voltar
Kart

Kart Petrobras: Treinos começam na Paraíba e disputa pelas 3 vagas finais promete emoção

11 Out 2017
kart petrobras

A definição das últimas três vagas para a final da 19a edição da Seletiva de Kart Petrobras não poderia ter um “palco” melhor. A disputa acontecerá neste sábado (dia 14) dentro da Copa Brasil de Kart, no kartódromo Paladino Internacional, em João Pessoa, na Paraíba, e vai reunir os melhores pilotos do país e de diversas regiões.

Os treinos livres começam nesta terça-feira (10) e seguem na quarta-feira (11), com o total de cinco sessões. Na quinta-feira (12), os pilotos já terão a tomada de tempos, a partir das 9h20, e a primeira bateria classificatória às 11h30. Na sexta-feira (13), acontecerá a segunda prova classificatória às 8h40. A decisão da Graduados, que seleciona os pilotos da Seletiva de Kart Petrobras, acontecerá no sábado às 10h15.

Entre os concorrentes às vagas estão dois ex-finalistas de 2015. O goiano João Rosate, que foi o quinto colocado, e o paraibano Sérgio Crispim, que foi o décimo na decisão dois anos atrás, e terá a torcida local a seu favor.

“Minha expectativa é muito boa. Teremos pilotos experientes na briga e, correr em casa, facilita de um lado, já que tem toda a família na torcida, mas a pressão também é grande. Mas estou bem motivado e vou lutar muito por essa vaga”, declarou o piloto de 17 anos.

Os três primeiros colocados na Copa Brasil – com idade entre 15 e 18 anos e que não tenham sido campeões da Seletiva em edições passadas – serão os selecionados, que vão se juntar aos gaúchos Pedro Goultart e Arthur Leist, o paranaense Edgar Bueno Net, os mineiros Gabriel Paturle e Lucas Grosskopf, os brasilienses Lucas Okada e Enzo Elias e os paulistas Murilo Coletta e Vinícius Ponce.

“É a última chance que os pilotos terão para serem finalistas em 2017, então a disputa tende a ser ainda maior. Sem contar que a Copa do Brasil, por isso só, já tem muita competitividade. A expectativa é grande. Está muito calor na Paraíba e esse pode ser um desafio a mais para os pilotos”, lembrou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.

A grande final da Seletiva acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Pilotos já classificados para a final (nove das 12 vagas):

Pedro Goulart (RS)

Edgar Bueno Neto (PR)

Arthur Leist (RS)

Gabriel Paturle (MG)

Lucas Grosskopf (MG)

Lucas Okada (DF)

Murilo Coletta (SP)

Vinícius Ponce (SP)

Enzo Elias (DF)

O calendário da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: 

Fase Classificatória

1ª Etapa – 22 de julho – Penha (SC) – Campeonato Brasileiro de Kart

2ª Etapa – 19 de agosto – Vespasiano (MG) – Taça Minas Gerais de Kart

3ª Etapa – 23 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart

4ª Etapa – 14 de outubro – João Pessoa (PB) – Copa Brasil de Kart

Final

31 de outubro e 1o de novembro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

bannernewsracer

Parceiros

  • prime
  • astrus