voltar
bannernewsracer
Off-Road

Percurso inédito e desafiador da Mitsubishi Cup empolga as duplas em Ribeirão Preto (SP)

Prova no Haras Manoel Leão acirrou ainda mais a disputa pelo campeonato; grandes nomes do off-road nacional participaram da etapa


29 Mai 2019 Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade newsBANNER1

A terra vermelha, característica do interior paulista, deu a tonalidade certa para as disputas deste sábado na Mitsubishi Cup. A competição, que comemora 20 anos, teve uma etapa em local inédito em Ribeirão Preto, no Haras Manoel Leão, e que agradou muito os competidores.

“A organização nos proporcionou uma prova fabulosa, que exigiu do conjunto ao extremo”, vibra o navegador Jorge Peters que, ao lado do piloto Vitor Muench venceu na categoria ASX RS Master e acirrou a briga no campeonato. “Foi uma prova muito diferente, com alta velocidade. Fazia muito tempo que não andava nessas condições. Tinha que acreditar muito no navegador, no carro e em si mesmo”, explica Vitor.

Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade

O trecho cronometrado foi em meio à cana-de-açúcar, alternando trechos de alta e baixa velocidade com curvas de 90 graus. Um dos desafios para as duplas foi a plantação alta, que dificulta a visualização e aumenta a competitividade. O trecho final da prova é chamando de Zona de Espetáculo e o público pode ver bem de perto os carros em ação.

Assim como na primeira etapa, um piloto foi convidado para disputar a prova na nova L200 Triton Sport R e repetiu o feito de Edu Piano ao desbancar os pilotos “da casa” e faturar a vitória. Dessa vez, Marcelo Mendes acelerou e se divertiu muito: “É uma corrida que não tem um ambiente de corrida. Aqui é muito respeito entre os pilotos, amizade, companheirismo. É um campeonato diferente. Foi uma surpresa receber esse convite, fiquei muito feliz. Um prazer imenso estar aqui”.

Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade

“A Mitsubishi está de parabéns em fazer essa ação de trazer as pessoas que representaram o rali. Isso faz reviver a vontade de correr, não só para mim, mas para as outras pessoas que estão acompanhando. E quando entra no carro, põe capacete, cinto, não tem brincadeira, a gente acelera mesmo”, garante o piloto Marcelo Mendes, que correu ao lado do navegador Sidnei Broering. Ele é o único tricampeão consecutivo da história da prova e em três categorias / carros diferentes: Pajero TR4, L200 Triton ER e Triton RS.

Outras duplas de destaque nacional também participaram da etapa, como Maurício Neves / Clecio Maestrelli e Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut. Neves tem um extenso currículo no off-road e já foi campeão da Mitsubishi Cup em 2008, do Rally dos Sertões de 2007, e soma inúmeras conquistas no Brasileiro e participação no Rally Dakar.

“É reviver ótimos momentos do passado, algo muito especial, voltar 11 anos depois e encontrar um monte de gente. É obvio que chega sem a mão, é diferente, até se soltar leva um tempinho. Viemos melhorando a cada prova. Legal é voltar e ver que ainda é competitivo. A Mitsubishi Cup é sensacional, eu devo muito ao que consegui na minha carreira de piloto, fiz amizades e permitiu que conquistasse títulos. Tudo começou aqui”, afirma Mauricio. A dupla fez bonito e ficou com o terceiro lugar da classificação.

Mais campeões do dia
Na L200 Triton RS, vitória de Wagner Roncon e Joselito Junior. “Foi uma etapa rápida e bem difícil pro navegador, com chegadas muito rápidas e a responsabilidade de passar a informação certa pro piloto”, comenta Joselito. “Andamos muito em canavial alto e o navegador fazia 90% do serviço. Tinha muita terra solta que o carro escapa mais e conseguimos alcançar o primeiro lugar. Agora o campeonato está embolado”, destaca Roncon.

Na L200 Triton ER, Albano Junior e Breno Resende alcançaram o lugar mais alto do pódio. “Não corremos no ano passado, mas ficamos em segundo na primeira etapa e agora conseguimos o primeiro lugar. Adquiri um pouco mais de confiança e vamos melhorando a cada prova. Corro desde 2008 e esse ano a Mitsubishi está se superando, um clima muito bom. Rali não tem nada igual, é indescritível”, confirma o piloto. “A dupla está bem entrosada, estamos evoluindo, ainda falta muito, mas está legal e uma disputa sadia. Agora é tentar manter a liderança do campeonato”, comenta Breno.

Juliano Diener e Gunnar Dums, na L200 Triton ER Master, são a única dupla a conquistar o primeiro lugar nas duas etapas. “É sensacional, muito difícil acontecer isso. Estamos sendo bem competentes, muito felizes. Hoje a navegação estava difícil, do jeito que a gente gosta de andar”, disse Juliano.

Na ASX RS, Eder Benito e Fernando Abe subiram ao lugar mais alto do pódio. “Foi bom demais: ganhamos as três provas do dia e a premiação da Zona de Espetáculo. Estou feliz da vida, coroando com um resultado espetacular”, vibra Eder. “Estamos conseguindo chegar perto do nosso limite e do carro e queremos melhorar ainda mais. Hoje foi muito rápido e com curvas cegas, tem que acreditar na planilha e fazer o piloto acreditar”, acrescenta o navegador.

mit cup sp (9) mit cup sp (8) mit cup sp (7) mit cup sp (6)

Prêmios Rally dos Sertões
A Mitsubishi Cup e o Rally dos Sertões, maior prova de rali Cross-country do País, fecharam uma parceria inédita e irão dar mais de R$ 200 mil em prêmios nesta temporada.

As duplas primeiras colocadas até esta etapa de Ribeirão Preto garantiram a participação gratuita no Sertões Series Jalapão, que acontece entre os dias 5 e 9 de junho em uma das regiões mais inóspitas e bonitas do Brasil. Quem levou foi: Edu Piano / Fausto Dallape, Ricardo Feltre / Ivo Mayer, Eder Benito / Fernando Abe, Juliano Diener / Gunnar Dums, Albano Junior / Breno Resende e Thiago Rizzo / Leonardo Magalhães.

E tem mais: as duplas que estiverem na liderança da Mitsubishi Cup após a sexta etapa, em Indaiatuba (SP), ganharão a inscrição para o Sertões Series Rota Sul, que será disputado entre os dias 6 e 9 de dezembro.

O grande vencedor da temporada de 20 anos da Mitsubishi Cup, em cada uma das seis categorias, ganhará 50% de desconto na inscrição para o Rally dos Sertões 2020. E o vice-campeão de cada categoria ganha a inscrição de um apoio cada um.

Ao todo, a Mitsubishi Cup tem seis categorias: L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e a novíssima L200 Triton Sport RS.

Os carros são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida, e estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: yh@spinelliracing.com.br.

Próxima etapa
As duplas da Mitsubishi Cup se encontram novamente em Jaguariúna (SP), no dia 29 de junho, para uma prova inédita no Haras Patente.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Lubrax, W.Truffi, Axalta, Transzero, Pirelli, JBL, Unirios, Salomon e Artfix.

Calendário Mitsubishi Cup 2019*
3ª etapa – 29 de junho – Jaguariúna (SP) / Haras Patente
4ª etapa – 03 de agosto – Ponta Grossa (PR)
5ª etapa – 28 de setembro – Cordeirópolis (SP) / Autódromo V. Fragnani
6ª etapa – 19 de outubro – Indaiatuba (SP)
7ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP) / Autódromo Velo Città