voltar
bannernewsracer
Fórmula 1

F1: Bottas surpreende e vence prova da Austrália na abertura da temporada


17 Mar 2019 f1 australia corrida (7) newsBANNER1

Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio da Austrália, tornando-se no primeiro líder do Campeonato de Pilotos de 2019 na Fórmula 1. Depois de ter dominado a qualificação no sábado, esperava-se que a Mercedes pudesse concretizar o seu potencial com uma vitória, mas ao arrancar da pole-position, a aposta era que seria Lewis Hamilton a começar a defesa do seu título no degrau mais alto do pódio.

No entanto, o finlandês tinha ideias diferentes e, com uma boa largada, passou seu companheiro de time logo na largada, liderando a corrida de Melbourne desde os primeiros momentos.

f1 australia corrida (11)

A partir de então, Bottas dominou completamente a corrida sem que Hamilton lhe conseguisse passar. O finlandês construiu uma vantagem confortável e, com uma boa gestão de pneus, parou nos boxes apenas na vigésima segunda volta, dez depois de Sebastian Vettel e nove após o seu colega de equipe.

Hamilton não teve uma corrida fácil, não conseguindo acompanhar o ritmo de Bottas, mas na primeira parte da prova não teve dificuldades em manter Vettel a uma distância respeitável. Contudo, quando Verstappen passou o piloto da Ferrari, estavam cumpridas trinta e uma voltas, passou a ser uma ameaça ao segundo posto do piloto da Mercedes.

f1 red bull australia (1)

Hamilton, porém, conseguiu segurar o ímpeto do holandês da Red Bull, que não evitou uma ligeira saída de pista na Curva 1, quando perseguia o Campeão do Mundo. Verstappen bateu os dois pilotos da Ferrari, que tiveram uma longa tarde em Melbourne e sem capacidade para acompanhar os três da frente.

f1 australia corrida (4)

Vettel viu suas chances reduzir-se drasticamente após a sua parada nos boxes, perdendo contato com Hamilton, para ser ultrapassado pelo holandês. No final da prova, Charles Leclerc, que esteve também abaixo do esperado e não evitou uma saída de pista na Curva 1, chegou a ameaçar o lugar do alemão, mas foi avisado pela equipe para manter a sua posição.

f1 australia (20)

A Haas liderou o segundo pelotão e Kevin Magnussen conquistou o sexto lugar. Porém, tal como aconteceu no ano passado em Melbourne, a formação americana voltou a ter problemas nos boxes e Romain Grosjean abandonou com uma roda mal apertada.

f1 australia corrida (1)

Num segundo grupo tão competitivo, do sétimo até ao décimo primeiro foram apenas cinco segundos de diferença sendo muita a incerteza até à bandeirada. Nico Hulkenberg, sem andamento para Magnussen cruzou a linha de chegada no sétimo lugar seguido por Kimi Raikkonen, ao passo que o piloto da Alfa Romeo se via pressionado por Lance Stroll que tinha no seu encalço Daniil Kvyat e Pierre Gasly.

A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas com o Grande Prêmio do Bahrein.

f1 australia corrida (8)

RESULTADO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA
POS PILOTO CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 Valtteri Bottas Mercedes Mercedes –
2 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 20.886
3 Max Verstappen Red Bull Honda 22.520
4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 57.109
5 Charles Leclerc Ferrari Ferrari 58.230
6 Kevin Magnussen Haas Ferrari 1’27.156
7 Nico Hulkenberg Renault Renault 1 volta
8 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 1 volta
9 Lance Stroll Racing Point Mercedes 1 volta
10 Daniil Kvyat Toro Rosso Honda 1 volta
11 Pierre Gasly Red Bull Honda 1 volta
12 Lando Norris McLaren Renault 1 volta
13 Sergio Perez Racing Point Mercedes 1 volta
14 Alex Albon Toro Rosso Honda 1 volta
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 1 volta
16 George Russell Williams Mercedes 2 voltas
17 Robert Kubica Williams Mercedes 3 voltas
Romain Grosjean Haas Ferrari
Daniel Ricciardo Renault Renault
Carlos Sainz Jr. McLaren Renault

f1 australia corrida (5)