voltar
bannernewsracer
Off-Road

Dupla do X Rally Team vai ao pódio na África do Sul

Marcos Baumgart e Kleber Cincea disputaram a primeira etapa do campeonato de rali cross country daquele país e terminaram com a terceira posição a bordo do Ford Ranger V8


20 Mar 2018 baumgart newsBANNER1

Marcos Baumgart e Kleber Cincea começaram de maneira positiva a temporada do South African Cross Country Series (SACCS), o campeonato sul-africano de rali cross country. A dupla do X Rally Team, que venceu na abertura do Campeonato Brasileiro em Minas Gerais há pouco mais de uma semana, voou para a África do Sul para a primeira disputa do ano em Dullstroom, a duas horas de Johanesburgo, a Mpumalanga 400.

Competindo na classe T com o Ford Ranger V8 4×4 de especificação T1 FIA, exatamente igual ao carro que conquistou dois títulos consecutivos no Rally dos Sertões com Cristian Baumgart e Beco Andreotti, Marcos e Kleber juntaram-se às duplas da NWM Motorsport lideradas pelos pilotos – e irmãos – Lance e Gareth Woolridge.

A prova consistiu em um prólogo de 48 quilômetros no qual a dupla brasileilra cometeu dois pequenos erros para fechar em 12º. Durante a noite, uma forte chuva, seguida de uma brusca queda de temperatura, deixaram as coisas mais difíceis no sábado com muita lama e poças diminuindo a aderência em trajetos já considerados difíceis com pista seca.

A primeira volta era um trecho de 170 quilômetros, a dupla do X Rally Team confirmou a evolução subindo para o sexto lugar. Por causa das condições do piso, a organização da prova decidiu encurtar o segundo trecho para 72 quilômetros.

O aprendizado e a experiência adquiridos deram seus resultados, e Marcos e Kleber terminaram a prova com a terceira melhor marca no geral, atrás de Lance Woolridge/Ward Huxtable, com o NWM-Ford Ranger, e Richard Leeke/Henri Kohne, de BMW.

“Estava muito escorregadio com toda a lama. Viemos para aprender e terminar as provas, então fomos cuidadosos desde o início. Terminar em terceiro foi fantástico, um grande resultado para nós e para todo o time”, afirmou Marcos. “Tivemos um grande aprendizado, o Marcos e eu. O nível do campeonato é muito alto, só com carros T1 FIA e bugies 4×2; as planilhas de navegação têm menos marcações do que estamos acostumados, então o visual conta muito. Foi uma grande experiência”, relatou o navegador Kleber Cincea.

O X Rally Team também disputará a próxima etapa do SACCS, mas com os atuais bicampeões do Rally dos Sertões, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos dias 4 e 5 de maio, a Batterfields 400. Em 15 de abril, Marcos e Kleber disputam o RN 1500, segunda etapa do Brasileiro de Cross Country.