voltar
bannernewsracer
Rally dos Sertões

SertAi??es: Spinelli/Haddad Ai?? campeA? nos carros. Nos caminhAi??es, Piano/Mendes/Sales domina


30 Ago 2014 232626_432387_360_rs14_magnustorquato_06ae6a7445_alta_franciosi newsBANNER1

Acidente na metade da especial deste sA?bado definiu tAi??tulo para a dupla da Mitsubishi Petrobras. Nos caminhAi??es, trio da Ford Racing Trucks nA?o dA? chance aos adversA?rios

30/08 – 7A? etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total: 336,96 km

Com o total de 336,96 km, a sAi??tima etapa da 22A? ediAi??A?o do Rally dos SertAi??es entre as cidades mineiras de Diamantina e Belo Horizonte, neste sA?bado (dia 30), teve uma final de arrepiar na disputa entre os carros. Um incidente na metade da especial (que teria 125,88 km e ficou com 74 km) mudou toda a histA?ria da disputa e o tAi??tulo na categoria T1 FIA e no geral dos carros ficou com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras). Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino FogA?o Rally Team / Overdrive), que venceram no dia e chegaram a comemorar a conquista do tAi??tulo, foram os vice-campeAi??es, a apenas 1min54s dos vencedores.

A mudanAi??a aconteceu em virtude do acidente com o piloto JosAi?? Sawaya, da categoria PrA? Brasil. Ele e o navegador Marcelo Haseyama tentavam arrumar um problema no seu carro, quando outro competidor, ao tentar passar, tocou no carro e o mesmo virou em cima de Sawaya. Felizmente, o piloto nA?o sofreu ferimentos graves, mas ficou algum tempo embaixo do carro e a prova ficou paralisada.

“O acidente aconteceu no inAi??cio da serra, bem prA?ximo ao way point 7136 e, por todo o comunicado aAi??reo que recebemos, nA?o havia sido um capotamento. O Sawaya e seu navegador estavam parados, com um problema no carro, tentando arrumar, quando um outro competidor, ao tentar ultrapassar, mesmo com todo o cuidado, encostou no carro e o carro passou por cima do Sawaya. EntA?o houve o acidente e a especial ficou parada”, contou o diretor tAi??cnico Eduardo Sachs.

“Era um lugar de difAi??cil acesso. O helicA?ptero nA?o conseguia chegar prA?ximo e os outros pilotos tiveram de descer com ele mais de um quilA?metro para ser resgatado, com a prova parada. EntA?o, a prova foi finalizada naquele ponto e seguimos o regulamento, com a especial sendo validada atAi?? o way point mais prA?ximo, que foi o 7133”, explicou Sachs.

Sorte de Spinelli e Haddad que, justamente apA?s este ponto, tiveram um pneu furado e haviam perdido muito tempo no restante da especial. O tempo total final da dupla, que venceu uma das sete especiais e liderou desde o segundo dia do rali, foi de 17h06min43s.

Agora pentacampeA?o do SertAi??es (2003, 2004, 2010, 2011 e 2014), Spinelli disse que o tAi??tulo na 22A? ediAi??A?o foi resultado de muito esforAi??o. “Esse (tAi??tulo) foi um pouco estranho. Diferente, porque a gente estava com o rali controlado desde o segundo dia e aAi?? faltando 20 km a gente viu o resultado escorrer pelo meio dos dedos. Vamos assimilar e comemorar. NA?o veio de graAi??a, veio Ai?? custa de muito esforAi??o para todo mundo. Eu quero guardar na lembranAi??a a disputa, que eu acho que foi a parte mais bacana do rali. Estivemos andando bem prA?ximos na ponta, num ritmo muito forte e assumindo todos os riscos”, declarou o carioca.

“A gente vai ficando mais velho e comeAi??a a entender as coisas um pouco melhor. Eu sabia que o que aconteceu hA? dois dias nA?o seria por acaso (referindo-se ao incidente com Gabriel Varela, filho de Reinaldo e piloto de quadriciclos, que segundo o navegador atrapalhou a dupla). Tudo Ai?? uma questA?o de merecimento. Hoje, faltando 19 km, a hora que furou o pneu numa reta, veio uma dA?vida de por que estava acontecendo aquilo com a gente. NA?o por ser melhor ou pior do que alguAi??m, mas pela maneira como a gente andou, a estratAi??gia que a gente traAi??ou e pelo quanto esse tAi??tulo Ai?? importante para nA?s”, comemorou Haddad, agora tricampeA?o do SertAi??es.

232626_432391_302_rs14_gustavoepifanio_070482_alta_guiga

“Esse rali foi extremamente difAi??cil, especiais complicadAi??ssimas, navegaAi??A?o complicada e o ritmo dos primeiros carros foi alucinante. SA? estando lA? dentro pra saber o que Ai?? andar o tanto que a gente andou, vendo precipAi??cio o tempo todo, assumindo riscos que nunca tAi??nhamos assumido. Essa conquista vale muito. Vencer um rali sem nenhum penal, sem nenhum erro e sem dar nenhuma rAi?? dentro da especial. Em sete dias de prova, descemos apenas hoje para trocar um pneu. Ai?? isso que faz o resultado”, continuou o navegador. “Eu acho que esse tAi??tulo empata com o meu primeiro, de tA?o marcante. Esse foi o mais competitivo, decidido na prorrogaAi??A?o. Isso vai ficar marcado”, destacou.

Varela lamentou, mas aceitou a decisA?o. “Perdemos. NA?o importa se o regulamento estA? certo ou errado, mas era o que estava escrito. Fizemos um bom rali, aceleramos forte o tempo todo e sA? temos que agradecer e elogiar a eficiA?ncia da Divino FogA?o Rally Team”, declarou Varela, bicampeA?o mundial de Rally Cross Country.

A dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti (X Rally Team / NWM) terminou o rali em terceiro lugar no geral, tambAi??m bem prA?xima dos campeAi??es (a 2min27s). JoA?o Franciosi e Rafael Capoani (Mitsubishi Petrobras), campeAi??es na categoria ProtA?tipos T1, terminaram em quarto no geral, seguidos por JosAi?? Jorley do Amaral/Maykel Justo (MEM Motorsport), os vencedores da PrA? Brasil.

“Foi um rali especial. Estamos muito felizes. A cada dia a confianAi??a aumentava e hoje conseguimos acelerar bastante, com muita seguranAi??a. Nem acredito que chegamos tA?o bem, Ai?? muita felicidade!”, festejou Jorley.

232626_432386_308_rs14_jonneroriz_064977_alta_varela

Dos 45 carros que partiram em GoiA?nia, 38 seguiram na A?ltima especial. AlAi??m da T1 FIA, ProtA?tipos T1 e PrA? Brasil, tambAi??m foram disputadas as categorias Super Production, Production T2 e Production T2/TR4.

Na Super Production, Glauber Fontoura e Minae Miyauti (Mitsubishi Ralliart Brasil) venceram cinco das sete etapas e garantiram o bicampeonato, com o tempo total de 20min20s15.

“A A?ltima etapa foi bem mais tranquila, nA?o menos tensa, porque estA?vamos com uma diferenAi??a muito grande para o segundo colocado, mas prova Ai?? prova, sA? acaba quando termina. Hoje a meta era chegar. Tivemos um sustinho com vazamento de A?leo na largada, mas a equipe arrumou e nA?o teve problema nenhum durante a especial. Mas viemos parando e olhando”, contou a navegadora Miyauti, uma das poucas mulheres na disputa deste ano.

Na Production T2, Wagner Roncon e Joselito Melo Jr. (Dudu Rally Team) foram os campeAi??es (21h44min52), vencendo trA?s das sete etapas.

232626_432345_403_rs14_victoreleuterio_060878_alta_felicio

Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales: campeAi??es invictos nos CaminhAi??es
Os trA?s caminhAi??es que seguiram na disputa do Rally dos SertAi??es nA?o participaram da A?ltima etapa, neste sA?bado. Com isso, a vitA?ria ficou com o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks / TerritA?rio Motorsport), que dominou o rali deste ano e fechou com o tempo total de 17h53min10s.

Felicio Bragante/Ricardo Costa/Paco Corder (Asa Aluminio Rally Team) terminou em segundo no geral e Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing) ficou em terceiro.

Edu Piano comemorou seu sAi??timo tAi??tulo no SertAi??es. “Ai?? sempre gostoso vencer o SertAi??es. O primeiro Ai?? o primeiro, nA?o tem jeito. Esse ano marcou porque decidimos vir de A?ltima hora, com poucos recursos financeiros. Foi uma prova prazerosa, viemos apenas com o nosso caminhA?o e nA?o com outros caminhAi??es da equipe”, lembrou Piano, que lembrou as dificuldades enfrentadas este ano. “Na primeira especial que nA?s fizemos, eu fiquei sem freio no km 50. Fazer mais de 100 km sem freio Ai?? muito complicado. Depois disso o caminhA?o veio sem problemas. Outro fato marcante foi a ultrapassagem que fizemos no Guido, no quinto dia. Tivemos que jogar de lado, no mato, e forAi??ar muito para passar”, completou.

Entre GoiA?nia (largada) e Belo Horizonte (chegada), o SertAi??es 2014 passou por mais cinco cidades. TrA?s foram sede do rali pela primeira vez: a goiana CatalA?o e as mineiras Paracatu e SA?o Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que jA? receberam o SertAi??es em outras ediAi??Ai??es.

AlAi??m de motos, UTVs e quads, o SertAi??es tambAi??m teve as disputas das categorias carros e caminhAi??es. Foram sete etapas atAi?? a chegada em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova contou com 197 competidores no total e pilotos de seis paAi??ses, alAi??m do Brasil: Chile, Espanha, FranAi??a, PolA?nia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o SertAi??es tambAi??m foi vA?lido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (FederaAi??A?o Internacional de Motociclismo).

Os melhores na 7A? Etapa (resultado extraoficial):

Carros

Geral
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 00h52min49s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 00h53min04s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h54min07s
4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 00h55min03s
5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s
6#320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min20s
7 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min26s
8 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUA? (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s
9 #360 JOA?O FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h59min58s
10 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM – BULL SERTOES) 01h01min17s

T1 FIA
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 00h52min49s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 00h53min04s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h54min07s

ProtA?tipos T1
1 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min20s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min26s
3 #360 JOA?O FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h59min58s

PrA? Brasil
1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s
2 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUA? (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s
3 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 01h04min07s

Super Production
1 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 01h03min10s
2 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 01h08min56s

Production T2
1 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 01h04min46s
2 #357 NADIMIR OLIVEIRA/RICARDO SILVA (MAINHA RACING) 01h05min34s
3 #344 MARCELO MENDES/LUIS FELIPE ECKEL (SUZUKI JIMNY) 01h08min07s

CaminhAi??es
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 03h20min00s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMA?NIO RALLY TEAM) 03h20min00s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 03h20min00s

Acumulado, apA?s sete etapas:

Carros

Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 17h06min43s
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 17h08min38s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 17h09min11s
4 #360 JOA?O FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 18h26min40s
5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 18h54min09s
6 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 18h56min28s
7 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 19h23min41s
8 #326 RODRIGO TERPINS/FABRICIO BIANCHINI (MEM – BULL SERTAi??ES) 20h18min41s
9 #304 ROBERTO CORREIA/FABRICIO BIANCHINI (PROMACCHINA RALY) 20h30min32s
10 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 20h34min012s

T1 FIA
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 17h06min43s
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 17h08min38s
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 17h09min11s

ProtA?tipo T1
1 #360 JOA?O FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 18h26min40s
2 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 18h56min28s
3 #326 RODRIGO TERPINS/FABRICIO BIANCHINI (MEM – BULL SERTAi??ES) 20h18min01s

PrA? Brasil
1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 18h54min09s
2 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 20h30min32s
3 #310 LUIS FACCO/HUMBERTO PIAUI (ACELERA SIRIEMA) 21h24min40s

Super Production
1 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 19h23min41s
2 #312 REGIS BRAGA/KIKA BRAGA (BAHIA RALLY) 20h34min12s

Production T2
1 #318 WAGNER RONCON/JOSELITO MELO JR. (DUDU RALLY TEAM) 20h48min23s
2 #357 NADIMIR OLIVEIRA/RICARDO SILVA (MAINHA RACING) 20h58min06s
3 #344 MARCELO MENDES/LUIS FELIPE ECKEL (SUZUKI JIMNY) 22h21min03s

CaminhAi??es
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 17h15min42s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMA?NIO RALLY TEAM) 18h27min54s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 20h59min28s

Veja resultados completos:
http://www.webventure.com.br/sertoes2014/resultados/dia

FOTOS: Magnus Torquato, Jones Roriz e Vinicius Branca