voltar
bannernewsracer
Off-Road

South American Rally Race entra na reta final e os brasileiros nos UTVs seguem firmes, após 5 etapas

Nesta quinta-feira o rali termina em Santa Maria, última cidade do roteiro na qual serão realizadas as duas etapas finais. Na 5ª etapa houve cancelamento de Especial quando Edu Piano/Solon Mendes fecharam em 10ª e Rodrigo Luppi/Maykel Justo em 11 nos UTVs


13 Fev 2020 376306_931769_photo_2020_02_12_14_02_32_web_ newsBANNER1

Belen (Catamarca) – Paisagens lindas, lugares inóspitos e regiões desérticas com muitas dunas, pedras, rios secos, rios com água e erosões têm sido o palco da disputa do 1o South American Rally Race (SARR 2020), que está sendo disputado na Argentina deste o dia 7 de fevereiro. Superação e garra são as palavras de ordem dos brasileiros Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 que completaram a 5ª etapa na quarta-feira (12), respectivamente com as 10ª (2h58m49s) e 11ª (3h02m30s) posições na geral, com seus UTVs preparados pela equipe Território Motorsport. Nesta quinta-feira largaram para mais 321 km rumo a Santa Maria, ainda na província de Catamarca, última cidade do roteiro que sediará a caravana do rali nestes dois dias finais do rali.

Até aqui, por parte dos únicos brasileiros na categoria UTVs, a aprovação é unânime em relação ao nível técnico da prova que a cada dia traz mais desafios e não foi diferente na Etapa 5, que ligou Fiambala a Belen. Novamente houve corte no percurso devido ao nível do rio que subiu e fez os organizadores cancelarem toda a 3º Especial (trecho cronometrado) que teria 149 km. Os UTV largaram na frente de motos e quadris e muitos deles já tinham completado parte do percurso quando houve a paralisação da prova e depois tiveram de fazer o caminho inverso. Esse foi um dos motivos do atraso dos resultados oficiais de quarta-feira.

“A primeira Especial foi difícil com muitas dunas, waypoints e cada dia está sendo melhor, um grande aprendizado. A região é muito bonita, trilhas muito diferentes por onde passou o Dakar e como tudo é novidade é mais desafiante. Estávamos andando num ritmo forte mas daí cancelaram também”, explica o navegador de Fortaleza/CE, Mendes. “Estou adorando pilotar por aqui, todos os dias são duros, exigentes e requerem além de técnica muita concentração também. Cumprimos todas as etapas até agora e agora rumo a Santa Maria”, completou o piloto Piano (Tatuí/SP).

Ainda tendo de driblar alguns resquícios da etapa Maratona – não permite apoio mecânico que começou na etapa 4 -, a piloto Luppi (Vinhedo/SP) explica o que houve: “Logo na primeira Especial do dia tivemos problemas com a tração 4×4 depois mais um pneu furtado que nos fez perder 32minutos de prova. Depois durante a segunda Especial a homocinética quebrou e Maykel e eu resolvemos abandonar a terceira Especial e daí ela foi cancelada. Coisas de rali e seguimos na briga até o final.”

Agora o rali caminha para a reta final e segue para a última cidade do roteiro Santa Maria, ainda Catamarca. No total o roteiro tem mais de 2500 km, divididos em sete etapas por três províncias argentinas: San Juan, La Rioja e Catamarca . O rali termina nesta sexta-feira, 14, em Santa Maria, na Argentina. Resultados completos no www.sarr2020.com.

Para acompanhar a equipe em tempo real – Durante o 1º South American Rally Race será possível acompanhar, em tempo real, os competidores da Território Motorport pelo numeral – Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 – acessando o link http://www.satcron.com.br/territoriomotorsport/index.php

Equipe multicampeã– Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Já Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró.

A equipe Território Motorsport conta com o apoio da Petróleo Minuano, Cerâmica Strufaldi, Top Line Cabine, SFI CHIPS e Garret. Mais informações:
Site: www.territoriomotorsport.com.br
Facebook: @territoriomotorsport4x4
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4

Roteiro –  1º South American Rally Race  (7 a 14/2 – Argentina)

13/2 quinta-feira: Etapa 6/ BELÉN – SANTA MARIA (321 km)
ss1 49km + ss2 132 km + ss3 81 km

14/2 sexta-feira : ETAPA 7 / SANTA MARIA – SANTA MARIA (144 km)
SS1 142 km