voltar
bannernewsracer
Rally

WRC define data de retorno e novo calendário prevê oito etapas em 2020

A Estônia sediará o Campeonato Mundial de Ralis da FIA pela primeira vez em setembro, quando a série 2020 reiniciar após uma interrupção forçada devido à pandemia de Covid-19


02 Jul 2020 WhatsApp Image 2020-03-18 at 15.08.37 newsBANNER1

O Rally da Estônia (4 a 6 de setembro) entra para a lista de etapas  do Campeonato Mundial de Rali – WRC. A prova aliás, será a primeira depois da paralisação devido a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Em um calendário revisado anunciado pelo Promotor do WRC, o Rally Italia Sardegna muda para 29 de outubro – 1 de novembro, depois de ser adiado em junho, quando o vírus interrompeu temporariamente o campeonato após três rodadas.

O encontro de estradas de cascalho da Estônia precede os eventos programados na Turquia (24 a 27 de setembro) e Alemanha (15 a 18 de outubro) na nova programação. A seguir, a Itália, antes do retorno do Japão ao final da temporada (19 a 22 de novembro), cuja data também permanece inalterada.

O campeonato incluirá pelo menos oito eventos e o WRC continuará suas conversas já avançadas com o Ypres Rally (2 a 4 de outubro), com o objetivo de apresentar a Bélgica como outro país anfitrião disponível em breve. As negociações com a Federação Croata de Automobilismo e Karting também avançaram.

O Rally da Argentina, que foi adiado de sua data original em abril e tradicionalmente atrai quase um milhão de fãs à província de Córdoba, infelizmente agora foi cancelado para a temporada.

O Rally Estônia será um evento de formato curto, composto por duas etapas no sábado e domingo, após uma cerimônia de abertura e aberturas na sexta-feira. Será baseado em Tartu, no leste do país, com o parque de serviços no Museu Nacional da Estônia. Detalhes completos serão anunciados em breve.

A mudança do Rally Italia Sardegna do início do verão da Europa para o outono significa que as equipes enfrentarão condições mais frias em trilhas difíceis de cascalho no norte da ilha do Mediterrâneo. Ele será baseado em Alghero e os detalhes do itinerário serão confirmados em breve.

O WRC completou com sucesso as três primeiras rodadas em Monte-Carlo, Suécia e México antes que o Coronavirus pusesse o freio na série. O seis vezes campeão Sébastien Ogier lidera a classificação dos pilotos com sua equipe Toyota Gazoo Racing liderando os pontos dos fabricantes.

O diretor gerente do WRC, Oliver Ciesla, disse que um reinício em setembro permitiu tempo suficiente para que os organizadores e concorrentes do evento estivessem totalmente preparados. “O anúncio de reinício de hoje envia um sinal claro de que o WRC 2020 está de volta aos negócios”, disse ele.

“O  WRC trabalhou incansavelmente com a FIA, equipes e provas em potencial, em circunstâncias excepcionais, para revisar o calendário. As notícias de hoje permitem que o WRC seja reiniciado no momento apropriado e garantam uma temporada digna do status de campeonato mundial”, ampliou.