voltar
bannernewsracer
Rally

Preview Rally de Panambi: o meio da temporada do Campeonato Gaúcho

Cidade recebe competidores para um sábado de muita velocidade


05 Jul 2018 press_fabio8 newsBANNER1

A cidade de Panambi, região noroeste do Rio Grande do Sul, recebe neste sábado, dia 7, a quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Será a primeira do ano com prova única, mas a primeira com pontuação dupla.

Nas duas primeiras etapas, rodada dupla. Agora, a etapa terá apenas um dia de competição, mas ao final, a pontuação será dobrada em relação às primeiras provas do ano. No grid, a expectativa dos organizadores é contar com ao menos 15 carros.

Entre os competidores garantidos, estão Paulo Nobre/Gabriel Morales (Mitsubishi Lancer), que lideram a categoria mais forte, a RC2 (4×4). Na outra categoria para carros de tração 4×4, estão Fábio Dall Agnol e Marcelo Dalmut, que venceram as quatro primeiras etapas do ano e chegam a Panambi com campanha invicta.

press_beus

Entre as categorias de tração 4×2, os líderes da RC3, Cristiano Beus/Francli Fusinato também confirmaram presença a bordo do Fiat Palio. Na RC5, Elton Palkewich/Vitor Favareto lideram após as primeiras provas do ano e estarão em Panambi.

Fico Barros/Natasha Pedot que chegam a Panambi como líderes, encaram a categoria RCR, com o Fiat Palio.

“Panambi conheço apenas de ter andado uma única prova. É um rali rápido e nosso objetivo lá será tentar vencer mais uma etapa, manter a liderança do Campeonato e se possível novamente ser a dupla mais rápida no geral da corrida”, destaca Fábio Dall Agnol.

press_rd2

“Vai ser uma etapa diferente para nós, justamente por chegarmos na condição de líderes, certamente terá um gostinho especial, mas a meta principal é completar o rali e se possível seguir na ponta da tabela de classificação”, explica Cristiano Beus.

“Nosso principal objetivo para Panambi é somar pontos e manter a liderança do Campeonato Gaúcho. Vai ser uma prova complicada, será preciso nos adaptar novamente ao Mitsubishi Lancer Evo, já que não andamos no carro desde o rali de Estação, em abril. Apesar de muito parecida com a prova do ano passado, andamos poucos mais de 5 km naquela oportunidade e por isso, será um rali praticamente novo para nós”, pontua o navegador Gabriel Morales.

A organização, a cargo do Automóvel Clube de Panambi (Aclupa), trabalhou para que o público possa estar presente na corrida. Jeferson Hardt, um dos organizadores, salienta que a prova foi desenhada para que o acesso do público aos trechos fique facilitado.

“As especiais (trechos) serão disputadas em estradas de terra, muito próximas da cidade, fazendo com que todos tenham condições de assistir à corrida, que será toda realizada no sábado, a partir das 12h”, destaca ele.

Jeferson lembra porém, que o público deve acessar os trechos e se posicionar fora da pista, ao menos 1h30 antes da previsão da primeira largada. “Queremos garantir que seja um rali seguro a todos, público e competidores”, enfatiza.

A prova de Panambi se desenvolverá nas comunidades de Linha Ocearu e Morengaba. “Estamos trabalhando na preparação do evento há três meses. Fizemos um trabalho em todas as especiais para proporcionar o melhor piso para todos competidores e estes poderem fazer um espetáculo ao público”, explica Jeferson.

“Entre as novidades estão pontos que são extremamente próximos da cidade para o público em geral não ter tanto transtorno para se deslocar e poder apreciar o magnífico esporte que é o rali. Tem pontos para acompanhar a prova que não dá três quilômetros do centro da cidade, mostrando como o evento será de fácil acesso para todos. Temos como foco o público e queremos fazer a população de Panambi respirar o rali”, completa Jeferson.

press_estacao7

A corrida

A prova em Panambi, será a quinta da temporada 2018 do Campeonato Gaúcho. Terá o parque de apoio localizado na antiga Compact. Tanto o acesso ao parque de apoio quanto às especiais, será gratuito.

A cidade já possui tradição de organização de provas do Campeonato Gaúcho e até mesmo Brasileiro, o que já aconteceu em edições anteriores. Na pista receberá alguns dos principais competidores do certame estadual. Este ano, o Campeonato Gaúcho é composto por sete etapas, sendo que as quatro primeiras foram realizadas em Estação e Erechim, duas em cada cidade em rodada dupla.

Depois de Panambi, a competição passará ainda por Santa Maria e Severiano de Almeida.

Serviço do Rally de Panambi

O que: quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade

Onde: Pananbi – RS

Quando: sexta e sábado, dias 6 e 7 de julho de 2018

Parque de apoio: Antiga Compact

Acesso: ao parque de apoio e às especiais – gratuito

Programação

Sexta-feira, dia 6

14h – Início do reconhecimento das especiais

18h – Largada Promocional – Praça Central

Sábado – dia 7

12h – Largada na Especial Linha Ocearú 1

12h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1

14h06 – Largada na Especial Linha Ocearú 1

14h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1

16h06 – Largada na Especial Linha Ocearú 1

16h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1

Dicas de segurança

– Entre na especial ao menos 1h30min antes da primeira largada;

– Não acesse a especial com veículo ou a pé enquanto a competição estiver acontecendo;

– Respeite as fitas de sinalização, elas indicam onde é possível (amarela e branca), e onde é proibido (vermelha e branca) ficar;

– Não consuma bebidas alcoólicas;

– Use protetor solar; preferencialmente tênis e roupas mais leves.