voltar
bannernewsracer
Rally

Após acidente de Neuville, Tanak vence o Rally do Chile

Pela primeira vez, prova integrou etapa do Mundial de Rally WRC


12 Mai 2019 Ott Tanak (EST) Martin Jarveoja (EST) of team Toyota Gazoo Racing WRT is seen racing on day 3 during the World Rally Championship Chile in Conseption, Chile on May 11, 2019 newsBANNER1

Ott Tanak voltou a  briga pelo título do Mundial de Rally de Velocidade – WRC, após vencer neste domingo, a sexta etapa da temporada, disputada pela primeira vez no Chile, segundo país da América do Sul a ter uma etapa do Mundial, juntamente com a Argentina.

O estoniano liderou o segundo dos 16 trechos de velocidade na sexta-feira de manhã com o Toyota Yaris. Mediu seu ritmo em pistas de floresta úmidas, escorregadias e enevoadas para conquistar sua segunda vitória da temporada por 23,1 segundos antes Sébastien Ogier, agora líder do Mundial.

wrc chile domingo (13)

A vitória levou-o a segundo na classificação dos pilotos depois de resultados decepcionantes nas duas provas anteriores. Ele está 10 pontos atrás do novo líder Ogier, que substituiu Thierry Neuville no topo do campeonato quando o campeonato se aproxima de sua metade.

wrc chile domingo (12)

Neuville está dois pontos atrás depois de um acidente espetacular na etapa de sábado, no Chile. Todos os três marcaram duas vitórias cada um nesta temporada.

wrc chile domingo (5)

Tänak esteva firmemente no controle, rapidamente se acostumando com as condições complicadas e novas notas de ritmo necessárias para a estréia do WRC no Chile. Uma carga final garantiu o máximo de pontos no Wolf Power Stage.

wrc chile domingo (7)

“Foi um fim de semana muito difícil e exigente e eu precisava de muito foco e energia para ser perfeito” , disse ele. “Nós não estávamos no limite o tempo todo. Tivemos dois contratempos consecutivos antes disso, onde perdemos a liderança do rally, mas provamos que estamos de volta à luta”, salientou o vencedor.

Ogier teve uma luta constante com o companheiro de equipe, o multi-campeão mundial Sébastien Loeb. Pilotando um Hyundai i20 pela primeira vez em etapa de pedra, Loeb fechou a 1.1sec de Ogier neste domingo, antes que o Citroën C3 volta-se para terminar a 7.1sec.

A Power Stage de Ogier foi prejudicada quando um extintor de incêndio disparou, deixando o francês tonto ao final do teste de 12,52 km.

wrc chile domingo (11)

Elfyn Evans diminuiu a diferença para a quarta perna com o Ford Fiesta, mais de um minuto atrás de Loeb. O companheiro de equipe, Teemu Suninen defendeu-se de Esapekka Lappi para garantir o quinto posto, a sua causa ajudou quando Lappi rodou o seu C3 na fase final.

Andreas Mikkelsen ficou em um distante sétimo lugar, com o norueguês Kris Meeke, que se recuperou de uma batida na manhã de sábado para lutar por pontos para o Yaris.

wrc chile domingo (10)

Kalle Rovanperä, vencedor da categoria de suporte WRC 2 Pro, terminou em nono com o Skoda Fabia à frente de Mads Ostberg.

O campeonato retorna à Europa no final deste mês para o primeiro dos dois equipamentos de estrada de terra de clima quente. O Vodafone Rally de Portugal estará sediado em Matosinhos, Porto, de 30 de maio a 2 de junho.

16165_Overalls-Chile-2019_001_896x504