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Carros

Chegou o Renault R.S. 01, uma fera em quatro rodas


27 Ago 2014 renault5 newsBANNER1

A Renault reafirma sua paixA?o pelo automobilismo de competiAi??A?o ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veAi??culo de competiAi??A?o de estilo espetacular e performance descomunal. GraAi??as ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinA?mico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca. Sua ficha tAi??cnica concentra o que hA? de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque construAi??do em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg e um motor com potA?ncia superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em 2015 o novo modelo de competiAi??A?o da Renault Sport serA? uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do inAi??dito Renault Sport Trophy, categoria que estarA? posicionada como ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance.Ai??

O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm ai??i?? contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidA?ncia pela assinatura dos farA?is diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeraAi??A?o dos freios.
Ai??O Renault Sport R.S. 01 Ai?? um carro de corridas de conceito extraordinA?rio, emblemA?tico da paixA?o da Renault pelo automobilismo de competiAi??A?o. GraAi??as ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas linhas espetaculares conseguem traduzir as ambiAi??Ai??es deste automA?vel fora dos padrAi??es. Sob sua carroceria nA?s condensamos o que hA? de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que permite obter desempenho do mais alto nAi??vel e capaz de mexer com o coraAi??A?o dos pilotos e do pA?blico. Se fosse possAi??vel resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do FA?rmula Renault 3.5! Ai??
Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)
No centro da grade o ar Ai?? engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direAi??A?o aos dois radiadores de A?gua. A saAi??da deste fluxo Ai?? feita por extratores de ar colocados sob o capA?. A depressA?o criada por esta soluAi??A?o contribui para aumentar o apoio aerodinA?mico na dianteira do veAi??culo. Uma lA?mina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a soluAi??A?o para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulA?ncia gerada pela rotaAi??A?o das rodas.
Ai?? O Renault Sport R.S. 01 Ai?? um carro de competiAi??A?o espetacular, se encaixa no mais puro espAi??rito de um GT e promete as mais belas sensaAi??Ai??es de pilotagem. Com suas caracterAi??sticas esportivas de alto nAi??vel, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veAi??culos de competiAi??A?o que revelerA?o os futuros campeAi??es de GT ou Endurance. Ai??
Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de competiAi??A?o)

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UM PERFIL REBAIXADO E ESCULPIDO
O perfil rebaixado Ai?? caracterAi??stico de um GT com motor central traseiro e segue a tendA?ncia atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanAi??os Ai?? ditado pela arquitetura do veAi??culo e pela otimizaAi??A?o da repartiAi??A?o de massas.
A A?rea envidraAi??ada se estende atAi?? o aerofA?lio traseiro, num conjunto complementado por um capA? em forma de flecha e que reforAi??a este viAi??s de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu tambAi??m se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planAi??cie salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!
O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos extratores posicionados apA?s as rodas dianteiras. Esta soluAi??A?o garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeraAi??A?o ideal dos turbo compressores.

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POTASNCIA E IDENTIDADE MARCANTE NA TRASEIRA
AlAi??m do aerofA?lio regulA?vel, o difusor traseiro gravado com a inscriAi??A?o Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este dispositivo apresenta enorme vantagem de nA?o gerar arrasto e, portanto, nA?o prejudica a velocidade de ponta.
Acima do difusor estA?o localizadas as saAi??das do escapamento duplo e os LEDs correspondentes Ai?? luz de freio, soluAi??A?o que complementa a assinatura original de iluminaAi??A?o notA?vel em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01

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DESEMPENHO AERODINAi??MICO DE UM MONOPOSTO
A carga aerodinA?mica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e prA?ximos ao obtido com os veAi??culos usados no DTM. Os Ai??ndices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) sA?o similares aos gerados por um carro da FA?rmula Renault 3.5, o monoposto de referA?ncia da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fA?rmula gera 1,7 toneladas de apoio.

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MONOCOQUE DE CARBONO SEGUE AS NORMAS LMP1
Supervisionada pelo engenheiro Christophe ChapelainA?, a concepAi??A?o do Renault Sport R.S. 01 Ai?? o resultado da colaboraAi??A?o com parceiros tAi??cnicos de referA?ncia.
A soluAi??A?o de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e seguranAi??a. Assim como na FA?rmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi. A Ai?? banheira Ai??, que inclui o tanque de combustAi??vel com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantA?nio de aAi??o. Na dianteira, uma estrutura deformA?vel absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiA?ncia aerodinA?mica do veAi??culo. Outra estrutura deformA?vel do tipo Ai?? crash box Ai?? foi fixada na caixa de cA?mbio repetindo a funAi??A?o da soluAi??A?o dianteira. O conjunto estA? concebido para atender Ai??s normas FIA LMP1 e garantir um alto Ai??ndice de seguranAi??a.
Os dispositivos de seguranAi??a sA?o completados por uma coluna de direAi??A?o retrA?til, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de seguranAi??a de seis pontos compatAi??vel com o sistema HANSAi??.

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MAIS DE 500 CAVALOS
Semiportante, o motor Ai?? fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores sA?o ligados Ai?? gaiola do tipo santantA?nio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo Ai?? proveniente do Nissan GT-R. Em relaAi??A?o ao modelo de sAi??rie a principal modificaAi??A?o Ai?? a utilizaAi??A?o de um sistema de cA?rter seco para garantir a lubrificaAi??A?o em curvas longas. O gerenciamento eletrA?nico Pectel dispAi??e de funAi??A?o controle de traAi??A?o.
A pressA?o do turbo estA? regulada para gerar potA?ncia superior a 500 CV e torque mA?ximo de de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.

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CAIXA DE CAi??MBIO SEQUENCIAL DE SETE VELOCIDADES
O motor Nismo estA? acoplado a uma caixa de cA?mbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questA?o de controle de custos, o mesmo jogo de relaAi??Ai??es de marcha serA? usado em todos os circuitos. No entanto serA? possAi??vel ajustar a prAi??-carga aplicada no diferencial auto blocante. O comando sequencial Ai?? ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnAi??tico. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida A?til do equipamento.
O comando sequencial Ai?? ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnAi??tico. Desenvolvido especialmente pela ZF Race engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida A?til do equipamento.

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RODAGEM A SERVIAi??O DA EFICIASNCIA
Quando a essA?ncia da aderA?ncia Ai?? gerada pelo apoio aerodinA?mico, a suspensA?o Ai?? projetada em funAi??A?o desse conceito. Tal qual nos carros esporte-protA?tipos, a arquitetura da suspensA?o utiliza a soluAi??A?o clA?ssica de triA?ngulos duplos, com bielas e amortecedores Ai??hlins. RegulA?veis em compressA?o e expansA?o, eles estA?o instalados a cada canto da suspensA?o dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de cA?mbio.
O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinAi??as de seis pistAi??es. Esta escolha permite um equilAi??brio excelente em termos de eficiA?ncia e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 tambAi??m estA? equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira tAi??cnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competiAi??A?o, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas especAi??ficos para o Renault Sport R.S. 01. Eles sA?o montados em rodas de desenho inAi??dito fixadas por porca central.

O RENAULT SPORT TROPHY, A NOVIDADE DA TEMPORADA 2015
Ai?? O Renault Sport R.S. 01 Ai?? um produto que marca o inAi??cio de uma nova linha, razA?o pela qual nA?s escolhemos esse nome para homenagear o primeiro FA?rmula 1 construAi??do pela Renault.
Ai?? NA?s procuramos conceber o melhor carro de corrida com o obejtivo de revelar os melhores talentos e preparar uma futura geraAi??A?o de pilotos. O Renault Sport R.S. 01 Ai?? uma viatura de desempenho extraordinA?rio e a World Series by Renault serA? seu habitat. Partimos de uma folha em branco para planejar o campeonato Renault Sport Trophy, um certame atraente dentro do panorama atual do automobilismo esportivo. Com equipes Ai?? Pro-AM Ai?? e um programa esportivo que mistura provas curta e longas, nos vamos criar uma passarela para as sAi??ries superiores. Ai??
Patrice Ratti (Diretor geral da Renault Sport Technologies)

ApA?s ter criado uma sAi??rie de categorias de monopostos, a Renault Sport Technologies decidiu criar uma nova opAi??A?o para carros Ai?? com teto Ai??. Posicionado entre as competiAi??Ai??es da Copa Clio e os campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT japonA?s, o Renault Sport Trophy serA? uma verdadeira vitrine destinada aos pilotos de referA?ncia e gentlemen drivers.
A temporada 2015 serA? aberta a 20 duplas Ai?? Pro-Am Ai??, classificadas de acordo com as regras do Campeonato Mundial de ResistA?ncia (WEC) da FIA. A cada etapa do World Series by Renault os competidores poderA?o maximisar seu tempo de pista participando de um verdadeiro campeonato monomarcas, o Renault Sports Trophy. EstA?o previstas mais de 4 horas de treinos por piloto e por carro, divididas pelos trA?s dias de cada rodada.
O campeonato Renault Sport Trophy se beneficiarA? de toda a experiA?ncia da marca em matAi??ria de organizaAi??A?o de competiAi??Ai??es, com prioridade para a o equilAi??brio tAi??cnico, Ai??tica esportiva e controle de custos. O conceito tAi??cnico do Renault Sport R.S. 01 permite prever uma revisA?o a cada duas temporadas e inclui tambAi??m participaAi??A?o nos custos de desenvolvimento.

UMA PASSARELA PARA O JAPA?O E PARA LE MANS !
AlAi??m dos bA?nus de chegada destinados aos melhores pilotos e equipes a cada rodada, a Renault Sport e seus parceiros irA?o contribuir com premiaAi??A?o atraente ao final do campeonato. Ao campeA?o na categoria Ai?? Pro Ai?? estA? reservada um programa completo de aperfeiAi??oamento (incluindo sessAi??es de simulador, preparaAi??A?o fAi??sica e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeponato Super GT do JapA?o. Se o piloto corresponder Ai??s qualidades requisitadas ele poderA? seguir carreira em uma categoria extremamente competitiva.
Ao campeA?o Ai?? Am Ai?? estA? reservada outra premiaAi??A?o atraente: disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protA?tipo LMP2.

WORLD SERIES BY RENAULT : A GRANDE FESTA DO AUTOMOBILISMO ESPORTIVO !
Engajada no automobilismo de competiAi??A?o hA? 115 anos, a Renault acumula vitA?rias nas provas e categorias mais prestigiosas, do Rally de Monte Carlo Ai??s 24 Horas de Le Mans, passando pela FA?rmula 1, na qual conta com 12 tAi??tulos mundiais! Precursora das fA?rmulas monomarca hA? mais de 40 anos, a Renault Sport atAi?? hoje conserva o status de referA?ncia no assunto.
Criada em 2005, a World Series by Renault reinventaram este gA?nero. O pA?blico nA?o se engana : nada menos de 5,5 milhAi??es de pessoas jA? responderam ao convite da marca do losango. Os eventos Ai?? Free, Fast & Fun Ai?? (GrA?tis, RA?pido & Divertido) sA?o baseados em uma base sA?lida :
– campeonatos internacionais de alto nAi??vel : FA?rmula Renault 3.5 Series, Eurocup FA?rmula Renault 2.0 e Eurocup Clio,
– demonstraAi??Ai??es na pista, como o Infiniti Red Bull F1 Show e o Renault Classic Show,
– atraAi??Ai??es para toda a famAi??lia (desafio do pit stop, simuladores de pilotagem, exposiAi??Ai??es, espaAi??o infantil…),
– ingresso totalmente grA?tis para o pA?blico, que tem acesso Ai??s arquibancadas e ao paddock,
– Cobertura de mAi??dias importantes, com transmissA?o ao vivo de TV pela Eurosport e vA?rias redes de diversos paAi??ses.

FICHA TAi??CNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01

CHASSI

Tipo

Ai??Monocoque Dallara construAi??do em fibra de carbono, santA?ntonio em aAi??o

SeguranAi??a

 

Monocoque, santA?ntonio e elementos deformA?veis de acordo com as normas FIA Ai??LMP1 2014, coluna de direAi??A?o retrA?til, banco Sabelt norma FIA 8862/2009

 

Carroceria

Ai??Material compA?sito

Elementos aerodinA?micos

 

Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e aerofA?lio traseiros

 

MOTOR

Tipo

Ai??Nismo V6 – 24 vA?lvulas ai??i?? 3.799 cm3

DisposiAi??A?o

Ai??Longitudinal central traseira

AlimentaAi??A?o

Ai??InjeAi??A?o direta ai??i?? 2 turbocompressores

PotA?ncia mA?xima

Ai??> 500 cv

Torque mA?ximo

Ai??> 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm

Regime mA?ximo

Ai??6 800 rpm

Gerenciamento eletrA?nico

Ai??Pectel SQ6M com controle de traAi??A?o

AquisiAi??A?o de dados

Ai??Cosworth ICD Pro
 

TRANSMISSA?O

Tipo

Ai??Propulsor

Ai??BoAi??te de vitesses

Ai??Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha rAi??

Comando

Ai??XAP semi-automA?tico com borboletas junto ao volante

Diferencial

Ai??De deslizamento limitado

Embreagem

Ai??ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti travamento
 

RODAGEM E SUSPENSA?O

SuspensA?o

Ai??Triangulos duplos superpostos +Ai??push rods

AmortecedoresAi??

Ai??Ai??hlins com duas vias de regulagem

Freios

Ai??Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinAi??as de seis pistAi??es e sistema Ai??ABS Bosch

DireAi??A?o

Ai??AssistA?ncia hidrA?ulica
 

RODAS E PNEUS

Rodas

Ai??Braid com fixaAi??A?o central

Pneus

Ai??Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T)
 

DIMENSAi??ES PESOS E CAPACIDADES

Comprimento

Ai??4710 mm

Largura

Ai??2000 mm

Altura

Ai??1116 mm

Entre eixos

Ai??2744 mm

Bitolas dianteira / traseira

Ai??1675 / 1624 mm

Tanque de combustAi??vel

Ai??150 litros

Peso

Ai??1100 kg