Benefícios do BCAA [Veja no texto]

Se você está aqui, então está querendo saber mais sobre o BCAA, correto? Esse é um dos suplementos que é mais famoso no mundo. Mas você sabe quais são os seus benefícios? Sabe pelo menos o que significa o BCAA? Continue no texto que você entenderá tudinho.

O que é o BCAA?

Do inglês, o BCAA significa Branched-Chain Amino Acids, que traduzindo, fica, Aminoácidos de cadeia ramificada. Mas o que é isso afinal?

O BCAA é um suplemento alimentar que te ajuda a ganhar massa muscular, ele estimula o metabolismo, fazendo com que você ganhe massa magra e não engorde. Ele possui 3 aminoácidos que são a leucina, o isoleucina e a valina, que são essenciais formadores das proteínas.

Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos de origem animal, como nas carnes vermelhas, nos peixes, ovos, leguminosas, grãos, nozes.

O BCAA tem a função de reduzir a fadiga do praticante de exercícios físicos na hora do seu exercício de longa duração, além disso, ele tem a função de recuperar mais rapidamente os músculos após os treinos.

É possível e mais utilizado em forma de pó, mas encontramos o suplemento em cápsulas ou em líquido. Ainda tem pessoas que utilizam de forma injetável, onde é aplicado diretamente nos músculos, uma vez por semana, antes da musculação.

Para quem é praticante de exercícios físicos de forma mais moderada, os benefícios dos suplementos podem ser encontrados em uma alimentação equilibrada e rica em aminoácidos, dessa forma você se livraria das contraindicações e efeitos colaterais que o BCAA pode causar no seu organismo.

Para quem treina mais pesado e opta por utilizar o suplemento, é indicado que passe por uma nutricionista pra que seu caso seja avaliado. Todo e qualquer suplemento deve ser prescrito e indicado sob orientação médica.

Benefícios do BCAA

O que o BCAA pode causar no seu organismo?

Como falamos acima, todos suplementos devem ser indicados por um médico ou nutricionista, pois podem causar efeitos colaterais e possuem algumas contraindicações. No caso no BCAA, ele deve ser avaliado pois está diretamente ligado a resistência a insulina no controle da glicose, o que corre o risco de aumentar a diabetes.

Nesse suplemento é possível encontrar até 40% dos aminoácidos essências que estão no nosso organismo e até 18% eles que são encontrados nos nossos músculos. Esses aminoácidos que estão neste suplemento são quebrados no nosso músculo e não no fígado. Dessa forma, eles nos garantem energia durante a realização dos exercícios.

Eles são muito indicados no caso de pessoas que realizam exercícios com longa duração e que acabam tendo uma queda no meio do seu treino e rendimento. Ele também pode ser indicado numa recuperação muscular que se apresenta mais lenta, como nos casos de insuficiência renal ou cirrose.

Papel dos aminoácidos presente no BCAA

Esse suplemento não substitui nenhum alimento e seus aminoácidos apresentam outras funções para nosso organismo, como unidades de construção para músculos e proteínas. Um dos aminoácidos, a leucina, aumenta a síntese proteica muscular de forma muito mais rápida do que qualquer outro.

Quando a leucina está ativa no organismo ela liga uma produção muscular, ela regula e é a condutora da síntese proteica. Fora isso, ela também ajuda com o hormônio do crescimento que é liberado através dela.

A isoleucina e a valina são muito mais eficazes para a produção de energia e para regular os níveis do açúcar no nosso sangue. Elas têm o poder de estimular que as células retirem do nosso sangue p açúcar presente.

O uso do BCAA, reduz com cansaço que sentimos durante a realização dos exercícios e também diminuindo a serotonina no cérebro. Ele contribui para a concentração nos exercícios, ao cansaço mental e para melhorar a imunidade que acaba ficando um pouco comprometida com a realização de exercícios que é necessário investir mais intensidade.

Benefícios do BCAA

Benefícios do BCAA

  • Evita o cansaço mental;
  • Reduz o cansaço;
  • Diminui a produção da serotonina;
  • Auxilia na concentração na hora dos exercícios;
  • Melhora a imunidade;
  • Produz energia;
  • Regula os níveis do açúcar no sangue;
  • Aumenta a síntese proteica muscular;
  • Ajuda no ganho de massa muscular.

Contraindicações e feitos colaterais

O BCAA, também pode acarretar efeitos colaterais para nosso corpo, podendo incluir algumas alterações na glicose sanguínea, podendo ter queda de nível de açúcar, o que causa da hipoglicemia.

É possível também, que o suplemento sobrecarregue os rins, cause dores de cabeça, náuseas. Fora isso pessoas com esclerose podem apresentar complicações, levando a falência pulmonar a até a morte. Pessoas com doenças cardiovasculares também devem ter acompanhamento para o uso do suplemento.

Por isso, é totalmente necessário que o suplemento seja indicado e tenha acompanhamento por um profissional. Pois são indicados para atletas que buscar a hipertrofia, evitar catabolizar no treino e evitar a fadiga em treinos longos, melhorando muito a performance e rendimento nas competições.

No caso de gestantes, lactantes, idosos e crianças, só é indicado utilizar o suplemento por prescrição médica. Não é indicado para que possui Parkinson ou para aqueles que utilizam remédios como Levodopa, diazoxida, corticosteroides e remédios para a diabete.

Malefícios do BCAA, quando utilizado de forma errada

  • Queda do nível de açúcar no sangue, hipoglicemia;
  • Alterações da glicose;
  • Sobrecarga nos rins;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Problemas e riscos de doenças cardiovasculares;
  • Agravamento de doenças como esclerose lateral amiotrófica e Lou Gherig.

O uso do suplemento é indicado nos pós treino, para que aconteça o aumento da síntese proteica, a recuperação e o aumento dos músculos até o próximo treino. No caso dos pré treinos, é par auxiliar e melhorar a resistência e performance e evitar a fadiga.

Agora você já sabe muito sobre o BCAA e como ele age e para que serve no nosso organismo. Se você tem interesse em consumi-lo para ter os benefícios na hora dos seus exercícios físicos e para seus músculos, é super indicado que passe por um médico para que ele avalie o seu caso e sua saúde para que assim você possa consumi-lo e se beneficiar com o uso do BCAA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *