voltar
bannernewsracer
Rally

Chile recebe pela primeira vez uma etapa do Mundial de Rally WRC


10 Mai 2019 wrc chile (1) newsBANNER1

O Chile, nosso vizinho sul-americano, recebe neste final de semana, pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de Rally – WRC. Com organização que atuou de forma silenciosa nos últimos anos, construindo e fortalecendo um campeonato nacional muito forte, sem se importar com competidores em competições como o Campeonato Sul-americano, o país teve em 2018 realizado o sonho de ingressar no calendário mundial.

A partir desta sexta-feira, inicia a disputa da sexta etapa do Mundial nesta temporada. Nesta quinta, já tivemos o shakedown e a largada promocional. Recém-chegado ao WRC, o rally se aventura em florestas internas em estradas usadas por caminhões de madeira. Também inclui testes abertos com vistas deslumbrantes do Oceano Pacífico. As estradas são médias rápidas e outras são curvadas.

wrc chile (8)

Hospedado na cidade portuária de Concepción, e a maior parte da rota é imprensada entre o mar e o rio Biobío, a segunda maior hidrovia do país. A perna de abertura de sexta-feira viaja para o sul de Concepción por duas voltas árduas de palcos de floresta, divididas pelo serviço em Talcahuano. O dia termina com um espetacular trecho de rua no início da noite no centro de Concepción.

wrc chile (7)

Uma segunda perna compacta, mais próxima da cidade, comporta mais de 120 km de pistas em menos de 400 km. O formato copia sexta-feira, com dois loops de três testes idênticos. O final de quatro etapas de domingo apresenta mais estradas abertas e termina com o Bio Bio Wolf Power Stage, que começa no rio e termina na costa.

wrc chile (6)

El Puma. Nenhum dos testes do rally já agraciou o WRC anteriormente, mas nós achamos que os 30,72 km de sexta-feira de El Puma poderiam ser um grande teste. É o teste mais longo e mais a sul, e é descrito como o ‘Ouninpohja do Chile’, em referência ao estágio clássico da Finlândia. As estradas tecnicamente complicadas, mas rápidas e curvadas, serão um verdadeiro desafio.

wrc chile (5)

O primeiro envolvimento do WRC no Chile foi em 1980, quando o Rally Codasur, da Argentina, contou com a concentração pré-largada de cidades capitais da América do Sul, uma das quais foi Santiago. O mau tempo nos Andes impediu que qualquer um dos iniciantes de Santiago atravessasse as montanhas e chegasse à Argentina.

wrc chile (3)

O evento do WRC surgiu do Campeonato RallyMobil, a série nacional de rali do Chile, que começou em 2000. Em 2016, os organizadores apresentaram um plano para se tornarem uma ronda completa do WRC. Um evento candidato de sucesso foi realizado no início de 2018 e, no final do ano, o Chile tornou-se o 32º país a se juntar ao campeonato como país anfitrião do WRC.