voltar
Aventura / Off-Road

Chega ao final mais uma aventura solidária do Projeto Ideia Fixa

31 Ago 2017
ideia fixa sertoes (3)

Para Tânia Mara e Ana Paula Carvalho o Rally dos Sertões 2017, terminou um pouquinho mais tarde. Elas deixaram a cidade de Bonito – MS após o encerramento desta edição dos Sertões rumo a Poços de Caldas – MG. Porém, ainda teriam que cumprir algumas etapas da missão solidária, da qual eram as responsáveis.

E assim foi feito. Visitaram um acampamento de famílias indígenas, onde presentearam as crianças com bichos de pelúcia. A alegria e a realização dos pequenos que estavam vivendo em condições sub-humanas, foi contagiante. No local, barracos de pau, papelão e plástico, mostravam a enorme carência daquelas famílias. O pedido do responsável foi para que não se fizesse fotos e é obvio a solicitação, foi cumprida.

ideia fixa sertoes (4)

Na estrada, próximo a Nova Alvorada do Sul havia uma família na beira da estrada. Era início da noite, mãe e quatro crianças se surpreenderam com os kits repletos de presentes. As crianças maiores agradeciam incessantemente e o pequenino fazia folia com o tucano que havia recebido. “Moça é para levar para casa de graça? Minha mãe não tem que pagar? Posso levar mais dois, um para minha outra irmã e para meu priminho? Deus lhe pague, adoramos os bichinhos de pelúcia e os livros. Vá com Deus!”, disse a garotinha.

ideia fixa sertoes (5)

Porém, a ação que fechou com chave de ouro os 13 dias de viagens e muito trabalho do Projeto Ideia Fixa foi na Escola Municipal Luís Claudio Josué em Nova Andradina – MS. A professora disse: “Nossas crianças são muito carentes. Fizemos o dia do brinquedo e muitos não trouxeram por não possuírem um. E agora vocês chegam aqui com estes presentes e estes bichinhos. Hoje eles não dormirão de tanta alegria. Obrigada!”

Estamos finalizando esta etapa com grandes alegrias, como por exemplo nossa passagem pela rampa de largada e chegada do rali, surpresas feitas pelas escolas, cumprindo de forma positiva os objetivos  estabelecidos na nossa saída e tudo mais que nos servirá de aprendizado. Para saber o que devemos manter, melhorar ou até mesmo corrigir em nossas ações. Esta é minha 5ª. participação nos Sertões como voluntária do Ideia Fixa e espero poder comemorar muitas outras chegadas com orgulho, como está sendo esta!”, frisou Ana Paula Carvalho.

ideia fixa sertoes (2)

O Projeto Ideia Fixa completou sua 15ª. Participação no Rally dos Sertões e foi o responsável por beneficiar com ações socioeducativas e culturais , por volta de 1.285 pessoas diretamente e indiretamente as famílias das crianças assistidas, já que o conteúdo dos kits Sorria para o Rally, Ideia Bela e Ideia Fixa pela Educação & Cultura eram extensivos aos familiares, por conterem shampoo, cremes, perfumes e muitos outros produtos de higiene pessoal, bucal e beleza. Outra característica marcante das ações foi a socialização que ocorria de forma simples, honesta e confiável. Todo material distribuído nas ações foi transportado pelo Jeep Renegade Sport 4X4 e acabou tornando-se o personagem principal durante as ações, já que era o mais próximo que os pequeninos chegavam de um carro de Rally, mexendo com o imaginário de todos.

“Sabemos que o simples fato de estarmos vivos já é uma grande aventura. Para muitas pessoas o trabalho que envolve as ações do Ideia Fixa é também aventura. Não discordo, porém destaco que é acima de tudo um trabalho, uma missão, que envolve responsabilidade, habilidades, coragem, garra e muita determinação. E posso dizer que a recompensa são as carinhas de alegria das crianças, as mensagens que recebemos dos pais e mais que isto, saber que nossa missão vem sendo realizada com muito amor, acima de tudo! Fechamos nossa participação em mais um Rally dos Sertões com um balanço baseado não em números, mas em fatos inesquecíveis que já estão gravados em nossa mente, para sempre!”, finalizou a jornalista Tânia Mara, idealizadora do projeto.

ideia fixa sertoes (1)

 Como tudo começou

Por conta de sua presença no Rally dos Sertões desde 1998, a jornalista Tânia Mara Matias de Carvalho se sensibilizou com a situação de carência extrema de algumas comunidades sertanejas do país. A pobreza vivida por essas pessoas a inspirou a escrever seu 1º. livro, intitulado “Cêis é rali, é?”, onde ela relata histórias e curiosidades sobre o Rally e sobre um Brasil até então, pouco conhecido. Mesmo com o reconhecimento de seu livro, ela não se deu por satisfeita, sentiu que precisava e queria fazer mais pelos personagens que a inspiraram e tem feito! Pois até o momento já percorreu mais de 486 mil quilômetros de estradas por este Brasil afora, deixando bem mais que poeira no ar. Mais de 142 mil pessoas em 17 Estados já foram beneficiadas com doações que somam 210 toneladas entre móveis, roupas, calçados, alimento, brinquedos, água, kits de higiene bucal e pessoal e incluem ainda a distribuição de 163.000 livros novos e usados, para alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte dos roteiros por onde o Projeto já passou nestes 15 anos de existência. 

Parceiros

Can-Am BRP – Perfumaria Emy – RNN Sports – Piffer e CIA –  SiG Comunicação – W3B Soluções Inteligentes – Cherry Contábil – CRYF Empreendimentos – MALKA Exclusive – Revista PRÓMOTO – ALKO – Produtos de qualidade  – ASA Alumínio – Visual Tecnologia de Sistemas- ASI – Associação Sul Mineira de Imprensa   – Studio JG – Rotary Clube de Poços de Caldas – Salão e Estética Belíssima – Lavanderia da Marli – Arena Promoções e Eventos  – Pague Menos e Grupo Fattore Jeep

bannernewsracer

Parceiros

  • prime
  • astrus