Riscos do uso de esteroides [Leia na Resenha]

Hoje em dia, o uso de esteroides e anabolizando tem sido cada vez comum, principalmente por pessoas que fazem academia, musculação e praticam espertes, isso tudo para aumentar a competitividade, ajudar na recuperação de lesões ou somente por questão de estética.

A prática da musculação nas academias hoje é a segunda atividade mais praticada no Brasil, é uma modalidade onde adultos, jovens e até idosos praticam, o que ajuda na circulação, força e no equilíbrio. Essa prática de exercícios também leva o gasto calórico e aumento da massa muscular, no entrando, muitas pessoas não se contentam em ganhar massa magra e músculos só com a prática dos exercícios e acabam utilizando os esteroides.

O que muitas pessoas não levam em consideração é que esse produto pode ser muito perigoso para saúde e causar danos que são irreversíveis e irreparáveis para o organismo e corpo.

Vamos falar mais detalhadamente sobre os esteroides no texto, continue a leitura.

O que são os esteroides?

Os esteroides, também muito conhecidos como anabolizantes, são esteroides androgênicos anabólicos, que é um produto que é derivado da testosterona que é o hormônio do nosso corpo que é totalmente responsável por muitas características que diferenciam as mulheres e homens. Esse hormônio é responsável pelos tecidos do corpo, como muscular e ósseo e crescimento celular.

Efeitos colaterais causados pelo esteroide

Utilizar os esteroides, ainda mais sem nenhum tipo de acompanhamento pode ser muito perigoso para sua saúde, causando muitos efeitos colaterais no seu organismo.

Com o uso, poderá ocorrer e aparecer em grande quantidade o aumento de acnes, distúrbios da função do fígado, quedas dos fios de cabelo, tumores no fígado, paranoia elevada, explosões de comportamento agressivo e ira, irritabilidade, bipolaridade, alucinações e psicoses, retenção de líquido no organismo, coágulos de sangue, aumento da pressão arterial e grandes riscos de contrair doenças transmissíveis como a hepatite e aids, isso porque muitas vezes as seringas são compartilhadas.

Nas mulheres que usam anabolizantes, podem ter reações no seu corpo como o caso de características masculinas, como o surgimento excessivo de pelos além do normal e engrossamento da voz. Fora isso, é possível que ocorra o aumento de tamanho do clitóris, interrupção ou irregularidade das menstruações, aumento de apetite e diminuição dos seios.

Nos homens, além dos efeitos colaterais já mencionados, o uso irregular e excessivo de anabolizante pode causar o surgimento de mamas, calvície, diminuição da contagem de espermatozoides e a redução dos testículos.

No caso do uso de esteroides por adolescentes, pode ocorres efeitos colaterais mais perigosos ainda, como por exemplo, maturação óssea acelerada, o comprometimento do crescimento, aumento da duração e frequência das ereções, hipervirilização, desenvolvimento sexual precoce, crescimento do falo, como hipogonadismo ou magalofalia, aumentos dos pelos púbicos e de todo o corpo, fora isso, o crescimento da barba.

esteroides

Utilizar os esteroides de forma incorreta, sem prescrição médica, possui muitas contraindicações e efeitos colaterais, e além disso, você pode correr outros riscos, como por exemplo, muitas pessoas usam as injeções de anabolizante compartilhadas. Nesse caso, pode ocorrer a infecção do vírus da hepatite ou do HIV.

Além disso, o uso indevido do anabolizante, sem prescrição médica e sem indicação de lugares confiáveis para adquirir o esteroide, pode ser muito perigoso, pois muitos deles não são confiáveis, podem até mesmo conter outras substâncias perigosas, ou até mesmo frascos estéreis, que em contenham realmente o esteroide.

Para que caso os esteroides são realmente indicados?

O uso do esteroide pode ser usado e indicado por médicos, clinicamente, por orientação e descrição médica, no caso de o paciente precisar repor o hormônio no organismo, para pacientes com aids que estão na recuperação do peso.

Os pacientes que necessitam utilizar o esteroide, a recomendação por orientação médica é de doses mínimas para apenas acontecer a regularização da disfunção e do hormônio no organismo.

O uso de anabolizantes usado por praticantes de esporte para aumentar o rendimento esportivo não é liberado e não é permitido, assim como utilizar anabolizantes para fins estéticos, também é proibido.

Porém, os anabolizantes estão sendo cada vez mais usados para esses fins, cada vez mais procuradas e muito utilizadas por esses atletas para que sua performance melhore e também está sendo muito procurado e utilizado por pessoas que querem ter uma aparência muscular forte, trincada e deseja pelos padrões impostos pela sociedade.

Em 2007 um estudo mostrou os usuários de anabolizantes por todo o mundo e de acordo com os dados obtidos, esses esteroides são mais utilizados por homens com certa dos 30 anos, do que por adolescentes e atletas. Os homens que os utilizam mais possuem uma boa renda e ótimos estudos.

A pesquisa foi feita em 81 países, e foi totalmente provado que esses homens utilizam os esteroides com o intuito de aumentar a musculatura do corpo. Já os atletas que utilizam são para fins de melhoria da performance dentro do esporte que praticam.

Quando esses anabolizantes entram no organismo, entram em contato com as células do tecido muscular, o que faz com que esses músculos aumentem de tamanho. Porém no esporte isso é muito proibido e é conhecido como Doping e quando isso é descoberto, o esportista é punido e até mesmo eliminado ou banido do esporte que pratica, no caso de competições e olimpíadas.

esteroides
 

Conclusão sobre os esteroides

Sabemos que esses hormônios podem ser utilizados com indicação médica, em pequenas doses, para alguns casos de saúde. Porém o seu uso indevido e sem prescrição médica, pode levar a grandes efeitos colaterais, causando problemas até mesmo irreversíveis par ao organismo.

Além disso, a compra indevida dos esteroides pode vir com outras substâncias que não farão bem para o seu corpo, fora todos os efeitos colaterais que já contamos no texto, ou até mesmo doenças que são transmitidas por agulhas infectadas e compartilhadas.

Fora isso, para quem não usa para fins estéticos e utilizam para rendimento dentro do esporte, é possível que além dos efeitos causados pelos anabolizantes, esses esportistas podem ser banidos para sempre dos esportes que praticam e competem.

A utilização dos esteroides pode ser muito prejudicial à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *