voltar
bannernewsracer
Fórmula 1

Após bolhas nos pneus, erros da Mercedes e vitória de Vertappen na Áustria, Vettel volta a lidera a F1


01 Jul 2018 f1_austria_redbull (2) newsBANNER1

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria, num dia em que nenhum dos Mercedes terminou a corrida e em que Sebastian Vettel recuperou a liderança do Campeonato de Pilotos. A prova na casa da Red Bull, neste domingo, 1º, parecia ter tudo para que a Mercedes tivesse um domingo perfeito, com os seus dois pilotos a arrancar da primeira linha, ainda que com Valtteri Bottas à frente de Lewis Hamilton, e com Sebastian Vettel a alinhar apenas no sexto posto, devido a uma penalização de três lugares por ter prejudicado Carlos Sainz durante a Q3.

Apesar da agressividade de Kimi Raikkonen e de Max Verstappen, tendo Bottas chegado a rodar no quarto posto, enquanto Hamilton liderava, a primeira volta terminou com ambos os carros de Brackley no comando, com vantagem para o inglês, enquanto Vettel chegou a figurar em oitavo.

Com o holandês no terceiro posto, os Flechas de Prata podiam gerir a seu bel-prazer toda a corrida, mas na décima quarta volta a fortaleza Mercedes começou a desmoronar-se. Bottas que estava a seguir o seu companheiro de equipe era obrigado a desistir devido a problemas no circuito hidráulico.

f1_austria_redbull (5)

O abandono do finlandês acabou por ter impacto na prova de Hamilton, uma vez que, entre os pilotos da frente este foi o único que não aproveitou o período de Safety-Car Virtual para entrar nas boxes e trocar de pneus. De repente, o Tetracampeão Mundial passava de uma posição de vantagem para uma de desvantagem, uma vez que, quando realizasse a sua passagem pelas boxes perderia o comando que detinha desde a largada.

Hamilton pararia na vigésima quinta volta e, como antecipado, perdia posições para Verstappen, Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen, saindo ainda assim à frente de Vettel. A situação do inglês melhorou ligeiramente na trigésima quarta volta, quando o australiano entrou nas boxes com problemas de pneus, trocando macios por supermacios, mas cinco voltas depois, seria ultrapassado, após uma batalha intensa, por Sebastian Vettel, passando para a situação em que estava a perder pontos para o seu grande rival.

f1_austria_redbull (4)

Os pneus do Mercedes estavam a degradar-se rapidamente e uma nova parada nas boxes parecia cada vez mais certa, o que significaria perder uma posição para Ricciardo. Hamilton voltou a ser tomado pela sorte, com o abandono do australiano, o que lhe permitia passar pelas boxes sem perder posições, como de resto se verificou estavam cumpridas cinquenta e três voltas.

Contudo, a sete voltas da bandeirada, o piloto da Mercedes via o seu carro parar em pista com problemas na sua unidade de potência. Estava terminada a tarde do tetracampeão.

f1_austria_redbull (7)

Em primeiro lugar desde a primeira paragem de Hamilton, Verstappen tinha apenas de controlar a aproximação dos dois pilotos da Ferrari, que na ponta final da corrida se mostraram ameaçadores. Contudo, sem tempo para recuperarem, terminaram no encalço do holandês que conquistou a sua primeira vitória da temporada no circuito da Red Bull frente a uma multidão de adeptos oriundos dos Países Baixos.

Os pilotos da Scuderia ocuparam as restantes posições do pódio, com vantagem para Kimi Raikkonen, o que permitiu a Sebastian Vettel recuperar o comando do Campeonato de Pilotos por um ponto.

f1_austria_redbull (3)

RESULTADO FINAL DO GP DA ÁUSTRIA
POS PILOTO CARRO TEMPO DIFERENÇA
1 Max Verstappen Red Bull/Renault 71 voltas em 1h21m56.024s
2 Kimi Raikkonen Ferrari 1.504s
3 Sebastian Vettel Ferrari 3.181s
4 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
5 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1 volta
6 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1 volta
7 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
8 Fernando Alonso McLaren/Renault 1 volta
9 Charles Leclerc Sauber/Ferrari 1 volta
10 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
11 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1 volta
12 Carlos Sainz Renault 1 volta
13 Lance Stroll Williams/Mercedes 2 voltas
14 Sergey Sirotkin Williams/Mercedes 2 voltas
15 Stoffel Vandoorne McLaren/Renault Abandonou
– Lewis Hamilton Mercedes Abandonou
– Brendon Hartley Toro Rosso/Honda Abandonou
– Daniel Ricciardo Red Bull/Renault Abandonou
– Valtteri Bottas Mercedes Problemas hidráulicos
– Nico Hulkenberg Renault Problemas na unidade de potência

f1_vettel

CAMPEONATO DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1 Sebastian Vettel 146
2 Lewis Hamilton 145
3 Kimi Raikkonen 101
4 Daniel Ricciardo 96
5 Max Verstappen 93
6 Valtteri Bottas 92
7 Kevin Magnussen 37
8 Fernando Alonso 36
9 Nico Hulkenberg 34
10 Carlos Sainz 28
11 Sergio Perez 23
12 Esteban Ocon 19
13 Pierre Gasly 18
14 Charles Leclerc 13
15 Romain Grosjean 12
16 Stoffel Vandoorne 8
17 Lance Stroll 4
18 Marcus Ericsson 3
19 Brendon Hartley 1
20 Sergey Sirotkin 0

CAMPEONATO DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1 Ferrari 247
2 Mercedes 237
3 Red Bull/Renault 189
4 Renault 62
5 Haas/Ferrari 49
6 McLaren/Renault 44
7 Force India/Mercedes 42
8 Toro Rosso/Honda 19
9 Sauber/Ferrari 16
10 Williams/Mercedes 4