem, para que todas as impurezas sejam removidas e dessa forma só manter no suplemento o alto valor biológico da proteína. 

Com esses processos, conseguimos identificar se o whey é o concentrado, o isolado ou o hidrolisado.  

Para que serve o whey protein? 

O suplemento tem alguns objetivos, o principal dele é fornecer para quem o consome uma grande quantidade de proteínas que possuem um alto valor biológico e baixo nível de gordura que possui rápida absorção. 

Essas proteínas que o suplemento possui desenvolvem muitos papeis para o nosso corpo como por exemplo a regeneração recuperação da massa muscular, regula os hormônios, produção de enzimas, atuando nos nossos neurotransmissores e vários outros benefícios. 

As proteínas eu sou formada a partir do suplemento são moléculas menores que são conhecidas como aminoácidos. O nosso corpo só produz os aminoácidos não essenciais, os que são essenciais não são produzidos pelo organismo, por isso precisamos ingeri-lo através de um suplemento para o bom funcionamento do nosso corpo. 

No suplemento encontramos os aminoácidos de cadeia ramificada conhecido também como BCAA, que possui uma alta concentração de Leucina, que é um aminoácido muito importante para o desenvolvimento da recuperação dos nossos músculos. 

Um dos principais objetivos de quem toma o whey protein é ganhar massa muscular, para ele também ajuda no emagrecimento e na estética do corpo, também para tratar algumas doenças e para o equilíbrio alimentar. 

Whey protein serve para que?

Benefícios do Whey Protein 

O suplemento não garante benéficos apenas para praticantes de esportes em geral, o produto garante diversos benefícios para quem o consome, vamos citar alguns deles a seguir: 

  • Aumento e ganho de massa muscular 
  • Redução da gordura corporal 
  • Recuperação dos tecidos lesionados 
  • Aumento da força 
  • Aumento do desempenho físico 
  • Evita a fadiga 
  • Aumento da imunidade [reduz o tempo de recuperação entre os treinos 
  • Aumento da saciedade 
  • Controle da diabetes 
  • Controle da pressão arterial 
  • Auxilia o controle do câncer 
  • Evita a sarcopenia 
  • Previne doenças hepáticas e cardíacas 
  • Melhora a asma 
  • Auxilia no pós-operatório 
  • Ajuda no tratamento do HIV 
  • Tem ação antioxidante 
  • Reduz sintomas de over training 
  • Evita o catabolismo 
  • Acelera a cicatrização de queimaduras e feridas 
  • Possui alto valor biológico 

Whey protein serve para que?

Tipos de Whey Protein 

Vamos falar sobre os tipos do suplemento 

Whey Protein Concentrado 

Esse tipo do suplemento é o mais concentrado, com um processo de filtragem bem mais leve, metendo cerca de 29% a 80% da proteína na composição. O restante dos valores da sua composição se divide entre carboidratos, gorduras e de lactose. Esse tipo possui um menor preço referente ao isolado e esse foi o primeiro whey criado e industrializado. 

Esse suplemento possui um processo simplificado, possui ótimas quantidades do BCAA e da glutamina, além disso possui frações peptídicas. Esse tipo do suplemento é muito indicado para quem quer ganhar massa muscular com dietas de redução calórica.  

Whey Protein Isolado:

Esse tipo do suplemento é muito puro, porque passa por uma filtragem com mais processos, e também por sofrer uma troca iônica. Nele, as concentrações da proteína atingem até 95%. Nessa composição, o carboidrato e gordura são quase 0. 

Esse tipo do suplemento por ter um grande grau de pureza, se torna bem mais caro que os outros. Uma outra vantagem é que sua absorção é mais rápida que os outros, sendo uma ótima opção para os atletas. Ele também é o mais indicado para quem possui intolerância a lactose. 

Esse suplemento é muito usado para fins estéticos, ajudando muito na redução das lesões que são causadas no excesso das atividades físicas. 

Whey Protein Hidrolisado:

Esse suplemento é o top de linha, pois ele passa por uma filtragem bem minuciosa, além disso ele também é submetido a hidrólise. Esse processo acontece, pois, as cadeias de proteínas são quebradas por menores segmentos que são chamados de peptídeos. 

Dessa forma, nesse processo, o organismo absorve em maior velocidade, melhorando a digestão, reduzindo reações e possíveis desconfortos abdominais. 

A composição desse tipo do suplemento chega a quase 90% proteica, possuindo baixos níveis de gorduras e carboidratos e com uma absorção muito rápida. Possui também um alto valor biológico e uma enorme quantidade de BCAA, leucina e glutamina. 

Esse tipo é muito indicado para os atletas que possuem alto rendimento, que realizam treinos com intervalos rápidos e bem mais pesados, fazendo a recuperação rápida dos tecidos musculares. Ele pode ser ingerido e utilizado por quem possui intolerância à lactose pois quase não contém lactose e é digerida facilmente a hidrólise. 

Além desses, existem muitos outros tipos de whey protein, para mulheres, veganos, blend, 3W, sem lactose, puro, pré treino, pós treino. 

Veja qual é o melhor a ser consumido para o seu caso e é indicado que seja prescrito por um nutricionista para que ele avalia o melhor a ser utilizado. Consuma-o de forma correta que você terá muitos resultados em seu organismo, melhorando seu desempenho nos treinos e na estética do seu corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *