voltar
bannernewsracer
Rally

Mundial de Rali WRC promete carros híbridos para 2022


02 Jul 2020 AP-22WKQ67N52111_news (Copy) newsBANNER1

O campeonato Mundial de Rali – WRC, anunciou no final de junho, que a temporada de 2022 trará uma nova regulamentação para os carros e que estes serão híbridos.

Em reportagem postada no site oficial do Campeonato, a organização promete que em relação a visual e audição, tudo seguirá os atuais padrões. O que mudará, mais importantemente, é o fato de os carros não serem movidos mais apenas por combustão.

Para a Federação Internacional de Automobilismo, esta será a maior mudança nos regulamentos técnicos desde a chegada do Grupo A em 1987.

Em 18 meses, os carros da classe principal incorporarão tecnologia de ponta para torná-los mais sustentáveis do que nunca. Viajando por vilas, cidades e parques de serviços, eles contarão com bateria e não com gasolina para fazer seu progresso silencioso.

“Este é o futuro do WRC”, disse o diretor de rali da FIA, Yves Matton. “É emocionante trabalhar para esta próxima geração”.

Paralelamente ao cumprimento das atuais ambições da WRC, as equipes de fabricantes estão desenvolvendo seus carros em preparação para os testes começarem já na próxima temporada.

O sistema híbrido será fornecido pela empresa alemã Compact Dynamics, uma empresa com uma rica herança no fornecimento de soluções elétricas para o automobilismo em todos os níveis, incluindo a Fórmula 1, corrida de resistência e a série de corrida totalmente elétrica da Fórmula E.

A Compact Dynamics fornecerá o E-motor, a eletrônica de potência e o sistema de acionamento. A bateria, que quando totalmente carregada fornecerá cerca de 100kw (aproximadamente 130bhp) será fornecida pela Kreisel Electrics.

Um extra de 130 cv, que levaria a potência a cerca de 500 cv, parece interessante. Principalmente, a energia da bateria será usada na transição através de áreas construídas, mas a implantação na competição é algo que a FIA está analisando.

“Estamos”, disse Matton, “olhando algumas áreas em estágios em que poderíamos usar essa energia extra. Mas temos que ter cuidado onde é usado. ”

Mas o híbrido é mais do que ir silenciosamente mais rápido, é sobre alinhar o WRC com o esporte e a sociedade.

Matton acrescentou: “Vemos agora, com os atuais fabricantes de carros, o híbrido é a tendência e o futuro.

“A evolução da sociedade significa que carros híbridos e elétricos têm um grande futuro. É aqui que o foco do marketing é dos [fabricantes] e, como esporte, temos a oportunidade de refletir isso. As condições que temos no WRC são realmente desafiadoras para esta tecnologia. ”