voltar
bannernewsracer
Entrevistas

Frente a frente com ele: Guilherme Salas


29 Mar 2014 salas newsBANNER1

ApA?s as vitA?rias no AutA?dromo JosAi?? Carlos Pace, em Interlagos, o jovem piloto de 19 anos, comemora a nova fase.

SA?o Paulo, 27 de marAi??o de 2014 -O piloto Ai?? o atual campeA?o da Sprint Race e venceu as corridas da rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Turismo em sua estreia na competiAi??A?o, no A?ltimo domingo 23 de marAi??o, no autA?dromo de Interlagos. O garoto de JundiaAi??/SP, conta como foi o avanAi??o na sua carreira no automobilismo e sobre a categoria que disputou em 2013, a Sprint Race:

– Como Ai?? ser campeA?o da Sprint Race?
Guilherme Salas: Ai?? muito bom porque Ai?? uma categoria de base e com isso ganhei mais visibilidade no meio do turismo no Brasil.

– Como avalia o nAi??vel dos competidores?
Guilherme Salas: O nAi??vel Ai?? bom e com corridas acirradas, principalmente agora que comeAi??ou a chegar os “garotos” do kart.

– Qual a experiA?ncia que a Sprint Race trouxe para sua carreira no automobilismo?
Guilherme Salas: Me trouxe bastante experiA?ncia porque lA? os carros sA?o todos iguais e com isso vocA? precisa dar o melhor de si e mais um pouco para vencer, assim fui descobrindo alguns pontos.

-Como vA? o equilAi??brio dos carros?
Guilherme Salas: Os carros sA?o totalmente iguais, liberado mexer sA? em asa e calibragem.

– Como Ai?? pilotar o carro da Sprint Race com banco no meio no estilo de um fA?rmula?
Guilherme Salas: Ai?? legal principalmente para mim que sai do kart, parece um kart grande quando vocA? estA? pilotando.

– Qual a receita para se tornar um piloto constante e rA?pido?
Guilherme Salas: Saber o limite do carro, ler corretamente a telemetria e apertar o pedal da direita (risos).

– O calendA?rio 2014 terA? a corrida noturna em Londrina como novidade. Com sua experiA?ncia, qual deve ser a estratAi??gia a ser adotada pelos pilotos inscritos?
Guilherme Salas: Acho que devemos tomar mais cuidado pois a visibilidade Ai?? menor e a temperatura dos pneus vA?o demorar mais para subir.

– Qual o circuito brasileiro que mais se identificou com o modelo Sprint Race?
Guilherme Salas: AutA?dromo de Interlagos.

– Como vocA? analisa esse momento de sua carreira e quais seus planos futuros?
Guilherme Salas: Estou em um bom momento na carreira, consegui ser campeA?o da SR e jA? comecei com o pAi?? direito no Brasileiro de Turismo.

– Qual o seu recado para os pilotos que querem ter a possibilidade de se consolidar enquanto piloto profissional?O que Ai?? preciso?
Guilherme Salas: Ai?? preciso sempre comeAi??ar em uma categoria de base para ir evoluindo aos poucos, que Ai?? o caso da Sprint Race.

– VocA? acha que hoje um piloto pode fazer carreira somente no Brasil?
Guilherme Salas: Acho sim, mas somente no turismo, e tambAi??m temos outros caminhos como Europa e nos EUA.

A Sprint Race, consolidada como uma das principais competiAi??Ai??es nacionais automotivas, estA? em sua terceira temporada e terA? sua primeira etapa em 27 de abril em Interlagos com transmissAi??es exclusivas do canal BandSports.

Sistema de Disputa

Em 2014 o sistema de disputa da Sprint Race permanece o mesmo, com 16 corridas que acontecem em oito datas diferentes, com 25 minutos de prova, onde cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. No caso das duplas, cada piloto terA? o mesmo tempo de treinos e corridas. A premiaAi??A?o serA? do primeiro ao quinto lugar, sendo que em cada etapa o vencedor recebe um prA?mio.

A Sprint Race tA?m patrocAi??nio da Alpina, Fremax, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Valeo.

CalendA?rio da Sprint Race 2014:

04/04 – Treino Coletivo – Curitiba/PR
27/04 – 1A? etapa – SA?o Paulo/SP
18/05 – 2A? etapa – Santa Cruz do Sul/RS
22/06 – 3A? etapa – SA?o Paulo/SP
03/08 – 4A? etapa – Cascavel/PR
24/08 – 5A? etapa – Curitiba/PR
21/09 – 6A? etapa – Londrina/PR
09/11 – 7A? etapa – Curitiba/PR (oval)
07/12 – 8A? etapa – Curitiba/PR

Foto: Luciano Santos