voltar
bannernewsracer
Rally

Rally da Graciosa recebe artistas para decisão no Brasileiro de Rali

Prova neste sábado, na região de Curitiba será a única do ano com percurso 100% em asfalto


15 Nov 2018 IMG_8612 newsBANNER1

Começa nesta sexta-feira, dia 16, a programação do Rally da Graciosa, um dos mais tradicionais do calendário nacional e que fechará a temporada 2018 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Será também a única etapa no ano com percurso totalmente em asfalto.

Desafio maior para quem compete pela primeira vez neste tipo de piso, como os gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Nova Itália RS Rally. “Como não treinamos antes, vamos ter que aprender a pilotar neste tipo de piso durante a prova. Mas vamos confiantes em poder fazer uma boa prova e para isso será importante também fazer um bom reconhecimento dos trechos”, pondera.

Reconhecimento é a atividade em que piloto e navegador vão para os trechos por onde a prova passará e pontuam então todos os detalhes para poder imprimir o melhor ritmo durante a corrida.

E este trabalho acontece justamente neste primeiro dia de programação, sexta-feira. Depois, no sábado, acontecem as oito especiais ao longo do dia, sempre na região de Quatro Barras, cidade que sedia a prova e que fica no entorno de Curitiba, PR.

A etapa vai definir os campeões nas categorias RC2 – 4×4 e na RC4 – 4×2. Em ambas as disputas prometem ser intensas.

Entre os carros de tração 4×4, a mais forte do certame, a principal disputa envolve duas duplas paulistas: Paulo Nobre/Gabriel Morales (Mitsubishi Lancer) e Luiz Facco/Francis Herrero (Peugeot 208 MR). A diferença entre as duas duplas é de apenas 5 pontos, com vantagem para Nobre/Morales.

“Vamos fazer uma prova com a cabeça (estratégia), usar o regulamento a nosso favor e aproveitar a nossa liderança do Campeonato para tentar garantir o título”, explica o navegador Gabriel Morales.

IMG_9768

Na RC4, a mais forte dos carros 4×2, os paranaenses Sandro Suptitz/Eduardo Ortolan (VW Gol) lideram com 33 pontos, mas isso é seis pontos apenas à frente de Emerson Cavassin (Peugeot 207), também do Paraná.

“Tínhamos uma grande expectativa com a subida da Serra da Graciosa, principalmente porque seria à noite. É uma Especial tradicional do rali brasileiro. Como piloto nunca tive a oportunidade de competir na Serra da Graciosa. Sabemos que não é fácil organizar um evento como este, principalmente em um feriadão e em uma região populosa. Mas mantemos a nossa empolgação e esperamos conquistar o título da categoria RC4 em nosso Estado”, acentua Suptitz.

IMG_1082

A categoria RC5 já está definida, tendo o mineiro Victor Correa, que anda com o navegador catarinense Maicol Souza, vencido a competição com uma etapa de antecipação, ainda em Rio Negrinho, SC.

A principal disputa na categoria fica para o terceiro lugar, envolvendo as duplas Evandro Carbonera/Juliano Gracioli (Fiat Palio) e Rafael Pombo/Wagner Pontes (Peugeot 207), separados por apenas dois pontos. Luiz Loepper/Bruno Batista (Peugeot 207) vivem uma situação mais tranquila, na vice-liderança da competição.

O rali

O lendário Rally da Graciosa terá entre as especiais, a tradicional Dom Pedro, uma das mais antigas do circuito nacional, antigamente em terra, hoje em asfalto e que fechará a corrida no sábado.

Serão pouco mais de 120 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em oito especiais. O primeiro dia de programação, 15, será dedicado a montagem dos boxes pelas equipes, junto à região central de Quatro Barras. Na sexta, dia 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores.

No sábado, dia 17, serão disputadas as oito especiais, todas durante o dia, a partir das 9h30, sempre na região de Quatro Barras, cidade que fica na região metropolitana de Curitiba. A premiação ficou agendada para às 20h do mesmo dia, junto ao Parque de Apoio. 

PROGRAMA DO RALLY DA GRACIOSA

Quinta-feira, dia 15/11

9h – Abertura do Parque de Apoio – montagem dos boxes pelas equipes, junto ao Parque de Apoio, que ficará instalado no centro (próximo à prefeitura) da cidade de Quatro Barras

Sexta-feira, dia 16/11

8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais pelos competidores

Sábado, dia 17/11

9h33 – Largada da SS Rio do Meio

10h36 – Largada da SS Campininha

12h14 – Largada da SS Rio do Meio

13h17 – Largada da SS Campininha

14h55 – Largada da SS Rio do Meio

15h58 – Largada da SS Campininha

17h41 – Largada da SS Dom Pedro

18h24 – Largada da SS Dom Pedro

20h – Premiação