voltar
bannernewsracer
Rally

Evans vence o Rally da Suécia e assume liderança do Mundial de Rali


17 Fev 2020 Elfyn Evans , Scott Martin,  Kalle Rovanpera , Jonne Halttunen (3) (Copy) newsBANNER1

Elfyn Evans liderou do início ao fim para garantir uma vitória dominante no Rally da Suécia na neste final de semana, fato que também o leva a liderar o Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC), pela primeira vez em sua carreira.

Ele se tornou o primeiro piloto britânico a vencer a única prova de inverno do WRC, depois de levar Toyota Yaris em boas condições no Wolf Power Stage de encerramento, terminando a 12,7 segundos à frente do campeão mundial Ott Tänak.

A sensação adolescente, Kalle Rovanperä deixou para trás o seis vezes campeão e companheiro de equipe, Sébastien Ogier ao conquistar o terceiro lugar. Aos 19 anos, ele se tornou o piloto mais jovem a conquistar o pódio no WRC.

O clima moderado fez com que o cronograma do rali de quatro dias, na segunda rodada da temporada, fosse encurtado devido à falta de neve e gelo. As condições não conseguiram deter Evans, que assumiu a liderança no teste de velocidade de abertura e seguiu assim até o fim.

A chuva forte que caía nas estradas geladas trouxe um risco extra para o único trecho de domingo. Com uma vantagem de 17,2 segundos da noite para o dia, Evans conseguiu medir seu ritmo e selar sua segunda vitória na carreira, e a primeira para o co-piloto Scott Martin após disputar 133 provas do WRC.

AP-234BRUJ3N2111_news (Copy)

“Foi uma corrida complicada de terminar e com a aderência mudando tanto que não me arrisquei. Senti que estava um pouco demais para me arriscar”, disse Evans, que comemorou a vitória apenas em seu segundo ano com a Toyota Gazoo Racing depois de mudar do M-Sport Ford.

“Foi um grande esforço tentar se estabelecer em uma nova equipe e esses grupo de pessoas tornaram o trabalho muito, muito fácil e nos deram tudo o que poderíamos querer fazer”, acrescentou.

O segundo lugar de Tänäk foi um bom resultado depois de um acidente em Monte Carlo, que deixou o estoniano incerto de sua condição física. “A recuperação demorou um pouco e, na primeira semana, senti um pouco de dor, então não estava realmente confiante de que estaria bem para a Suécia”, disse ele.

Tänak, pilotando um Hyundai i20, terminou 7,5 segundos à frente de Rovanperä, que avançou mais rápido para rebaixar Ogier, colega de Yaris. Depois de seguir o francês por 0,5 segundo durante a noite, ele terminou 3,4 segundos à frente.

Esapekka Lappi foi mais 8,8 segundos atrás em quinto no Ford Fiesta, o finlandês eliminando o i20 de Thierry Neuville, vencedor da primeira prova do ano. Neuville está empatado em pontos à frente do campeonato com Evans, mas o galês ocupa o primeiro lugar na contagem regressiva.

O primeiro rali de terra da temporada é o próximo. O Rally Guanajuato México está sediado em León, de 12 a 15 de março, quando a série viaja para fora da Europa pela primeira vez nesta temporada.

Resultado Rally da Suécia:

1. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris 1hr 11min 43.1sec

2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 + 12,7 segundos

3. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris + 20,2seg

4. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris + 23,6 segundos

5. E Lappi / J Ferm FIN Ford Fiesta + 32,4 segundos

6. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 + 33,8 segundos

Classificação do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2020 (depois da 2ª rodada de 13 previstas)

1. E Evans 42 pontos

2. T Neuville 42

3. S Ogier 37