voltar
bannernewsracer
Off-Road / Rally Dakar

Saiz lidera primeira parte do Rally Dakar encerrada nesta sexta

Competidores terão dia de descanso neste sábado


10 Jan 2020 AP-22RP97D4S1W11_news (Copy) newsBANNER1

O Rally Dakar 2020 levou os concorrentes a uma árdua rota de 3.700 km entre Jeddah e Riyadh nesta sexta-feira, e estamos apenas na metade do caminho! Os competidores que permanecerem na corrida terão agora um merecido Dia de Descanso (neste sábado), antes de enfrentar mais seis etapas desafiadoras até a bandeira quadriculada em Qiddiya.

A primeira semana do Dakar da Arábia Saudita terminou com uma corrida de 352 quilômetros de dunas de areia entre Ha’il e Riyadh. O ritmo foi implacável enquanto os concorrentes disputavam uma posição no deserto aberto.

A batalha entre as lendas do Dakar, Carlos Sainz (ESP), Nasser Al-Attiyah (QAT) e Stéphane Peterhansel (FRA) continua a se intensificar na corrida de carros. No estágio 6, foi a vez de Peterhansel liderar os primeiros lugares, mas Sainz e Al-Attiyah conseguiram minimizar o tempo perdido.

“O ritmo de hoje foi rápido, lento, rápido, lento. Nas seções de alta velocidade, você precisava realmente se concentrar. Não foi tão cansativo fisicamente quanto mentalmente. ”- Stéphane Peterhansel

AP-22RP958AS1W11_news (Copy)

O bicampeão do Dakar, Sainz tem a liderança geral da categoria de carros, cargo que ocupou desde a conclusão da Etapa 3. Peterhansel, companheiro de Sainz, é o terceiro na classificação geral, 16 minutos atrás de seu companheiro de equipe. Entre Sainz e Peterhansel, o atual campeão do Dakar, Al-Attiyah, está a menos de oito minutos da liderança geral.

“Perdi um pouco de tempo na última parte do trecho, mas não muito ruim. Abrir a estrada não é fácil, então estou feliz com o resultado hoje. Agora preciso de um dia de descanso. ”- Carlos Sainz

Em outras partes da corrida de carros, o campeão do Dakar de 2009, Giniel De Villiers (ZAF), está conquistando o nono lugar na prova mais difícil do mundo.

AP-22RP8ZF8N1W11_news (Copy)

O líder noturno da corrida de motos, Ricky Brabec (EUA), conseguiu aumentar sua vantagem sobre o grupo de perseguidores. Brabec espera evitar outra segunda semana de aposentadoria, o destino que o encontrou nos três últimos jogos no Dakar.

Olhando para Brabec quando o Dakar voltar no domingo, estarão os pilotos da Red Bull KTM Factory Team; Toby Price (AUS), Matthias Walkner (AUT) e Luciano Benavides (ARG). Estes três pilotos estão todos entre os 10 primeiros, com o bicampeão vencedor do Dakar, o Price, melhor colocado em terceiro no geral, apesar do difícil final da Fase 6.

“Na marca dos 400 quilômetros, meu pneu traseiro caiu. Não sei por que aconteceu. Não foi o melhor dia, mas é assim que acontece às vezes. ”- Toby Price

AP-22RP96J4S1W11_news (Copy)

Os alvos são diferentes para Laia Sanz (ESP), CS Santosh (IND) e Mohammed Balooshi (Emirados Árabes Unidos), pois o trio procura aproveitar uma sólida primeira semana de pilotagem para buscar os melhores resultados pessoais no Dakar.

“Acho que este é o primeiro dia em que realmente posso desfrutar, porque nos outros dias eu estava um pouco na poeira. Agora estou ansioso pelo Dia do Descanso. ”- Laia Sanz

AP-22RP97QF11W11_news (Copy)

Foi um estágio também muito bom para o Team Kamaz Master. O líder da corrida de caminhões, Andrey Karginov (RUS) conseguiu aumentar a diferença entre ele e o rival mais próximo. No entanto, Eduard Nikolaev (RUS), cinco vezes vencedor do Dakar, foi forçado a se aposentar do rali devido a problemas técnicos intransponíveis.

“As dunas eram pequenas, mas acho que é uma boa maneira de se preparar para o que está por vir. Na segunda semana deste Dakar, esperamos enormes dunas. ”- Andrey Karginov

AP-22RP83CVW2111_news (Copy)

A primeira semana do Dakar nos quadriciclos pertence ao bicampeão Ignacio Casale (CHI). O ex-participante de moto, caminhão e UTV garantiu uma vantagem de 35 minutos na frente da quadra que vai para a segunda semana do rali.

“Minha estratégia é manter a lacuna que tenho na classificação geral. Estou muito feliz com o trabalho que fiz até agora. ”- Ignacio Casale

O dia de descanso, amanhã, talvez não seja tão descontraído quanto parece. Os concorrentes trabalharão ao lado de engenheiros e mecânicos para garantir que seus veículos estejam na melhor forma possível para conquistar os 4.000 quilômetros restantes ainda a serem percorridos na Arábia Saudita. Então, o reinício acontece no domingo, quando o rali recomeça com uma monstruosa etapa especial de 546 quilômetros que leva o comboio para Wadi Al-Dawasir.

CATEGORIA CARROS
1. Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP) MINI Buggy 23h33m05s
2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Mathieu Baumel (FRA) Toyota +07m46s
3. Stéphane Peterhansel (FRA)/Paulo Fiuza (PRT) MINI Buggy +16m18s
4. Yazeed Al Rajhi (SAU)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Toyota +36m46s
5. Orlando Terranova (ARG)/Bernardo Graue (ARG) MINI Rally +32m05s
7. Giniel De Villiers (ZAF)/Alex Haro (ESP) Toyota +55m39s
CATEGORIA MOTOS
1. Ricky Brabec (USA) Honda 23h43m47s
2. Pablo Quintanilla (CHI) Husqvarna +20m56s
3. Toby Price (AUT)   KTM   +25m39s
4. Jose Ignacio Cornejo (CHI) Honda +25m41s
5. Joan Barreda (ESP) Honda +32m58s
18. Laia Sanz (ESP) Gas Gas +02h36m21s
CATEGORIA UTV

1. Chaleco Lopez/Juan Pablo Latrach Vinagre (CHI) (CHI) Can-Am 28h52m26s
2. Casey Currie (USA)/Sean Berriman (USA)   Can-Am  +09m48s
3. Sergei Kariakin (RUS)/Anton Vlasiuk (RUS) Can-Am +30m24s
4. Jose Antonio Hinojo Lopez (ESP)/Diego Ortega Gil (ESP) Can-Am +36m31s
5. Mitch Guthrie Jr. (USA)/Ola Floene (NOR) OT3 +47m49s
Cyril Despres (FRA)/Mike Horn (SUI) OT3 – Dakar Experience
Blade Hildebrand (USA)/Francois Cazalet (FRA) OT3 – Dakar Experience
CATEGORIA CAMINHÕES
1. Andrey Karginov (RUS) Kamaz 25h06m20s
2. Anton Shibalov (RUS) Kamaz +19m14s
3. Siarhei Viazovich (BLR)   Maz   +36m30s
4. Ales Loprais (CZE) Praga +01h51m13s
5. Martin Macik (CZE) Iveco +01h59m27s
7. Dmitry Sotnikov (RUS) Kamaz +02h28m16s
CATEGORIA QUADRICICLOS
1. Ignacio Casale (CHI) Yamaha 30h11m37s
2. Simon Vitse (FRA) Yamaha +35m12s
3. Rafal Sonik (POL) Yamaha +01h07m17s