voltar
bannernewsracer
Entrevistas / Fórmula

Um bate papo com Lucas di Grassi, primeiro vencedor da FA?rmula E


15 Set 2014 234087_437079_audi_motorsport_140914_6653 newsBANNER1

Piloto brasileiro venceu a primeira corrida da histA?ria da FA?rmula E, no A?ltimo sA?bado, e jA? viaja para os Estados Unidos para a disputa da quarta etapa do Mundial de Endurance pela Audi

Lucas di Grassi mal teve tempo de comemorar a vitA?ria na corrida inaugural da FA?rmula E no A?ltimo sA?bado (13) e jA? deixou a China rumo aos Estados Unidos. O brasileiro, que venceu a primeira corrida de carros elAi??tricos chancelada pela FIA na histA?ria, troca o vermelho do macacA?o da Audi Sport ABT para o prateado da Audi Sport Team Joest para a disputa da quarta etapa do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, no Circuito das AmAi??ricas em Austin, no Texas.

Neste campeonato, o segundo lugar em Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans deixam o brasileiro e seu parceiro de conduAi??A?o Tom Kristensen na terceira posiAi??A?o no campeonato, com 54 pontos – 26 atrA?s dos lAi??deres (Davidson/Buemi/Lapierre) e apenas seis atrA?s dos companheiros de equipe Lotterer/TrAi??luyer/FAi??ssler.

Di Grassi respondeu algumas perguntas sobre a histA?rica vitA?ria do primeiro e-Prix da FA?rmula E e tambAi??m falou sobre a expectativa de correr pela primeira vez no circuito norte-americano na volta aos protA?tipos depois das 24 Horas de Le Mans, que foram disputadas em junho.

234087_437078_audi_motorsport_140913_6572

Que significado tem para vocA? o fato de ter vencido o primeiro e-Prix da histA?ria?
Significa muito para mim e entra na lista dos meus melhores momentos dentro da pista em toda minha carreira. Estive envolvido no desenvolvimento da FA?rmula E desde o comecinho e me preparei intensamente para o fim de semana trabalhando nos A?ltimos meses com a Audi Sport ABT. Todos estA?vamos ansiosos com a primeira corrida e o trabalho duro foi coroado com a vitA?ria, e isso foi uma grande recompensa para todos no time.

Quais sA?o os maiores desafios na FA?rmula E?
Na FA?rmula E nA?s temos apenas uma quantidade limitada de energia disponAi??vel que temos de gerenciar por toda a corrida. Embora eu esteja familiar com o conceito por guiar o Audi R18 e-tron quattro do regulamento deste ano do Mundial de Endurance, isso tem um significado ainda maior na FA?rmula E. AlAi??m disso, o grid Ai?? muito forte, com mais de 10 pilotos que jA? tiveram experiA?ncia na FA?rmula 1. Mais: corremos em circuitos de rua no meio das cidades e nossos treinos livres, classificaAi??A?o e corrida acontecem em questA?o de algumas horas, o que nos deixa pouco tempo para acostumar com o traAi??ado. EntA?o, como resultado, um trabalho de equipe perfeito e a eficiA?ncia na pilotagem e na conduAi??A?o de todas estas tarefas sA?o particularmente importantes neste primeiro momento – e eu gosto disso.

234087_437077_audi_motorsport_140913_6573

O que vocA? achou do clima, da atmosfera no evento inaugural da categoria?
Fiquei boquiaberto e aqui vai um elogio enorme aos organizadores. Montar uma pista e uma pequena cidade para os torcedores em uma metrA?pole como Pequim Ai?? um desafio gigantesco. Fiquei particularmente impressionado com o grande interesse dos fA?s e da mAi??dia. Como pilotos, fomos recebidos calorosamente por todas as pessoas e tivemos um final de semana fabuloso.

A festa foi atAi?? que horas?
Claro que comemoramos com todos os pilotos e membros das equipes no sA?bado Ai?? noite – nossa vitA?ria, assim como o sucesso do primeiro evento da categoria. Mas nA?o pude ficar muito tempo porque segunda-feira viajo direto de Pequim para os Estados Unidos, onde tenho a etapa do FIA WEC (Mundial de Endurance) com a Audi no prA?ximo fim de semana. Estamos na luta pelo tAi??tulo e lA? vou encontrar minha equipe e me juntar aos meus companheiros de equipe cheio de energia positiva.

WEC 6 Hours of Spa-Francorchamps 2014

Quais sA?o suas expectativas para as 6 Horas de Austin?
Ai?? a primeira vez que vou disputar uma corrida neste circuito, e agora iniciamos a segunda metade da temporada do WEC na posiAi??A?o de ataque. Lideramos boa parte das 24 Horas de Le Mans e terminamos em segundo lugar, como aconteceu na corrida anterior em Spa. Ainda hA? mais cinco corridas na agenda e estamos separados dos nossos companheiros de equipe por apenas seis pontos. Tudo Ai?? possAi??vel neste ano. Estou ansioso para ver como serA? pilotar o Audi R18 e-tron quattro no Circuito das AmAi??ricas. E todos os meus companheiros tambAi??m estA?o.