voltar
bannernewsracer

Corte do Rally de Erechim incentiva doação de sangue

Musa e princesas doaram sangue para provocar outras pessoas a terem o mesmo gesto


23 Mai 2018 doa4 newsBANNER1

Até agora muitas ações já aconteceram marcando o Erechim Rally Brasil 2018, mas ainda tinha uma que estava pendente. Na manhã dessa terça-feira (22), a musa Daiana Vescovi e as princesas Ana Paula Smosinski e Adriele Menegon estavam cedinho no Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho para fazer sua boa ação.

“É um pequeno gesto que pode salvar vidas. Fico muito feliz de fazer parte da corte do Rally e agora mais ainda por ajudar as pessoas”, comentou a musa Daiana. Ana Paula também fez sua doação. “Espero que esse gesto toque o coração de cada um, e quem pode doar venha até aqui e siga esse nosso exemplo”.

A associação atua em Erechim e região há 27 anos e abrange 32 municípios do Alto Uruguai. Para a enfermeira responsável técnica do banco de sangue, Gelciane Pavan, “todas as campanhas são importantes para que a população tenha a consciência de que doar sangue é um ato importante que salva vidas”. “O que o Rally faz, é muito importante para nossa comunidade”, disse.

Gelciane comenta também que há muitos pacientes nos hospitais que precisam de componentes do sangue – concentrado de hemácias e plaquetas, por exemplo. E finaliza: “sangue não se compra, sangue se doa”.

O primeiro passo para a doação é verificar o nível de ferro no sangue, para isso, é feita uma mini coleta no dedo, e na sequencia o teste para saber se a pessoa está apta a doar. Em seguida, é feita uma entrevista e logo a coleta. A ação dura entre 12 e 15 minutos. Para a princesa, Adriele, é muito importante que todos tenham a consciência de doar regularmente. “Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas! Não dói nada e é bem rápido. Venham todos fazer esse gesto lindo para nossa região”.

Constituída em 1988, a Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim (ABRSE) é uma entidade sem fins lucrativos e conta com nove entidades representativas: Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Lions Clube Erechim, Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Hospital de Caridade de Erechim, Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel), URI campus Erechim, e a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O Rally de Erechim acontece ao longo desta semana, iniciando sua programação neste dia 23 e indo até o domingo, dia 27. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento, rallyerechim.com.

Largada promocional

Um dos grandes eventos que faz parte do Rally de Erechim, a largada promocional, voltará a ser realizada este ano. Na próxima quinta-feira, dia 25, mais de 15 mil pessoas são esperadas na Praça da Bandeira, onde todos os competidores inscritos vão ser apresentados junto a seus carros. O evento está programado para começar às 19h e terá na abertura, apresentação cultural com o CTG Sentinela da Querência.

Especiais com novidades

Na parte técnica, uma das atenções principais foi dispensada às especiais, os trechos por onde passará o rali. Na corrida de Erechim serão trechos diferentes, totalizando 13 especiais, mais de 160 quilômetros de trechos cronometrados.

As especiais serão todas em estradas de terra, passando pelo interior dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento, além da pista do Parque da Accie, onde acontecerão os super-primes, noturno e diurno, além da última disputa da prova, no domingo, dia 27.

Parte das especiais deste ano, terão trechos novos em relação às edições anteriores. Outros se manterão. Lugares com apelo turístico como o Vale do Dourado, serão mantidos.

Parque de apoio

O parque de apoio, local onde ficará toda a estrutura de prova do Rally, administrativo, boxes e a pista do super-prime, estão mantidos no Parque da Accie. No mesmo local haverá ainda a Sala de Imprensa Internacional.

Praça de alimentação

A praça de alimentação será formada pela presença de food trucks, que levarão ao público variedade gastronômica. Os food trucks se instalarão no Parque da Accie a partir de quinta-feira, dia 24.

Outras atrações

Quem for ao Parque da Accie durante os dias do Rally, poderá também acelerar em outra pista, a de kart. Isso porque, no Pavilhão 1 do Parque, o público poderá se divertir em uma pista de kart indoor. O espaço está liberado desde esta segunda-feira, 20.

Doação de alimentos

Uma importante ação voltará a ser realizada no rally de Erechim deste ano. Será a doação de alimentos, como forma de ingresso para o público assistir ao super-prime noturno, na sexta-feira, dia 25, o super-prime diurno, no sábado, dia 26, e a última especial da prova, no mesmo local, no domingo, dia 27.

O acesso ao parque nestes dias, se dará através da doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade (menos sal), que após serão revertidos ao programa Mesa Brasil, do Sesc Erechim, que atende mais de 35 instituições assistenciais na região norte do RS.

SERVIÇO

Erechim Rally Brasil

O que: corrida de rali de velocidade

Onde: Erechim, RS

Quando: dias 23 a 27 de maio de 2018

Competições em disputa: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho

 

Programação

Quarta-feira – dia 23 de maio

9h – Início da montagem dos boxes no Parque de Apoio

Quinta-feira – dia 24 de maio

8h – Início do reconhecimento das especiais

8h – Início das verificações técnicas

19h – Largada promocional (Praça de Bandeira – centro)

Sexta-feira – dia 25 de maio

7h20 – Início dos shakedown / qualifying stage

8h – Início do reconhecimento das especiais

14h30 – Coletiva de Imprensa com autoridades e competidores (Sala de Imprensa Internacional)

15h – Escolha da ordem de largada (pilotos das categorias 4×4) (Sala de Imprensa Internacional)

18h38 – Super-Prime Noturno – SS Sicredi (Pista da Accie – Parque da Accie)

Sábado, dia 26 de maio

8h18 – Largada da SS Linha Batistela 1

8h56 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

9h24 – Largada da SS Paulo Bento 1

11h22 – Largada da SS Linha Batistela 1

12h00 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

12h28 – Largada da SS Paulo Bento 1

14h18 – Largada do Super-Prime Diurno – SS Sicredi

Domingo, dia 27 de maio

8h33 – Largada da SS Linha Aurora 1

9h01 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

11h09 – Largada da SS Linha Aurora 1

11h37 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

12h22 – Largada da SS Accie/Sicredi

13h30 – Premiação (Parque da Accie)

 

Total de quilometragem em especiais no sábado: 104,68 km (64%)

Total de quilometragem em especiais no domingo: 59,86 km (36%)

Total de quilometragem: 164,54 km (100%)