voltar
bannernewsracer
Off-Road

Copa Scherer 4×4 Carbon Free faz prova técnica e rápida nas cidades de Ipira e Piratuba

Competidores enfrentaram três pistas em feriadão com muito sol no oeste catarinense


12 Set 2018 Fábio e Deivid - Vencedores Novatos (Crédito Aline Ben) newsBANNER1

O feriadão de comemoração ao Dia da Independência do Brasil foi de rally na região turística das cidades de Ipira e Piratuba, no oeste de Santa Catarina. A Copa Scherer 4×4 Carbon Free realizou a sua terceira prova no ano, onde foram organizadas a quinta e sexta etapas do campeonato no sábado, dia 8 de setembro. Os pilotos e, principalmente, os navegadores, foram desafiados com uma prova técnica e rápida, com três pistas e muita diversão nas categorias Master, Graduado, Turismo, Jeep e Novatos.

Entre os destaques da prova, esteve a estreia de uma dupla feminina na categoria Novatos e também a presença de crianças competindo com seus pais e duplas de famílias concorrendo umas contra as outras. Além de muito rally e poeira sendo levantada, o feriadão da Copa Scherer 4×4 Carbon Free foi uma oportunidade para reunir famílias e amigos que têm em comum o amor pelo esporte off-road.

Elói e Naor - Vencedores Graduado (Crédito Aline Ben)

Poeira de campeão na Master

A prova de Ipira e Piratuba também já deixou muitos pilotos e navegadores fazendo as contas, já que agora a competição segue para a sua grande final que acontece no dia 17 de novembro em Joaçaba-SC. Na categoria Master o piloto Leandro Riffel, de Piratuba, e o navegador Michael da Silveira Masson, de Capinzal-SC, venceram as duas etapas da prova e agora lideram com folga o campeonato. Com 33 pontos de vantagem para o segundo colocado na classificação geral, a dupla tem deixado somente a poeira para os adversários.

Leandro e Michael - Vencedores Master (Crédito Aline Ben)

“Estava tudo perfeito dentro da organização técnica. Também posso afirmar que foi a prova mais difícil na parte técnica para o navegador, com muito laço virtual e muita pegadinha. Foi uma prova com médias justas e com tempo muito bom, a galera animada, pena mesmo que veio pouca gente, mas convidamos a todos para nas próximas etapas estarem juntos e não desanimarem, porque o nosso esporte tem que crescer, tem que ir pra frente, tem que ficar cada vez maior para fomentar nossa amizade e o nosso amor pelo 4×4”, afirma Leandro.

Pai e filho lideram na Graduados

Pela Graduados, a dupla de Joaçaba formada por pai piloto e filho navegador, Elói Petry e Naor Petry, também venceu as duas etapas da prova e está na liderança da competição, porém, apenas com seis pontos de vantagem para Lauro “Papael” Gomes, de Itapema-SC, e Alexandre Rech, de Caxias do Sul-RS. “A prova estava muito técnica, com médias compatíveis com o terreno e praticamente 100% do tempo em pistas com muitos balaios. Tudo isso exigiu muito dos navegadores e do carro, principalmente em retomadas de velocidade”, aponta Naor.

Pódio Graduados (Crédito Aline Ben)

Jeeps fazem a festa na Turismo

Os jeeps dominaram a categoria Turismo em Ipira e Piratuba. Competindo pelas duas categorias, os grandes vencedores do final de semana foram Carlos Alberto Volpato, de Tubarão-SC, e Maurício Ibrahim, de Chapecó-SC. Com o resultado, a dupla entra na briga pelo título, figurando na terceira colocação na classificação geral e apenas a um ponto do segundo colocado.

“Estava bem difícil e a vitória para mim foi uma surpresa. A prova estava excelente, bem como eu gosto, com pistas e pegadinhas. Exigiu muito dos navegadores, mas exigiu do piloto também, que precisava manter a média. Essa vitória foi muito importante para nós para o campeonato, que agora está bem embolado nos três primeiros e vamos para a última etapa em Joaçaba com chances de ficarmos campeões”, afirma Maurício.

Ainda sobre a classificação geral das categorias Turismo e Jeep, outra dupla formada por pai piloto e filho navegador, Ari Tondin e André Tondin, de Piratuba, lidera o campeonato. A dupla tem quatro pontos de vantagem para Guilherme Ody e Luiz Surdi, de Capinzal, que estão na segunda colocação.

Pódio Turismo-Jeep (Crédito Aline Ben)

Novatos é a categoria que mais cresce na competição

Na prova de Piratuba e Ipira, 12 carros brigaram pelo pódio da Novatos e os grande vencedores foram Fábio Francisco Dalpaz, de Rio do Sul-SC, e Deivid Giacometi, de Capinzal. “Foi uma prova muito técnica, dificultando bastante para nós navegadores e principalmente na nossa categoria que não temos tanta experiência”, comenta Deivid.

A vitória foi a primeira da dupla na Copa Scherer 4×4 Carbon Free. “Uma prova com um alto nível técnico, médias e referências justas. Foi o nosso primeiro e suado primeiro lugar”, comenta Fábio.

Pódio Novatos (Crédito Aline Ben)

Na categoria destinada aos iniciantes no esporte, um grid de 25 carros movimentou a competição até agora e apenas três pontos separam os dois primeiros colocados. Após três provas, Juliano Matzenbacher e André Felipe Hachmann, de Piratuba, lideram a categoria, seguidos por Alexandre Júnior Bilibio e Édipo Bonetti, de Luzerna-SC.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade muitas vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Pódio Master (Crédito Aline Ben)

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

Acompanhe tudo o que acontece na Copa Scherer 4×4 Carbon Free através das mídias sociais da competição, pelo Facebook no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova.

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba são válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4×4.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4×4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Piratuba/Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Ipira/Piratuba:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael da Silveira Masson (Capinzal-SC)
2º Dirceu Potric (Piratuba-SC) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)

1º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)

PÓDIO TURISMO/JEEP (Piloto/Navegador)

1º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)
2º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
3º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
4º Guilherme Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)

1º Fábio Francisco Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
2º Alexandre Júnior Bilibio e Édipo Bonetti (Luzerna-SC)
3º Juliano Matzenbacher e André Felipe Hachmann (Piratuba-SC)
4º Camile Piccoli Hertz e Camila Beal (Fraiburgo-SC)
5º José Andrade Júnior e Bernardo Schaefer Andrade (Piratuba-SC)