voltar
bannernewsracer
Aventura / Off-Road

Copa Trancos & Barrancos encerra 2018 com campeões em seis categorias e recorde de inscritos

Competição de Rally Regularidade 4x4 realizou final na cidade de Canela nos dias 12 e 13 de outubro


17 Out 2018 Campeão Turismo Light - Carlos Dias da Costa (Crédito Aline Ben) newsBANNER1

A Copa Trancos & Barrancos chegou ao seu quinto ano consecutivo comemorando recorde histórico de inscritos e sendo a única competição do Rio Grande do Sul de Rally Regularidade 4×4 com seis categorias diferentes. O evento realizou a sua grande final de 2018 na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, nos dias 12 e 13 de outubro. Foram 200 quilômetros de prova, muita confraternização e uma festa que encerrou reunindo mais de 80 competidores.

Além dos UTVs que estrearam no Estado no ano passado por iniciativa da competição e foram sucesso absoluto, em 2018 foi a vez dos Quadriciclos serem incluídos na Copa Trancos & Barrancos. Outra novidade neste ano foi a inclusão da Master entre os carros 4×4. A nova categoria é destinada aos competidores com muita experiência no esporte e se juntou à prova que já tinha os níveis Graduado, Turismo e Turismo Light. Dessa forma, depois de anos sem ser realizada no Estado, a categoria que reúne os melhores competidores do país na modalidade voltou ao Rio Grande do Sul.

Campeões Graduado - Milton (Crédito Aline Ben)

De acordo com o diretor de prova, Alexandre Rech, apesar da crise deste ano e do momento político que o país vive, o evento cresceu quase 40% em 2018. “Uma das características da Copa Trancos & Barrancos em Canela é poder proporcionar um desafio técnico aliado a paisagens incríveis que a gente só encontra na Serra Gaúcha. Para 2019 pretendemos melhorar ainda mais a infraestrutura e também a parte técnica trazendo novos desafios para os competidores”, comenta Rech.

A competição também contou com a categoria Passeio 4×4 conduzida pela experiente equipe da Rotas e Trilhas e a turma da Trancos Adventure, reunindo todas as diferentes vertentes do off-road. Segundo Alexandre, o ano de 2018 foi de amadurecimento para a Copa. “As etapas em Palmares do Sul e Jaquirana foram surpreendentes. Tivemos calor e areia no início do ano e em maio uma chuva e um frio que testaram os limites de todos. Estamos evoluindo muito na questão técnica dos UTVs, encontrando a receita correta para poder trazer uma competição segura e com altas doses de adrenalina. Esse ano também incluímos a categoria Quadriciclo que ainda precisa de alguns ajustes, mas já deu para perceber que o pessoal adorou o formato”, afirma o diretor de prova.

Campeão Quadri - Ricardo Santos (Crédito Aline Ben)

Dois dias e quatro estações

Em Canela os dois dias de prova proporcionaram todos os tipos de clima e terreno. Na sexta-feira, calor e poeira, e no sábado, chuva e frio. “Em algumas horas a chuva e o frio vieram transformando o segundo dia de prova em um desafio totalmente diferente para todos os competidores. O pessoal que veio de fora do Rio Grande do Sul pode sentir o clima da Serra Gaúcha onde vivenciamos as quatro estações em algumas horas”, destaca Rech.

O clima testou os competidores que estavam disputando o título da Copa Trancos & Barrancos de 2018 e depois de dois dias de provas, o evento encerrou com pódios, muita comemoração e show com a banda AC/DC Cover RS. “Foi tudo nota mil, não tem o que falar do nosso amigo Alexandre. Ele realmente é excepcional naquilo que faz, sabe o que está fazendo e proporcionou dois dias de rally do jeito que a gente gosta, no meio de reflorestamentos de pinos, terrenos muito bons e a chuva que veio no segundo dia de prova. Esse foi o pontapé que faltava para a gente ir para a Master”, avalia o piloto Everton Gratt, da cidade de Capinzal (SC), vice-campeão da Graduado.

Campeão Master - Gustavo e Enedir (Crédito Aline Ben)

Dupla carimbada vence na Master

Na estreia da categoria destinada aos competidores mais experientes no rally regularidade, os campeões estão entre as principais duplas do Brasil na modalidade. O piloto Gustavo Schmidt, de São José (SC), e o navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC), venceram os dois dias de prova e subiram no alto do pódio ao final da competição. “Eu achei a prova muito prazerosa e gostosa de andar. O primeiro dia já estava legal, daí no segundo a chuva veio para apimentar muito a prova. A cada ano que passa vem melhorando a competição, tanto os jantares e o evento em si, como a parte técnica também, e o próprio grid que está aumentando”, diz Bolacha.

O piloto campeão também destacou a chegada da chuva no segundo dia de provas como ponto alto. “Choveu a noite toda e a prova ficou do jeito que eu gosto, liso demais e pauleira. Andamos na nossa margem de segurança e ainda deu para levar o título. O Enedir navega demais, colocou o carro sempre na medida exata. Estou muito feliz com a vitória”, comenta Gustavo.

Campeões UTV - Aurélio e Tiago (Crédito Aline Ben)

Gaúcho e catarinense no pódio da Graduado

Pela Graduado o piloto Milton Dresch, de Estrela (RS), e o navegador Wesley Sari, de Ouro (SC), competiram a prova final em diferentes duplas mas na classificação geral individual de piloto e de navegador venceram a competição e dividiram o primeiro lugar no pódio. “Por tudo que já andei, vejo que o Alexandre se consagrou na preparação deste rally. O Marcelinho (Ritter, vice-campeão na categoria), navegou muito e a Pajero equipada com lubrificantes Valvoline e filtros Tecfil andou muito. Estou feliz e grato com a conquista e a vitória dedicada a Nossa Senhora Aparecida e a minha mãe que seria a aniversariante do dia se estivesse entre nós, mas lá onde estiver tenho certeza vibrou muito”, comenta Milton.

Rio Grande do Sul domina Turismo e Light

Na categoria Turismo uma dupla de Passo Fundo (RS) levou a melhor. O piloto Matias Grazziotin e o navegador Luciano Peruffo venceram a competição e no ano que vem reforçam a categoria Graduado. Já entre os iniciantes, o piloto Carlos Dias da Costa, o Patão, de Porto Alegre (RS), e o navegador Jonathan Grahl, de Nova Petrópolis (RS), foram os campeões.

Campeões Turismo - Matias e Luciano (Crédito Aline Ben)

Bicampeões nos UTVs

A Copa Trancos & Barrancos repetiu os campeões do ano passado entre os UTVs com o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas (RS), e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí (RS) na primeira colocação. “A competição está de parabéns pelo alto nível que alcançou, em especial o Alexandre Rech. Ele conseguiu fazer com que a Copa Trancos & Barrancos tivesse uma qualidade igualável aos maiores rallys do Brasil como o Transcatarina e o Transparaná e até outros eventos do centro do país. A prova de Canela tem um charme muito grande que é a Serra Gaúcha. Tivemos dois dias de prova abençoados por um dia sem chuva e outro com chuva e todos os tipos de terreno. A prova estava muito bem feita, bem medida, com as médias muito justas, lindas paisagem, adrenalina, emoção e desafio que só enriqueceram a prova”, destaca Aurélio.

Criciúma é destaque nos Quadriciclos

Na estreia da categoria Quadriciclo uma turma de Criciúma (SC) foi a grande responsável pela realização da prova. Três competidores da cidade que fazem parte do grupo Quadrisul vieram até a Serra Gaúcha enfrentar os 200 quilômetros de prova e fazer história na Copa Trancos & Barrancos. Somando-se a eles, mais um competidor da cidade de Uruguaiana (RS) participou da prova, mas foi mesmo de Criciúma que veio o grande campeão do final de semana.

O primeiro título dos Quadriciclos da Copa Trancos & Barrancos ficou com o piloto Ricardo Santos. “Nosso grupo existe há cerca de nove anos e contamos com dez quadriciclos e cinco UTVs. Nos reunimos periodicamente para fazer trilhas e passeios e em 2016 descobrimos a Copa Trancos & Barrancos. A partir daí começamos a pesquisar sobre navegação e rally de regularidade e em 2017 participamos da competição entre os UTVs. E neste ano surgiu a ideia de abrirmos a categoria Quadriciclos e o Rech abraçou a ideia. Fizemos o experimental agora no final da competição e na minha opinião foi um sucesso, a navegação junto com a pilotagem foi uma ótima experiência, eu não pretendo mais voltar para os UTVs, vou seguir nos Quadriciclos”, conta Ricardo.

Campeões UTV (Crédito Aline Ben)

Confira abaixo os campeões e vice-campeões de 2018 da Copa Trancos & Barrancos:

MASTER (Piloto/Navegador)
Campeão:
Gustavo Schmidt (São José-SC) e Enedir Silva Júnior – Bolacha (Chapecó-SC)
Vice:
Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS)

Campeões Turismo Light  (Crédito Aline Ben)

GRADUADO (Piloto/Navegador)
Campeão:
Milton Dresch (Estrela-RS) e Wesley Sari (Ouro-SC)
Vice:
Everton Gratt (Capinzal-SC) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento-RS)

Campeões Turismo (Crédito Aline Ben)

TURISMO (Piloto/Navegador)
Campeão:
Matias Grazziotin e Luciano Peruffo (Passo Fundo-RS)
Vice:
César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
Campeão:
Carlos Dias da Costa – Patão (Porto Alegre-RS)e Jonathan Grahl (Nova Petrópolis-SC)
Vice:
Dalva Neumann (Nova Petrópolis-SC) e André Tondin (Piratuba-SC)

Campeões Quadriciclos (Crédito Aline Ben)

UTV (Piloto/Navegador)
Campeão:
Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
Vice:
Patrick Alves (Passo Fundo-RS) e Lorenzo Torcato (Viamão-RS)

QUADRICICLO (Piloto/Navegador)
Campeão:
Ricardo Santos (Criciúma-SC)
Vice: Gustavo Herdt (Criciúma-SC)

Campeões Master (Crédito Aline Ben)

A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A promoção é do Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda, em parceria com SC Racing. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS, Filtrobom, Q7 Off-Road, Bump Amortecedores, Troller Trilha Florauto, Prefeitura Municipal de Canela e Hotel Fazenda Pampas. A etapa conta com apoio de D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

Campeões Graduado  (Crédito Aline Ben)