voltar
bannernewsracer
Rally

Paranaenses competem em game virtual de rally

Competição no RS é a primeira chancelada por uma federação de automobilismo


10 Mai 2019 cascavel  rally virtual (1) newsBANNER1

Competir em uma prova de rally de velocidade envolve uma série de estruturas e custos. Nem todos conseguem realizar o sonho de estar nas pistas deste que é uma das modalidades do automobilismo mais próximas do dia a dia das pessoas. Mas quando falamos de um game virtual, bom ai a história muda. Com custos e estrutura bem menor, o game possibilita desde quem tem grande experiência no esporte à crianças disputarem.

E foi pensando nisso que a organização do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade decidiu dar uma oportunidade, especialmente aos fãs que acabam indo para o barranco assistir os rallys, mas que não competem na corrida real. Dirceu Cabral, diretor técnico do Campeonato explica que o game virtual acabou caindo no gosto de muitas pessoas.

“São competidores de diversos estados brasileiros, das mais diversas idades e o bacana é que temos torcedores competindo contra competidores, já que muitos que disputam provas de rally real, acabaram participando do game. E olha que não são apenas eles que estão indo bem no game”, brinca Dirceu.

Brincadeiras a parte, o Campeonato de e-Rally no RS ganhou um formato oficial. É a primeira competição chancelada por uma federação de automobilismo, no caso a Federação Gaúcha. A cada etapa do campeonato real, uma etapa do game é realizada. Até agora, foram duas etapas.

Paranaenses na disputa

A equipe Rally Cascavel Motorsport tem um representante na disputa do e-Rally no RS. Cristian Pereira é um apaixonado por games. Ele é catarinense, da cidade de Chapecó. Mas é quem “manda ver” nas pistas virtuais pela equipe de Cascavel, no PR. “Eu acabei indo assistir um treino de rally real em Erechim quando conheci os Suptitz (Sandro, piloto da equipe) e o Ortolan (Eduardo, navegador da equipe). Ai conversamos, eles gostaram de ver o meu canal no YouTube, onde faço streaming dos meus jogos e acabamos tendo a ideia desta parceria, que está sendo muito legal, tem sido uma experiência muito bacana”, destaca Cristian.

Eduardo Ortolan, que é navegador da equipe Rally Cascavel Motorsport no Brasileiro e Gaúcho de rally real, diz que a proposta foi inusitada, mas que acabou sendo uma boa iniciativa. “Quando conversamos com ele (Cristian), entendemos o amor que ele tem pelo esporte. O conhecemos melhor, vimos a sua humildade, algo que caracteriza nossa equipe também. O convite de ele nos representar surgiu como uma forma de levar as cores da nossa equipe, uma ampliarmos a divulgação e incentivar ele no game. No próximo ano, no Training Day (evento de inter-temporada no RS), ele poderá dar uma volta com o nosso carro, realizando assim o sonho de pilotar um carro de rally real”, destaca Ortolan.

“Achamos muito legal a ideia do campeonato virtual, esta foi uma forma de incentivar a própria competição e que mais equipes façam o mesmo, incentivar este pessoal que gosta dos games e o faz até mesmo de forma profissional. Acabamos trocando informações sobre rally real e online, enfim tem sido uma iniciativa muito bacana para todos”, completa Ortolan.

Curitiba, São José dos Pinhais, Dois Vizinhos, Paranaguá e Toledo são outras cidades que tem representantes na competição virtual.

A próxima parada, tanto no virtual quanto no real, será o Rally de Erechim, nada menos que a maior e mais importante prova do calendário nacional. A prova acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Supitz e Ortolan competem com o patrocínio da Beus, Jangal Auto Posto Texas, CIA Turismo, Moinho Rio Azul, Bar do Didi, rei do Pão, Ótica Curitiba, Mizuno, Auto Escola Senna e TireShop.