voltar
Entrevistas

Frente a frente com ele: Guilherme Salas

29 Mar 2014
salas

Após as vitórias no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, o jovem piloto de 19 anos, comemora a nova fase.

São Paulo, 27 de março de 2014 -O piloto é o atual campeão da Sprint Race e venceu as corridas da rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Turismo em sua estreia na competição, no último domingo 23 de março, no autódromo de Interlagos. O garoto de Jundiaí/SP, conta como foi o avanço na sua carreira no automobilismo e sobre a categoria que disputou em 2013, a Sprint Race:

– Como é ser campeão da Sprint Race?
Guilherme Salas: É muito bom porque é uma categoria de base e com isso ganhei mais visibilidade no meio do turismo no Brasil.

– Como avalia o nível dos competidores?
Guilherme Salas: O nível é bom e com corridas acirradas, principalmente agora que começou a chegar os “garotos” do kart.

– Qual a experiência que a Sprint Race trouxe para sua carreira no automobilismo?
Guilherme Salas: Me trouxe bastante experiência porque lá os carros são todos iguais e com isso você precisa dar o melhor de si e mais um pouco para vencer, assim fui descobrindo alguns pontos.

-Como vê o equilíbrio dos carros?
Guilherme Salas: Os carros são totalmente iguais, liberado mexer só em asa e calibragem.

– Como é pilotar o carro da Sprint Race com banco no meio no estilo de um fórmula?
Guilherme Salas: É legal principalmente para mim que sai do kart, parece um kart grande quando você está pilotando.

– Qual a receita para se tornar um piloto constante e rápido?
Guilherme Salas: Saber o limite do carro, ler corretamente a telemetria e apertar o pedal da direita (risos).

– O calendário 2014 terá a corrida noturna em Londrina como novidade. Com sua experiência, qual deve ser a estratégia a ser adotada pelos pilotos inscritos?
Guilherme Salas: Acho que devemos tomar mais cuidado pois a visibilidade é menor e a temperatura dos pneus vão demorar mais para subir.

– Qual o circuito brasileiro que mais se identificou com o modelo Sprint Race?
Guilherme Salas: Autódromo de Interlagos.

– Como você analisa esse momento de sua carreira e quais seus planos futuros?
Guilherme Salas: Estou em um bom momento na carreira, consegui ser campeão da SR e já comecei com o pé direito no Brasileiro de Turismo.

– Qual o seu recado para os pilotos que querem ter a possibilidade de se consolidar enquanto piloto profissional?O que é preciso?
Guilherme Salas: É preciso sempre começar em uma categoria de base para ir evoluindo aos poucos, que é o caso da Sprint Race.

– Você acha que hoje um piloto pode fazer carreira somente no Brasil?
Guilherme Salas: Acho sim, mas somente no turismo, e também temos outros caminhos como Europa e nos EUA.

A Sprint Race, consolidada como uma das principais competições nacionais automotivas, está em sua terceira temporada e terá sua primeira etapa em 27 de abril em Interlagos com transmissões exclusivas do canal BandSports.

Sistema de Disputa

Em 2014 o sistema de disputa da Sprint Race permanece o mesmo, com 16 corridas que acontecem em oito datas diferentes, com 25 minutos de prova, onde cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. No caso das duplas, cada piloto terá o mesmo tempo de treinos e corridas. A premiação será do primeiro ao quinto lugar, sendo que em cada etapa o vencedor recebe um prêmio.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Fremax, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Valeo.

Calendário da Sprint Race 2014:

04/04 – Treino Coletivo – Curitiba/PR
27/04 – 1ª etapa – São Paulo/SP
18/05 – 2ª etapa – Santa Cruz do Sul/RS
22/06 – 3ª etapa – São Paulo/SP
03/08 – 4ª etapa – Cascavel/PR
24/08 – 5ª etapa – Curitiba/PR
21/09 – 6ª etapa – Londrina/PR
09/11 – 7ª etapa – Curitiba/PR (oval)
07/12 – 8ª etapa – Curitiba/PR

Foto: Luciano Santos

bannernewsracer

Parceiros

  • prime
  • astrus