voltar
bannernewsracer
Off-Road

Paulista Off-Road realiza prova em Taubaté e acirra disputa nas categorias Master e Turismo

Competidores enfrentaram 102 quilômetros e mais de quatro horas de percurso em meio a reflorestamentos e uma pista


05 Jul 2018 Paulista Off-Road Taubaté 02 (Crédito Haroldo Nogueira - Shez Fotografia) newsBANNER1

A cidade de Taubaté recebeu a terceira prova do ano do Paulista Off-Road no sábado, dia 23 de junho. Depois de passar também pelas cidades de São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, o campeonato conta com disputas acirradas nas categorias Super Master e Turismo. Na última prova, a competição inovou também na tecnologia e pela primeira vez realizou as inscrições e divulgou os resultados através de aplicativo próprio para celular.

Em uma prova rápida e dinâmica que aconteceu quase toda dentro de reflorestamento e encerrou na pista da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os carros percorreram 102 quilômetros em mais de quatro horas de duração. Na categoria Super Master, destinada aos competidores mais experientes, a dupla vencedora veio de Santana de Parnaíba-SP. O piloto Glauber Fontoura e o navegador Igor Quirrenbach ficaram em primeiro lugar e entraram na briga pelo campeonato assumindo a quarta colocação na classificação geral. Na categoria, apenas oito pontos separam os quatro primeiros colocados.

Já pela Graduados a disputa já tem favorito. O piloto Fábio Vernizi e o navegador Orestes Bacchetti Junior, de São Paulo-SP, ficaram em segundo lugar em Taubaté e abriram quase 40 pontos de vantagem para o segundo colocado na classificação geral. Os campeões da prova foram o piloto Bruno Calixto e o navegador Marcelo Jucá, de Macaé-RJ, que com o resultado estão em terceiro na classificação geral e a 41 pontos da ponta da tabela.

Paulista Off-Road Taubaté 03 (Crédito Haroldo Nogueira - Shez Fotografia)

Na Turismo a briga pelo campeonato também promete definição só na última prova do ano. O piloto Gustavo Amorim e a navegadora Débora Bonatti, de São Bernardo do Campo-SP, venceram em Taubaté e estão apenas a um ponto dos primeiros colocados na classificação geral da categoria. “A primeira etapa foi mais tranquila, mas tivemos aquelas pegadinhas que o Clayton (Clayton Prado, diretor de prova) gosta de fazer, de lacinho e bem rápidas. Mas o bacana da prova foi a terceira etapa que foi na pistinha da CBA. Cheia de balaios, laços rápidos e pegadinhas. Foi bem bacana, o carro trabalhou bem e conseguimos mais um pódio esse ano”, comenta Débora.

A Pajero TR4 guiada por Gustavo e Débora subiu ao pódio em meio a competidores com Pajero Full e Troller T4, carros bem superiores. De acordo com Gustavo, o trabalho de remapeamento fez toda a diferença para igualar a competitividade das equipes que brigam pelo título. “Cada prova tem o estilo do seu diretor e o Clayton gosta de provas rápidas e hoje não foi diferente. Assim, o remapeamento da SFI CHIPS foi essencial para colocar a TR4 no pódio”, afirma o piloto campeão da Turismo.

Nas categorias destinadas aos iniciantes, os amantes do off-road fizeram a festa em Taubaté. Pela categoria Turismo Light, os vencedores foram uma dupla de Rio Claro-SP formada pelo piloto Ricardo Rubio Lopes e pela navegadora Daniela Censon Lopes. Na Suzuki Off-Road os campeões aproveitaram também para fazer um treino para enfrentar o Transcatarina no próximo mês. O piloto João Carlos Afonso Estanqueiro e a navegadora Lúcia Cardoso Estanqueiro são da capital paulista.

Paulista Off-Road Taubaté 04 (Crédito Haroldo Nogueira - Shez Fotografia)

“Nós estamos gostando muito do campeonato. A prova foi bem dinâmica e bem próxima da que a Suzuki realizava. O pessoal da organização é superatencioso e sempre estão buscando aprimorar e deixar cada prova melhor. A etapa de Taubaté foi especial para nós, pois não tivemos erros e foi o que nos rendeu o pódio. O percurso também foi bem bacana, em uma prova muito dinâmica. Agora vamos fazer o Transcatarina e esperar ansiosos para mais uma etapa do Paulista”, afirma Lúcia.

O Paulista Off-Road tem supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A competição é realizada pela Paulista Off-Road Esportivos, com cronometragem e apuração da Totem. Em 2018, a competição conta com patrocínio de SFI CHIPS, Suzuki, Redd Promocional, FD Stands & Displays, Tulipa Rally, Concessionária Troller Trilha Serramar, ViaGastro, Street Motors e Super Tire/Cooper Tire. A etapa ainda contou com apoio local do Hotel Ibis Styles Taubaté e Prefeitura Municipal de Taubaté.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Taubaté.

PÓDIO SUPER MASTER (Piloto/Navegador)

1º | Glauber Fontoura e Igor Quirrenbach (Santana de Parnaíba-SP)
2º | José Carlos da Silva e Waldemberg dos Santos Barros (Cuiabá-MT)
3º | Pedro Agrelle e Rodrigo Breno Peternelli (Juiz de Fora-MG)
4º | Ernesto Masamitsu Kabashima e Luiz Durval Brenelli Paiva (São Paulo-SP)
5º | Ednilso Leonel Borguezani e Leandro Macedo (Curitiba-PR)

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º | Bruno Calixto e Marcelo Jucá (Macaé-RJ)
2º | Fábio Vernizi e Orestes Bacchetti Junior (São Paulo-SP)
3º | Miguel Sono e Rosi Vasconcelos (Rio de Janeiro-RJ)
4º | Flávio Boghossian e Candido Magalhães (Rio de Janeiro-RJ)
5º | Paula Breves e Vilma Rafael (Rio de Janeiro-RJ)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º | Gustavo Amorim e Débora Bonatti (São Bernardo do Campo-SP)
2º | Guilherme Barbosa e Lisiane Homem (Campinas-SP)
3º | Antônio Lourenço Piazentin e Jaqueline Urtado Piazentin (Americana-SP)
4º | Amarildo Senke e Rodrigo Silva (São José dos Pinhais-PR)
5º | Thiago Martino Santos e Karina Martino (São Bernardo do Campo-SP)

PÓDIO TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)

1º | Ricardo Rubio Lopes e Daniela Censon Lopes (Rio Claro-SP)
2º | Osvaldo Prezotto e Nathalia Graciano (São José dos Campos-SP)
3º | Bernardo Oliveira Pascarelli e Thuanny da Silva Pascarelli (Rio de Janeiro-RJ)
4º | Anderson Ishii e Evanilda Martins (São Paulo-SP)
5º | Eduardo Assis e Ellen Camero (Americana-SP)

PÓDIO SUZUKI OFF-ROAD LIGHT (Piloto/Navegador)

1º | João Carlos Afonso Estanqueiro e Lúcia Cardoso Estanqueiro (São Paulo-SP)
2º | Fernando Taliba e Carlos Davy (São Paulo-SP)
3º | Osvaldo Cruz e Bruno Cruz (Salesópolis-SP)
4º | Wagner Cipolla e Guilherme Cipolla (São Paulo-SP)
5º | Paulo Henrique Thomazinho e Ana Fioravanti Thomazinho (São Paulo-SP)