voltar
Kart

Seletiva de Kart Petrobras: Vencedores de 2017 terão treinamento com Vanderlei Pereira

27 Out 2017
kart petrobras 2 (2)

Repetindo o modelo adotado em 2016, neste ano, novamente como parte da premiação da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, os três melhores na grande final da competição terão direito a um treinamento físico com o professor de Educação Física, especializado em Fisiologia do Exercício, Vanderlei Pereira, da V10 Treinamento Esportivo. A ação será realizada no dia 8 de novembro e terá atividades na academia e também no Parque do Ibirapuera.

Vander, como é conhecido pelos pilotos, atua no automobilismo desde 1991. É preparador físico de algumas feras do esporte, como Felipe Massa e Rubens Barrichello. Ele também já trabalhou na preparação de vários outros pilotos brasileiros renomados como Ricardo Zonta, Luciano Burti, Lucas di Grassi e Tony Kanaan.

Em 2016, Marcel Coletta, campeão da disputa e Gabriel Sereia, terceiro colocado tiveram a oportunidade de receber um treino específico na academia V10. Os dois tiveram acesso a informações fundamentais para pilotos, como exercícios de concentração, técnicas para diminuir o cansaço, trabalho com a força física e mental, cuidados com alimentação e hidratação, especialmente nos dias de corridas, uma série de pequenos detalhes que somados fazem a diferença na pista.

Marcel Coletta lembrou como foi o dia de treino e destacou a importância desta ação. “O treino que fiz com a V10 foi muito bom para eu abrir minha cabeça e poder observar e saber que o piloto que está fazendo sua transição do kart para o Fórmula precisa estar bem preparado para que assim que surgir qualquer oportunidade, ele esteja realmente pronto. Eu tive bastante contato também sobre o equilíbrio do corpo, item que é bem importante para os pilotos. O treinamento me deu bastante conhecimento e experiência, foi muito bom”, contou o campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2016.

Gabriel Sereia também foi um dos premiados no ano passado e salientou como o treinamento foi e tem sido importante em sua carreira.

“Ano passado eu o Marcel tivemos a chance de fazer esse treinamento com a V10 e passamos o dia inteiro lá. Eu achei muito interessante, porque é um programa físico voltado para pilotos e por lá já passaram grandes pilotos. Mesmo nós dois sendo pilotos de alto nível do kart no Brasil, pudemos perceber que realmente falta preparação física ideal para aguentarmos o nível dos carros de Fórmula, que são mais duros que o kart. Foi muito bom e positivo para vermos os pontos que tínhamos dificuldade e poder melhora-los. Além disso, também houve uma orientação específica sobre alimentação, e foi muito interessante, e para o piloto é muito necessário. Contar com essa ajuda profissional foi sensacional. Foi extremamente interessante e bem produtivo. Algo que vou levar pra sempre comigo”, declarou Sereia.

A grande final da 19ª edição da Seletiva já tem data definida e acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). 

Os 12 Finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2017:
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)
Gabriel Paturle (MG)
Lucas Grosskopf (MG)
Lucas Okada (DF)
Murilo Coletta (SP)
Vinícius Ponce (SP)
Enzo Elias (DF)
Pedro Henrique Gurgacz (PR)
Sérgio Crispim (PB)
João Rosate (GO)

Final
31 de outubro e 1o de novembro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar. 

bannernewsracer

Parceiros

  • prime
  • astrus