voltar
Pista

Mercedes-Benz Challenge chega em Tarumã com pilotos sulistas em alta

19 Out 2017
Fernando Jr.

Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre, o Autódromo Internacional de Tarumã será palco, no próximo fim de semana, da sexta etapa do Mercedes-Benz Challenge. Considerado o traçado mais tradicional do Rio Grande do Sul, Tarumã tende a ser uma corrida-chave para apontar os favoritos ao título de 2017, uma vez que pilotos da região ocupam as primeiras posições da tabela. 

A partir de sexta-feira, as categorias CLA AMG Cup e C 250 Cup aceleram na pista com treinos livres. No dia seguinte, outras duas sessões completam a fase de acerto dos carros e classificação do grid. No domingo, a prova terá largada às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports. 

Faltando três corridas para o fim do campeonato, o representante dos “Pampas”, Fernando Júnior, soma 81 pontos na liderança da CLA AMG Cup, com uma vantagem de 30 sobre o segundo colocado, Betão Fonseca. O terceiro posto na categoria é de outro gaúcho, com Roger Sandoval acumulando 55 pontos. 

“A minha expectativa é das melhores”, admite Fernando Júnior. “A meta da nossa equipe é tentar ampliar ainda mais a vantagem que temos na tabela do campeonato. Embora seja uma corrida em um traçado que conheço bastante, há muitos bons pilotos no Mercedes-Benz Challenge. Assim, não me sinto favorito. Vou entrar na pista com a mesma dedicação e determinação para buscar o melhor resultado possível”, continua o gaúcho, que já soma três vitórias em 2017. 

Na categoria C 250 Cup, a liderança é do catarinense Claudio Simão, que tem 81 pontos – apenas 15 de vantagem sobre o paulista André Moraes Júnior e a dupla goiana Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel.

“Nossa equipe está fazendo um trabalho muito sério e isso tem refletido nos resultados”, diz Claudio Simão. “Eu tenho 59 anos e brigo de igual para igual com rivais muito mais jovens, de até 18 anos de idade, o que mostra o nível do nosso empenho e compromisso na disputa por este título. A nossa meta é sair de Tarumã ainda entre os líderes e focar 100% nas duas últimas etapas. Um campeonato competitivo como esse não se ganha somente na velocidade pura, mas também na estratégia e no trabalho inteligente da equipe, afirma o representante de Santa Caratina. 

Favoritos ou não, os pilotos da região sabem que o fim de semana vai exigir o máximo de habilidade e vontade de vencer. “A temporada só termina na bandeirada final, em Interlagos”, diz o líder Fernando Júnior. “Até lá ninguém conquistou nada ainda. E é por isso que todas as provas são muito valiosas no nosso esforço de 2017. Tarumã vai provar isso”, finaliza o líder da CLA AMG Cup. 

Histórico da pista 

Tarumã sediará no domingo o quarto evento do Mercedes-Benz Challenge de sua história. O tradicional traçado gaúcho estreou no torneio em 2013, quando a competição contava apenas com a categoria C 250 Cup, em uma corrida vencida pelo mineiro Edson Coelho, mas com o piloto local Márcio Campos no segundo posto. No mesmo ano, a pista recebeu uma rodada dupla, com as duas vitórias conquistadas por Campos. O traçado de Viamão voltaria ao calendário em 2016, agora com as duas categorias na pista. A prova foi marcada pela vitória do cearense Adriano Rabelo, deixando Fernando Júnior no segundo lugar. Ou seja, em seu histórico a pista já registra duas das quatro vitórias para os gaúchos, entre os participantes de diversos estados do Brasil. 

Confira a pontuação das duas categorias após cinco etapas: 

CLA AMG Cup

1) Fernando Júnior – WCR, 91
2) Betão Fonseca – Center Bus Sambaíba Racing, 61
3) Roger Sandoval – Mottin Racing, 55
4) Lorenzo Varassin – Cordova Motorsports, 52
5) José Vitte – WCR, 51
6) Raijan Mascarello – Mottin Racing, 41
7) Luiz Carlos Ribeiro – Ourocar Racing, 41
8) Pierre Ventura – Cordova Motorsports, 40
9) Renato Braga – Rsports Racing, 39
10) Adriano Rabelo – Cordova Motorsports, 31
11) Paulo Varassin – Cordova Motorsports, 30
12) Fernando Poeta – Mottin/Sul Racing, 26
13) Fernando Amorim – Mottin/Sul Racing, 25
14) Fabio Escorpioni – Hot Car Competições, 23
15) Cristian Mohr – WCR, 17
16) Danilo Pinto – Cordova Motorsports, 16
17) Alexandre Buender – Mottin/Sul Racing, 8
18) Cesar Fonseca – Center Bus Sambaíba Racing, 2
19) Arnaldo Diniz – Comark Racing, 0 

C 250 Cup

1) Claudio Simão – Center Bus Sambaíba Racing, 81
2) André Moraes Jr. – PGL Racing, 66
3) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel – Brandão Motorsport, 66
4) Flavio Andrade – Hot Car Competições, 59
5) João Lemos – PGL Racing, 53
6) Marcos Paioli/Peter Gottschalk – Paioli Racing, 50
7) Alexandre Navarro – Rsports Racing, 41
8) Cello Nunes – Rsports Racing, 36
9) Peter Michael Gottschalk – Paioli Racing, 31
10) Beto Rossi – Paioli Racing, 30
11) Max Mohr – Rsports Racing, 29
12) Carlos Machado – Center Bus Sambaíba Racing, 29
13) Bruno Alvarenga – Rsports Racing, 15
14) Ydenis Souza/Bruno Alvarenga – Rsports Racing, 15
15) Carlos Alberto Guilherme/Sergio Kuba – Center Bus Sambaíba Racing, 15
16) Ciro Lobo/Fabio Peterson – Center Bus Sambaíba Racing, 15
17) Luiz Barcellos – Center Bus Sambaíba Racing, 14
18) Fernando Pessoa – Center Bus Sambaíba Racing, 6
19) Rudinei Sabino – Center Bus Sambaíba Racing, 4
20) Giusepe Vecci – Friato/DCM, 1

bannernewsracer

Parceiros

  • prime
  • astrus