voltar
bannernewsracer
Rally

Hora de reestréia para Carbonera e Gracioli no Brasileiro de Rali

Após quatro anos sem competirem juntos, dupla reinicia parceria no próximo final de semana


05 Abr 2018 Evandro_Juliano newsBANNER1

Após um tempo afastados das pistas, a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Juliano Gracioli está voltando a competir. Será o retorno e reencontro da dupla que foi campeão do Gaúcho de Rali de Velocidade. Evandro já está há três anos sem competir e Juliano há quatro. E o reencontro dos dois será na cidade de Estação, no RS, que neste final de semana, de 6 a 8, recebe a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rali (CBR).

O tempo afastado das pistas fez com que Evandro e Juliano trabalhassem para retornar com suporte necessário para formação de uma equipe o mais profissional possível. “Atuamos com projetos junto a patrocinadores, a leis de incentivo ao esporte, para podermos voltar com uma estrutura que pudesse nos dar a possibilidade de lutar também por resultados”, destaca Evandro.

Agora, a dupla vai representar a equipe Nova Itália RS Rally Team, do Automóvel Clube de Severiano de Almeida – Acsa –  (Cavaletti Cadeiras Profissionais/Cassul Distribuidora com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte/Lussani Terraplanagen/Lorenci). A categoria da equipe será a RC5 – dos carros de tração 4×2 e uma das mais competitivas do CBR.

A volta

Evandro e Juliano tem boa expectativa para o retorno às pistas. “Ficamos três anos afastados de todas as competições e neste período sempre trabalhamos para retornar. Foram muitas ações para poder tornar realidade este desejo. Nossa intenção agora é fazer um trabalho o mais profissional possível, fazendo com que as empresas que estarão conosco, entendam e consigam mensurar o retorno que a equipe dará a eles”, acrescenta Evandro.

“Estou feliz por estar retornando aos ralis, mais feliz ainda por fazer parte deste projeto, voltar a andar com o Evandro, onde sempre conseguimos um bom entrosamento nas corridas. Já bate a ansiedade pela primeira prova e esperamos buscar um bom desempenho nesta primeira etapa”, amplia Juliano Gracioli.

Primeiro rali

Agora a dupla passa projetar a primeira etapa do CBR 2018. “O rali de Estação é muito rápido, difícil e especialmente para nós que estaremos voltando a competir. Também não teremos o nosso carro oficial da temporada para esta etapa, então vamos tentar treinar o máximo possível e claro, dentro da possibilidade somar pontos porque eles serão importantes para a temporada”, enfatiza o piloto.

Segundo Evandro, esta primeira corrida será de readaptação. “Teremos que ter muita concentração, estar o mais tranquilo possível, mas claro, brigando pelo melhor resultado que possamos alcançar”, completa.

“Por serem especiais bastante rápidas, é fundamental uma navegação perfeita para que o piloto possa acreditar no que o navegador cantar, e com isso imprimir um ritmo forte de prova, embora estejamos começando tudo novamente”, pondera Gracioli. 

O rali

Estação é uma prova tradicional do calendário brasileiro e estadual. Realizada a 18 anos, a prova vai abrir novamente em 2018, os dois campeonatos. A programação começa na sexta-feira, dia 6, com a realização dos reconhecimentos das especiais, pelos competidores.

Neste mesmo dia, acontece, a partir das 20h, a largada promocional, no centro da cidade. Depois, no sábado e domingo, dias 7 e 8, acontecem a disputa das especiais, seis delas no primeiro dia e outras cinco no segundo. A corrida passará por estradas de terra dos municípios de Estação, Erebango e Ipiranga do Sul.

Serão 140 quilômetros de trechos cronometrados. Cada dia vale uma etapa, tanto do Brasileiro quanto do Gaúcho de rali, perfazendo a rodada dupla no final de semana. A premiação será às 15h de domingo, junto ao Parque de Apoio, na Estação Ferroviária de Estação, ponto histórico do município.

O acesso ao Parque de Apoio, onde ficam os boxes das equipes e às especiais, será gratuito.

Serviço

O que: Rally de Estação

Onde: Estação – RS

Quando: dias 6 a 8 de abril

Programação

Sexta-feira, dia 6 de abril

– Reconhecimento das especiais

– Largada promocional – 20h

Sábado, dia 7

8h53 – Largada da Especial Erebango 1 – 11km33

9h21 – Largada da Especial Banrisul/Estação 1 – 13km69

11h09 – Largada da Especial Erebango 2 – 11km33

11h37 – Largada da Especial Banrisul/Estação 2 – 13km69

13h25 – Largada da Especial Erebango 3 – 11km33

13h53 – Largada da Especial Banrisul/Estação 3 – 13km69

Domingo, dia 8

8h23 – Largada da Especial Ipiranga do Sul 1 – 14km06

9h13 – Largada da Especial Ipiranga do Sul 2  – 14km06

10h01 – Largada da Especial Estação 1 – 11km76

11h44 – Largada Especial Ipiranga do Sul 3  – 14km06

12h27 – Largada da Especial Estação 2 – 11km76